TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A natureza do projeto e seu conceito

Seminário: A natureza do projeto e seu conceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

A Natureza de um Projeto e Seus Conceitos

Um projeto é composto pelo planejamento das operações que serão realizadas a fim de atingir algum objetivo, e com definição de início e fim.

É importante que todos os envolvidos saibam do objetivo final para que possam se orientar quando ao porquê de estarem ali.

O tempo de duração desse projeto está diretamente ligado ao seu custo, portanto quando mais longo seu prazo, maiores são os seus custos.

Observamos que todo projeto deve ser administrado separadamente de qualquer outro empreendimento. Por exemplo, num comércio uma pessoa não é capaz de realizar suas vendas e reorganizar seu estoque sem que uma dessas atividades seja afetada na sua qualidade. No entanto, deve haver uma pessoa específica e com foco para cada fim.

É imprescindível a análise dos riscos antes de seu início, para que possam ser adotadas medidas de precauções de modo a evitar maiores conseqüências. Devemos analisar também as pessoas que serão afetadas pelo projeto, sua viabilidade e benefícios.

Na maioria dos casos há a necessidade de aprovação de superiores, visto que todos esses fatores serão considerados na hora de certificar se realmente vale a pena investir nesse plano, como as dificuldades existentes e os meios de amenizar seus impactos.

Para o bom andamento de todos os quesitos citados acima devemos contar com a colaboração de um gestor eficiente e que possua habilidades de comunicação com todos os níveis hierárquicos dos envolvidos, que seja motivador, que saiba controlar os recursos financeiros, que tenha amplo conhecimento das operações, saiba delegar funções e que seja persistente.

Durante a execução do projeto o mesmo deve ser continuamente monitorado e controlado, Ainda que o plano precise ser revisado, não pode haver alterações em seu objetivo final. Pois isso impactaria e comprometeria o plano por completo, fazendo com que se perca o seu foco principal e sua qualidade. Para esse acompanhamento existem ferramentas que auxiliam para analisar o desempenho do grupo, os recursos que estão sendo gastos e etc.

Após a conclusão do projeto é feita uma avaliação geral e estatística para verificar se tudo ocorreu conforme o planejado e se foi satisfatório quanto ao seu prazo e recursos gastos para isso.

Projeto: Empreendedorismo com Tecnologia e Meio Ambiente

O evento criado por nosso grupo será uma palestra ministrada pelo Engenheiro ° e Prof. Valdeci de Oliveira, e proprietário da empresa Assenco Engenharia de Aquecimento. A Assenco atua na área de aquecimento em Sorocaba e região há mais de 15 anos. Seu objetivo principal é fornecer conforto aos seus clientes.

A empresa está situada da região central, na Avenida Dom Aguirre, n° 515.

Esse projeto será discutido e debatido entre nossa equipe durante aproximadamente três meses. Nesse período estaremos organizando e definindo a data de apresentação, horário, se haverá lanche (em conjunto com as outras equipes que apresentaram seus projetos na mesma data), se iremos fazer uso de slides e microfone, verificará com a coordenação se poderemos utilizar outra sala de aula para esse fim e se os familiares do nosso grupo poderão ser convidados. Estaremos fazendo crachás de identificação para os organizadores do projeto e as roupas serão mais formais.

A execução da palestra levará em torno de 30 á 40 minutos de duração.

Estaremos utilizando da comunicação visual através de slides para que todos os estudantes possam saber como é o trabalho projetado e realizado pela empresa, e também microfone.

A prévia dos custos totais serão R$ 250,00, destinados aos produtos alimentícios que serão oferecidos ao final da palestra e crachás que serão utilizados por nosso grupo.

Em nosso projeto não haverá nenhum tipo de patrocínio. O espaço será cedido pela Faculdade Anhanguera de Sorocaba e será ministrada a palestra voltada aos estudantes de administração e engenharia, pois estaremos falando sobre o surgimento do negócio, o que engloba o empreendedorismo, na parte tecnológica em que a Assenco se encontra e nos produtos ecologicamente corretos que são utilizados para atingir seu principal objetivo no mercado que é a competitividade e “desenvolvimento de soluções de aquecimento com aplicações de sistemas solar, gás e elétrico.”

O Engenheiro Valdeci é “especializado e mestrando em Sistemas Prediais e Energia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por pesquisas na área de energia e professor”, e também é o responsável pela administração e coordenação de toda a equipe de profissionais altamente qualificados e treinados nas fábricas das marcas em que comercializamos e prestamos assistência técnica, assim executando serviços especializados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com