TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de empregabilidade

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

Conceito de Empregabilidade

O conceito do termo empregabilidade é realmente muito simples e está baseado nas seguintes questões: suas qualidades pessoais e profissionais devem ser interessantes para o mercado de trabalho; seus diferenciais devem ser considerados como nobres se existe uma comparação a outros profissionais que possuem uma trajetória que se assemelham a sua; as razões pelas quais uma empresa possa usar para formalizar um contrato e ter você no quadro de empregados que sejam competitivos; sua história de vida tem um peso suficiente para superar o que está exposto no seu currículo. Ou seja, se você é consciente do poder que as pessoas que possivelmente lhe contratem e sabe exatamente o motivo pelo qual estes se importam com o que você pode aportar para a organização.

Para conceituar empregabilidade em primeira pessoa deve-se saber o valor que cada um sabe e, o que é mais importante, que as qualidades técnicas, morais e éticas possam ser comprovadas para que uma organização possa interessar-se por você, ou seja, seus valores pessoais possam dizer coisas boas sobre você.
O dinamismo extremo e uma lista de pré-requisitos exigidos pelo mercado crescem a cada dia no mundo da empregabilidade. As competências se ampliam e se tornam cada vez mais complexas com o passar do tempo.
A empregabilidade está diretamente ligada à capacidade de gestão da vida e da carreira e isso implica que ser diferentes pode ser a diferença. A empregabilidade também é uma questão de marketing pessoal e de excelentes conhecimentos. Quanto mais se diferencie dos demais, mais possibilidades de empregabilidade a pessoa tem.

Agregar valores, ser responsável, ser leal, ter iniciativa própria e senso empreendedor, significa que a empregabilidade bate às portas. Quanto mais características boas se possuam, mais probabilidade tem-se de somar pontos à empregabilidade.

A empregabilidade é um termo aplicável a todos aqueles que buscam um bom trabalho e dele possam viver dignamente, porém não se deve esquecer que o único responsável pelo melhor conceito próprio é aquele que procura manter um nível de competitividade alto com relação a todos aqueles que buscam o mesmo propósito. Na empregabilidade, além de todos estes critérios, é importante saber-se que a experiência é um grau a mais.


As Bases da Empregabilidade

Conquistar e manter o território profissional requer muito jogo de cintura. Em seguida estão alguns malabarismos profissionais que ajudam a não deixar a peteca cair.

As bases da empregabilidade repousam sobre competências que as empresas requerem de seus executivos em diferentes graus, como:

1. Agregar valor e contribuir para a empresa:

2. Ser responsável:

3. Ser leal:

4. Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:

1.    Agregar valor e contribuir para a empresa        :

É não mais perguntar o que a empresa pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer por ela e que seja relevante para o seu negócio e para o seu sucesso. A sua contribuição pessoal à empresa deve ser valiosa e relevante.

2.    Ser responsável:

Hoje, o bom funcionário não é o que localiza e aponta o problema, mas aquele que traz a solução. Não é mais o que executa perfeitamente a rotina burocrática, mas o que satisfaz a necessidade do cliente.

3.    Ser leal:

Significa não somente vestir a camisa da empresa, mas aportar valor ao negócio, trazer contribuições efetivas para a empresa e torná-la mais criativa e valiosa a cada momento que passa.

4.    Ter iniciativa pessoal e senso de empreendedor:

Trocar o comportamento passivo e rotineiro pelo desempenho ativo e empreendedor.

•      Botar a mão na massa.

•      Assumir riscos.

•      Apresentar soluções e não apenas os problemas.

•      Estar sempre no lugar onde acontecem as coisas


Questionário sobre empregabilidade

Foram feitas alguma entrevistas com jovens que estão começando agora no mercado de trabalho. As entrevistas tem como objetivo verificar se os jovens tem esta tão esperada empregabilidade.

Entrevistado: Emanuel Augusto Silva Duarte               Idade: 19 anos

Empresa em que atua: Séculos Foto e Vídeo LTDA

Questionário

1-Para quem esta começando no mercado de trabalho sempre há duvidas se ira dar certo ou não. E você,acha que vai dar certo no mercado de trabalho?

R: Sim,hoje na área em que atuo,sempre há novas vagas,novidades. O sucesso esta na disponibilidade de seguir as novidades e se adaptar a elas.

2-Na empresa em que você atua,você estar sempre disponível e preparado para esforços extras e pretende encara-os como oportunidades?

R: Esforços extras sempre trazem com ele muita confiança,e essa confiança sempre vêm carregada de novas oportunidades,e o crescimento na empresa que pode ser de cargo ou nível podem ser consideradas oportunidades importantes.

3-Numa empresa é necessário ter habilidade em negociação e flexibilidade para mudança. Você se encontra apto para esses pré-requisitos?

R: Esses pré-requisitos podem ser os famosos extras. Sim,estou preparado/apto para os mesmos.

4-Quais  as suas armas para disputar um emprego e fazer carreira em uma empresa? Você esta suficientemente armado para a caçada?

R: A esperteza,pontualidade,flexibilidade, e o bom humor são armas fundamentais. Sim,pois o mercado de trabalho é uma guerra,onde um soldado deve ter com ele a maior quantidade de armas possíveis.


Entrevistado: Lázaro Gabriel Ch. Soares          Idade: 20 anos

Empresa em que atua: Cursando administração

Questionário

1-Para quem esta começando no mercado de trabalho sempre há duvidas se ira dar certo ou não. E você,acha que vai dar certo no mercado de trabalho?

R: Acredito que sim.

2-Qual tipo de empresa onde você gostaria de trabalhar? Você já fez alguma pesquisa a respeito? Qual o seu conhecimento a respeito?

R: Pretendo prestar concursos na área,tipo caixa econômica. E fiz algumas pesquisas a respeito sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com