TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e Expressão - Atividade Supervisionada

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA – UNICARIOCA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

ATIVIDADE SUPERVISIONADA – AV2

1) O que torna um texto coerente? Dê exemplos. ​

R: Coerência significa apresentar algo lógico, racional. Portanto, para um texto ser coerente, deve-se apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, onde as mesmas devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara. Quando se tem o objetivo de apresentar uma ideia, deve-se apresentar os fatos e consequentemente, desenvolve-los com informações, gerando e apresentando um texto completo.

2) O que é Coesão? Por quais meios linguísticos podemos garantir a coesão de um texto? OU AINDA: Como estabelecer a coesão de um texto? Esclareça detalhadamente os mecanismos de coesão textual. Dê exemplos.

R: Coesão textual é a conexão e harmonia entre os elementos textuais. A coesão é gerada através de preposições, de conjunções, de alguns advérbios e de locuções adverbiais.

Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo. Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases.

Exemplo: O funcionário foi advertido por sua falta. Caso isso volte a acontecer, ele será demitido.

3) Leia o texto de Lygia Fagundes, “A disciplina do amor”. Dentre os mecanismos de coesão utilizados no texto, estude atentamente apenas QUATRO deles. Em seguida, comente os QUATRO mecanismos de coesão analisados por você.

R: Mecanismos estudados: coesão por referência (anáfora), coesão por substituição, coesão por elipse e coesão por referência (catáfora).

Coesão por referência (anáfora): É o vínculo que existe entre palavras, orações e as diferentes partículas do texto por meio de um referente. Anáforas (usada para se referir aos termos já citados no texto). Exemplo do texto: “As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando? Uma tarde (era inverno), ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.”

Coesão por substituição: A coesão por substituição emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da anáfora. Exemplo do texto: “A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos.”

Coesão por elipse: Esse tipo de coesão ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido. Exemplo do texto: “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina...”

Coesão por referência (catáfora): Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto. Catáforas (usada para se referir aos termos que serão citados na sequência do texto). Exemplo do texto: “Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (212.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com