TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de literatura e de leitor

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 2

 As memórias do protagonista Germain trazidas no filme em forma de flashback, mostram uma criança sendo ridicularizada na escola por sua dificuldade de ler e com cenas da sua vida atual, sendo também ridicularizado por ser um analfabeto funcional. As vivencias que Germain tras dos seus primeiros contatos com a leitura, ainda na infância, e  sua traumatica relação com sua mãe,  afetaram profundamente sua experiencia como leitor, deixando-o descrente do seu potencial e até mesmo traumatizado com a experiencia da leitura.  Apesar de toda sua dificuldade, Germain possui uma sabedoria de vida muito significativa, o que leva a Marguerite a acreditar em seu potencial.

Margueritte é uma senhora fascinada pela leitura,  com uma cultura extensa, que decide compartilhar com Germain seus conhecimentos e reconhece sua vontade de saber escondida atras de muitos traumas. Ao falar sobre sua falta de habilidade na leitura, Germain diz : “É muito tarde para mim!” Mas o encontro desses dois opostos mostra que  para aprender não existe momento certo e que existe uma diversidade de culturas. A falta de leitura dele não o impediu de ser um ótimo jardineiro e artesão.   Margueritte teve delicadeza em contornar a resistencia e a insegurança de  Germain em adquirir novos aprendizados com respeito e sentimentos envolvidos.

     Em meio ao filme, Margueritte afirma para Germain que ler também é escutar, e ao contar histórias para ele, consegue despertar sua imaginação, sua curiosidade com a leitura oral que está sendo presenteado naquele momento. Ao ouvir as histórias do livro ele começa a imaginar,  a pensar nas palavras ditas e a opinar sobre a história contada.

     Germain ganha um dicionário da sua amiga e ao explorar o livro ele percebe que muitas palavras do seu cotidiano não constam naquela seleção. O protagonista percebe que a cultura precisa de vivencias. Que as palavras também dependem da sua visão da vida e que existe uma troca entre elas.

Ao aprender palavras novas, Germain leva para seu dia a dia seu aprendizado, com significado para sua realidade, dominado seu conhecimento perante seus amigos que passam a respeita-lo mais.

     A leitura  que antes era um bloqueio para Germain,  tornou-se algo prazeroso e um desafio, já que para retribuir todo o amor e dedicação que Margueritte lhe proporcionou, ele enfrentou seus medos e se tornou um leitor para a senhora que estava perdendo sua visão.

     O leitor Germain passou a enxergar o mundo da leitura e passou a se enxergar nesse mundo, através da amizade com Marguertitte , seu prazer pela vida, pela leitura e pelo amor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com