TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de gestão Administração e capacidade humana

Projeto de pesquisa: Conceito de gestão Administração e capacidade humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.135 Palavras (17 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 17

Sumário

Introdução 1

Conceito de Administração 2

Administração como habilidade humana 2

Teorias da Administração 2

Sobre o artigo de Jéssica L. N. Caetano 4

Tipos de Teorias 4

Ênfases na Tecnologia e no Ambiente 8

Implicações Éticas 10

Pensamento Sistêmico 11

Liderança 11

Ênfase nas Competências e na Competitividade 12

A Administração hoje e as tendências para o futuro 12

Administração por Objetivos - APO 13

Conclusão 15

Bibliografia 16

Introdução

Entre todas as criações do homem, a que avulta e sobressai por ser a mais complexa e maravilhosa é indiscutivelmente a organização - a forma organizada de trabalhar, criar, projetar, produzir e distribuir bens e serviços.

As organizações são profundamente diferentes entre si, podendo ser pequenas, médias, grandes, nacionais, regionais, internacionais, mundiais. Elas operam em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos, que interagem entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forças caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor.

O desenvolvimento de cada nação e de cada povo depende basicamente de suas organizações, sejam elas lucrativas ou não, industriais, comerciais, de serviços públicos, saúde, ensino, entre outras.

Países se tornam desenvolvidos principalmente graças ao avanço de suas organizações bem sucedidas, competentes e inovadoras, e para serem assim, precisam ser governadas, ou melhor administradas. Elas requerem líderes, diretores, gerentes, executivos, supervisores, equipes, pessoas, enfim, todo um aparato administrativo. Uma organização necessita de uma complexa equipe de pessoas altamente qualificadas para sua adequada administração.

A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constitui uma expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais. Ciência porque se fundamenta em teorias, idéias, conceitos e abstrações.

A administração faz acontecer. No fundo, ela não é apenas desempenho, planejamento, organização, direcionamento e monitoração de esforços, mas sobretudo, obtenção de resultados. Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo.

Administração e organização andam de mãos dadas, uma não existe sem a outra. A razão disso, é que as organizações e suas administrações envolvem enorme diversidade e complexidade, e ambas, constituem aspectos recentes na história da humanidade. Portanto, é o que veremos no decorrer deste trabalho, o propósito das Teorias da Administração.

Conceito de Administração

De acordo com Chiavenato (1997), "a palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), a qual significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro".

Nas palavras de Maximiano (1995), administrar "é o processo que tem como finalidade garantir a eficiência e eficácia de um sistema".

Portanto, Administração é uma ciência que estuda os principais problemas das empresas, visando melhorar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, liderança, execução e controle. Também, tem o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações, a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes, assim como as suas próprias.

Administração como habilidade humana

Habilidade, segundo Lacombe (2003), é a capacidade que o ser humano tem de transformar os conhecimentos adquiridos em produtos ou serviços, com o desempenho esperado, a partir do ensinamento praticado.

Para adquirir um bom desempenho profissional, o administrador necessita obter três tipos de habilidades, dentre as quais, de natureza: técnica (compreensão e domínio de atividade), humana (aptidão de trabalhar com pessoas) e conceitual (requer maior conhecimento - idéias e conceitos, teorias e abstrações).

Teorias da Administração

As Teorias da Administração são conhecimentos organizados, produzidos pelas experiências práticas das organizações, e também, são explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade.

A Teoria Geral da Administração (TGA), é o conjunto dessas teorias, que são designados por meio de diferentes termos, sendo em certos aspectos, uma decorrência das Teorias das Organizações (TO), ou seja, um meio de colocar em prática conceitos e ideologias a respeito das organizações.

A TGA, trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular, e também, é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente.

Surgimento dessas Teorias

A administração é uma habilidade humana, que foi adquirida após séculos de evolução, pela necessidade das organizações afetarem os homens de negócios.

A história da Administração surgiu aproximadamente há 5.000 A.C., na Suméria, com a

arte e o exercício de administrar.

A moderna administração surgiu em resposta as duas conseqüências provocadas pela Revolução Industrial, sendo, com o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, e com a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

No inicio do século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, precursor da Teoria da Administração Científica e do estudo da Administração como Ciência. Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com