TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e expressão

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Machado de Assis criticava as obras realistas de Queirós pois elas se fechavam por si só, ou seja, não deixavam o leitor se envolver com a história fazendo com que o mesmo não se visse identificado com o personagem.

Para fazer com que o leitor se envolvesse, Machado buscava mostrar esses personagens de forma individual, com valores e também vontade própria.

Essa crítica ferrenha de Machado ao naturalismo/Realismo de Queirós é baseada mais na inveja e ciúmes de Machado, pois Eça com suas obras indo de encontro ao conservadorismo adotado por Assis, e ainda fazendo sucesso debaixo do nariz de seu colega mais velho, obrigou Assis a desencadear uma mudança em sua forma de escrever.

Os dois construíam seus personagens de forma totalmente diferente. Enquanto Machado frisava o individual de cada um, Eça não buscava trabalhar suas personalidades.

Eça seguia o naturalismo, com a ideia da mudança social do homem em seu meio através da ação de forças externas ao indivíduo. Essa linha de pensamento, deixando de lado o psicológico dos personagens ,incomodava Machado.

As críticas de Machado estavam mais relacionadas com a preocupação da influência das obras e o estilo do pensamento de Eça na sociedade brasileira, com uma mistura de ciúmes.

No contexto da semiótica visual, todo texto possui uma estrutura interna de forma organizada, onde a significação é construída por meio de etapas. A relação entre o conteúdo e expressão é abordada entre a articulação do plano de expressão e o plano de conteúdo.

O plano de expressão é o foco do estudo quando ocorre uma relação entre a forma de expressão e a de conteúdo, já que o significante passa a caminhar junto com o significado.

Essa relação entre expressão e conteúdo é denominada de semissimbólica, pois há uma nova leitura do meio, conseguindo associar de modo direto as relações das cores, das formas ( plano de expressão) com as do sentido (plano de conteúdo). O seu grande objetivo é a construção de um sentido para o seu texto.

Quando analisamos uma foto, o seu texto fotográfico é manifestado quando há uma relação entre o conteúdo e um plano de expressão. No plano de conteúdo vemos a relação dos vários elementos existentes na foto em relação ao contexto em que está sendo inserido, enquanto no plano de expressão ( o componente visual ) há o entendimento das técnicas e estéticas, veiculando o conteúdo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica Visual. Os percursos do olhar .

São Paulo, editora Contexto, 2004

Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo:

Contexto, 2007

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo,

Editora Ática, 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com