TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura na Formação do Leitor

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Avaliação a Distância 2(AD2) – 2015/2

Disciplina: Literatura na Formação do Leitor

Coordenadora: Anna Carolina da Matta Machado

Nome:  Mirian Queiroz Nascimento

Matrícula: 13112080371

Polo: Belford Roxo

Caros alunos e alunas,

Esta atividade consiste de 2 (duas) questões, relativas aos conteúdos estudados nas Aulas 8 a 26. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível, lembrando de citar, conforme as regras da ABNT as fontes consultadas e usadas. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica.

Apresente seu trabalho[1], preferencialmente, digitado. Utilize fonte Times New Roman 12 ou Arial 11, em espaço 1,5, alinhamento justificado, impresso com tinta preta sobre papel branco. Se não puder digitar e imprimir, faça o trabalho manuscrito, com caneta azul ou preta, em folha de papel almaço pautada. Nesse caso, certifique-se de que a caligrafia seja facilmente legível.

Bom trabalho e não se esqueça de devolver a AD2 no prazo estipulado: 27/10 (terça-feira).

Questão 1: (valor: 6,0)  

Em seu material didático, existem dois elementos bastante relevantes no chamado desenho instrucional, ou seja, na constituição e estrutura pedagógica do seu livro: a Atividade Final e o Resumo. Este último é apresentado em tópicos e é bastante objetivo, como você já sabe.  

Nesta questão 1, você vai ter a chance de retomar as aulas de 8 a 17, para então, analisá-las e selecionar 3 (três) delas. Produza um novo resumo para cada uma delas, mais detalhado e aprofundado e em formato de texto, não de tópicos. Em seguida, lance uma proposta de Atividade Final para cada uma das aulas escolhidas com feedback esperado (Resposta Comentada).

RESUMO  DA AULA 9

A palavra ficção significa "ato ou efeito de fingir, de simular".O caráter ficcional é uma característica de um texto literário que  é fruto de imaginação de algo que não existe particularizado na realidade, mas no espírito de seu criador.O escritor de texto literário precisa inserir elementos de ficção que parece verdadeiro, isto é, verossímil, senão a obra não convence o leitor, logo ficcionalidade e realidade se complementam. Uma obra literária de ficção modifica a maneira do leitor enxergar a vida. Quanto maior acesso a leitura imaginativa, maiores serão as possibilidades de compreender a realidade, contribuindo para uma melhor compreensão crítica e imaginativa.

ATIVIDADE FINAL

Resgate na sua memória textos lidos na sua infância e  lembre de uma obra literária com ficção que tenha lido e cite pelo menos duas situações de aprendizado comparando com a obra de ficção.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Resposta Comentada

Ao observar a resposta da atividade final o aluno deverá observar o quanto as obras de ficção influenciam na visão de mundo, daí a importância de obras literárias com ficção para a vida do ser humano.

RESUMO DA AULA 11

Texto literário com exemplaridade seria um texto que narra uma situação exemplar com o objetivo de utilizar a história como lição de moral. Esse tipo de texto é sempre associado ao caráter didático e moralizante. Exemplo de texto literário com exemplaridade  é utilizado desde a Grécia antiga que era validado a partir a partir de uma ligação com a fonte referida que lhe conferia autoridade. Usado também na Idade Média com objetivo de ensinar uma lição e inserir comportamentos sem a possibilidade de questionamentos, o próprio texto tornava-se um modelo a seguir. A fábula é um texto literário curto que usa o exemplo na sua estrutura.

ATIVIDADE FINAL

Leia o texto abaixo, reflita e cite a exemplaridade presente no texto literário .

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________[pic 2]

Resposta Comentada

È importante que o aluno perceba que o intuito do texto com exemplaridade é inserir uma lição de moral com objetivo de impor idéias e modos de comportamento. Ao ser feito a atividade final o aluno poderá exercitar a capacidade de perceber a lição de moral passada em uma fábula.

RESUMO DA AULA 12

Os textos literários na sua maioria são dirigidos a jovens e crianças. Na literatura  infanto-juvenil há sempre a presença do fantástico que seria tratar o sobrenatural como natural, não se submetendo a lógica das leis do senso comum, claro dentro de narrativa de ficção que parece verdadeiro(verossímil), daí a presença marcante nestes textos de fantasia. Nos textos literários pode-se também perceber a presença do estranho e o maravilhoso. O estranho seria a presença de acontecimentos sobrenaturais que até podem ser explicados racionalmente. No maravilhoso seria a ocorrência de fatos no texto que são extraordinários, isto é, não estão subordinados a lógica do mundo que nos cerca. O texto que contém a presença do maravilhoso  provoca no leitor sensações intensas que não há como ficar indiferente com a presença de possibilidades que não pode ser vivenciada na vida real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (248.7 Kb)   docx (135.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com