TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição da literatura infantil para formação de leitores criticos e anomnimos

Por:   •  1/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.461 Palavras (14 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 14

As contribuições da Literatura Infantil para formação de leitores críticos e autônomos

RESUMO

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o trabalho da leitura para a educação infantil. Reconhecer a importância da literatura e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é o que aponta esse artigo. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Com o trabalho da leitura desde cedo, a literatura toma o espaço que deve em nossas vidas, que é formar pessoas capazes de pensar de forma pessoal e trabalhar de forma social, Transformando-se em indivíduos autônomos e críticos atuantes em seu contexto histórico.

Palavras-Chave:Literatura; Aprendizagem; Criatividade;Autonomia; Cidadania.

ABSTRACT

This article presents a reflection on the work of reading for early child-hood education. Recognizing the importance of literature and encourage the formation of the habit of reading at an age when all habits are formed, for example, in childhood, how is pointing this article. In this sense, children's literature is a way that leads the child to develop imagination, emotions and feelings so pleasurable and meaningful. With the work of reading early literature takes the space that may be in our lives, which is to form capable people of thinking in a personal and social work. Becoming independent and critical individuals acting in their historical context.

Keywords: Literature; Learning; Creativity; Autonomy; citizenship

“Os livros não matam a fome, não suprem a miséria, não acabam com as desigualdades e com as injustiças do mundo, mas consolam as almas, e fazem-nos sonhar.” Olavo Bilac

I – INTRODUÇÃO

Este trabalho é fruto de estudos e pesquisas, bem como uma gama de conhecimentos adquiridos ao longo de nossa graduação, no qual temos por objetivo trazer a reflexão de um assunto tão falado, mas que ainda precisa ser muito trabalhado e ajustado em nossas escolas e em todo trabalho com educação infantil.

Buscamos alguns autores e autoras que apontam alternativas metodológicas e didáticas a nós educadores que contribuam para a construção de um aluno mais crítico e autônomo, mostrando a importância da leitura e a literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo e social, que promovam divertimento e traga informações que ampliam os horizontes e redimensionam a visão de mundo.

Na sociedade moderna as trocas sociais são feitas de forma rápida, por meio de leitura, da escrita, linguagem visual ou oral. Com a literatura conhecemos novos valores e costumes que agregam a uma visão mais ampla da realidade, possibilitando uma maior cidadania. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em várias formas e em diferentes momentos da vida. Lemos para questionar e resolver problemas de todos os âmbitos nos quais a literatura deve ser trabalhada em todas as disciplinas para que seja desenvolvida a capacidade de interpretação de textos, sintetização de ideias e assimilação de novos conhecimentos de forma mais sistematizada. Proporcionando aos alunos um mergulho a um novo mundo.

Os alunos poderão refletir sobre os valores transmitidos pela leitura, proporcionando momentos de integração, estimulando a criatividade, valorizando a importância de se tornar um leitor e também desenvolvendo a capacidade de narrar novas histórias e desprender de dentro de si um novo universo, o da criatividade. A Literatura Infantil é ser um bom recurso para atrair a atenção das pessoas em todos os aspectos e momentos de sua vida, ao mesmo tempo, auxiliar na formação de um leitor crítico e reflexivo. Sem o hábito da leitura a educação não atingiria seu objetivo mais importante, que é formar pessoas capazes de compreender o seu mundo e participar efetivamente dele, de forma consciente.

Os livros ajudam a crescer, a encontrar caminhos e soluções novas e diferentes do habitual, auxiliando na formação individual e coletiva.

Mas para que o livro realize seu objetivo maior, é necessário que ele preencha todos os requisitos da boa leitura e satisfaça os interesses dos leitores, suscitando uma curiosidade permanente.

2 – LITERATURA

2.1 – O que é literatura?

Conforme Ana A. Arguelho de Souza (2010): “A literatura é, antes de tudo, engenharia de palavras.” Nasce de uma necessidade muito conhecida e muito antiga, que é a perpetuação de nossas vidas, surge como uma forma de passar para a posteridade o que foi, o que pensaramo que sofreram e o que sonharam cada povo, cada cultura.

Começa na oralidade, na informalidade, confiando somente na memória, assim ela encantava e deixava suas marcas na imaginação de cada ouvinte.

Já com a invenção da escrita, em 4.000 A.C essas narrativas passaram a ser registradas tendo um maior envolvimento com a invenção da imprensa.

Dentro de cada contexto histórico, em cada período histórico a literatura toma suas roupagens específicas, suas características peculiares. Dessa forma ela vem enriquecendo ao longo dos anos.

A arte expressa em forma de palavras é uma das mais importantes ferramentas para a evolução da humanidade, é nela que se expressa os pensamentos e descobertas de uma sociedade.

2.2 – A Gênese da Literatura Infantil.

Com o capitalismo cresce a necessidade de redirecionar a literatura para alguns outros públicos, no caso o infantil e para isso teriam que torná-la atraente para esse público. Deixando com uma roupagem mais simplificada adequada a cada faixa etária. Com isso foi feito um resgate de histórias antigas como as fábulas e lendas com desenhos para tornar mais atraentes para as crianças, mantendo esse perfil até os dias de hoje. Ganhando diversos adeptos e pesquisadores.

Com os avanços didáticos e metodológicos a literatura infantil vem ao longo dos anos contraindo mais adeptos e enfoques mais diversificados, conforme aponta Ana A. Arguelho de Souza (2010).

2. 3- A literatura por literatura, uma compreensão de seu papel e de seus apelos, na construção da autonomia.

A autora Ana A. Arguelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com