TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Gestão de Projetos

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

01- Introdução......................................................................................................... .04

02- Desenvolvimento................................................................................................05

2.1 Informações básicas sobre a emprea.............................................................. ...05

03 Conceito de Gestão de Projetos.. ....................................................................... 06

04- Avaliação as Oportunidades...............................................................................06

05- Como Definir o Escopo do Projeto.....................................................................07

06 Escopo................................................................................................................07

07. Justificativa para Execução do Projeto................................................................07

08. Cronograma de atividades...................................................................................08

09- Conclusão ..........................................................................................................10

10- Referencias.........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

Os estudos acadêmicos e as práticas empresariais têm revelado a importância da administração de projetos para a implementação de estratégias. Observa-se, no entanto, que nem sempre as empresas possuem uma estrutura organizacional adequada para melhor gerenciar os seus projetos, sendo que ainda estão, em grande parte, presas a modelos organizacionais tradicionais, e confinam os projetos às áreas funcionais, o que parece uma contradição, uma vez que possuem atividades de naturezas distintas.

Diante deste contexto, neste trabalho iremos analisar a situação vigente de uma empresa de nossa cidade onde será observado suas necessidades mais evidentes. A partir da constatação dessas necessidades, nós iremos desenvolver um projeto que supra toda sua demanda, Para isso levaremos em consideração todas as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária bem como projetos que podemos propor: Como abertura de uma nova loja, se necessário, ampliação da estrutura atual da empresa, implantação de um programa de treinamento, implantação de programas de talentos, alterações nos processos de produção ou distribuição, etc.

Este desafio é importante para que a equipe perceba a relevância da Gestão de Projetos e como ela pode ser aplicada em um ambiente real.

2. DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

EMPRESA: Edvan de A. Ferreira

CNPJ: 05.082.937/0001-77

INSCRIÇÃO ESTADUAL: 122012081

ENDEREÇO: Praça do Mercado, SN

BAIRRO: Canoeiro

CEP: 65.940-000

CIDADE: Grajaú – MA

2.1 INFORMAÇÕE BASICAS SOBRE A EMPRESA

A empresa pesquisada para realização desta atividade é de pequeno porte, contando com um quadro de 15 (quinze) funcionários, distribuídos em diversas funções. A mesma atua no ramo de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios.

Missão: Oferecer ao consumidor produtos de qualidade, com ampla variedade, preços competitivos, excelência no atendimento, facilidades de pagamentos, manutenção de ambiente salubre, com amplo espaço de estacionamento, entrega em domicílio, visando o bem estar do consumidor.

Visão: Ser reconhecida como referência no ramo de comércio varejista na cidade de Grajaú- MA, através da fidelização de clientes, sendo primeira opção do consumidor quando se tratar de adquirir produtos de qualidade.

Politica de privacidade: Assegurar continuamente a satisfação dos clientes através da garantia da qualidade e da melhoria contínua dos produtos e do atendimento, mantendo a estabilidade financeira da instituição, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, bem como, a racionalização do consumo de recursos naturais renováveis e não renováveis, a prevenção da poluição e o atendimento aos requisitos legais.

Valores: Ética, responsabilidade socioambiental, dignidade, coerência, transparência, valorização das pessoas, total comprometimento com clientes e colaboradores.

Benefícios: satisfação dos clientes e colaboradores, aumento da clientela e da lucratividade da empresa, melhoria da imagem da empresa no mercado, gasto eficiente.

3. GESTÃO DE PROJETOS

É o ato de gerir, gerenciar e administrar. Pode-se perceber a gestão de projetos como uma administração específica. Essa especificidade não é diferente de outras, a saber: Gestão de Pessoas; Gestão Ambiental; Gestão Financeira e etc. Porém, é importante lembrar que a gestão de projetos tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.

Gerenciar consiste em executar atividades de tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria.

Algumas ações ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de padrões internacionais para a gerência de projetos, porém, aqui mencionam-se duas que contribuem com suas definições para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com