TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compêndio de observações na literatura, fornecendo ao leitor uma visão geral e de referência para o planejamento estratégico

Resenha: Compêndio de observações na literatura, fornecendo ao leitor uma visão geral e de referência para o planejamento estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Resenha  •  3.171 Palavras (13 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Planejamento é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

Administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos.

Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas .

Planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar.

Em organizações com múltiplos negócios, as decisões no nível da unidade de negócios são tomadas pelos executivos de maior nível dentro da unidade; no nível da área funcional, as decisões são tomadas pelos respectivos gestores.

Em algumas empresas, a responsabilidade pode caber ao gestor de marketing, ao gestor de marca ou ao gestor de produto; em outras, os planos são elaborados por um comitê. Existem ainda aquelas que contratam consultores de marketing para redigir o plano.

No plano de marketing, devem ser identificadas as unidades operacionais e os gestores responsáveis pela realização das várias actividades previstas no programa de acções. Os gestores deverão participar do processo por constituírem os agentes facilitadores do mecanismo de consecução das acções contidas no plano de marketing.

Os objetivos são resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcançar num determinado espaço de tempo, devem ser desdobrados a partir da visão da empresa e funcionar como condutores do caminho da visão.

Funcionalmente, os objetivos precisam de ser transformados em metas, que são fragmentos de um objetivo.

1. Pesquisa Comparativa

O planejamento estratégico representa um diferencial competitivo para a criação de cenário projetado com base nos indicadores econômicos e financeiros, dando suporte para a tomada de decisão de todo corpo de staff da organização.

O presente artigo apresenta uma compilação das observações encontradas na literatura fornecendo ao leitor uma visão global e um referencial sobre o planejamento estratégico em uma era marcada por evolução precedidas da indústria e da informação, impulsionada pela evolução tecnológica, obriga gestores e executivos a busca um conjunto de informações, dados estatísticos e índices financeiros, para nortear o processo de gestão.

Dentro deste contexto mercadológico, a definição estratégia assume papel importante para o crescimento e desenvolvimento de qualquer nicho, representando um diferencial competitivo, traduzido-se na formulação clara de seu planejamento estratégico, baseado nos cenários projetados e nos objetivos traçados pela direção, o planejamento estratégico é suma importância para as organizações.

Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização

Para CARVALHO et. al. (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre visão, missão, objectivos, estratégia e valores

1.2. A importância do planejamento

Com Planejamento estratégico uma empresa se prepara pra o futuro. Quando bem feito, ela aponta que cara a empresa deverá ter daqui há cinco anos, que produtos deverá estar produzindo, que mercados estará atingindo, que tamanho deverá ter.

Isso é vital para ela estabelecer os investimentos que terá que fazer para sustentar seu plano de crescimento. Ajudará, também, a definir que competências deverá ter na organização para poder ser a empresa que quer ser cinco anos.

Com relação às empresas no Brasil normalmente os recursos da pequena e média empresa são limitados, por isso o planejamento é mais essencial ainda, pois ele auxilia essas empresas a utilizarem melhor suas capacidades e minimizar a perda de energia em atividades que não dirigem para o caminho correto.

Mais somente será efetivo com a participação de toda a lideração comprometimento de toda uma equipe.

Empregados, supervisores e a média gerência devem estar familiarizados com a administração estratégica essa apreciação ajuda-os a manter suas atividades de trabalho mais próximas da administração da organização, aumentando desse modo o desempenho no trabalho e as atividades tornando-se mais eficazes.

2. O que é planejamento?

Planejamento estratégico é como um plano antecipado do que fazer para ser bem-sucedido, um conjunto de decisões tomadas previamente a respeito do que deve ser feito a longo prazo, ela é a ponte para o futuro.

O conceito de estratégia está intimamente ligado a competição, por estar a frente da concorrência, ao ato de preparar-se para as mudanças do ambiente e passar a lidera-las adotando assim uma posição pro-ativa.

Tipos de Planejamento

2.1 Planejamento Estratégico (longo alcance)

O planejamento estratégico é aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa.

Este planejamento leva em conta todos os fatores internos e externos a companhia por exemplo, a situação econômica global é um fator a ser levado em conta no planejamento estratégico.

Quando elaboramos este planejamento procuramos ter uma visão integrada dos processos e da companhia, por que a empresa Como um todo entra nesta etapa.

O planejamento estratégico é feito em geral entre 5 e 10 anos no futuro.

É essencial que o planejamento estratégico, apesar de ter um alcance de até 10 anos, seja atualizado constantemente.

Se isto não ocorrer, o planejamento sofre um sério risco de ficar obsoleto e não ser utilizado dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com