TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e finalidade da pesquisa de marketing

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 7

Marketing I

Acadêmicos:

Rael Angelo Larini

Guaporé, 19 de novembro de 2014.

1. Conceito e finalidade da pesquisa de marketing:

Pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise, e a disseminação sistemática e objetiva das informações; e esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisão relacionadas à identificação e à solução de problemas (estas também conhecidas como oportunidades) em marketing.

Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de Marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing, e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.

Malhotra, Naresh 2001

Pesquisa de marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.

Kotler, 1999

Pesquisa de marketing é a coleta sistemática, o registro, a analise e a distribuição de dados e informações sobre problemas e oportunidades de marketing. Essas informações aplicam-se a cada passo do processo: na identificação de ameaças e oportunidades ambientais, na comparação dos potenciais de diferentes mercados, na seleção de mercados alvos, na determinação de missões e metas realistas, na implementação de planos estratégico voltados a metas e no controle do desempenho de marketing.

 Sandhusen , Richard  2010

Exemplos relacionados:

Toda a empresa que comercializa coisas precisa de informações da pesquisa de marketing. Grandes empresas tem seus próprios departamentos de pesquisa de marketing e utilizam empresas externas para tarefas ou estudos especiais. Empresas menores detém mais a confiar em empresas de pesquisas externas. Em 1998, as cinquenta maiores empresas de pesquisa de marketing nos Estados Unidos  geraram receitas de mais de $ 4 bilhões, 30% de pesquisa em mercados externos.

2. Tipos de pesquisa:

Malhotra, Naresh 2012

Os tipos de pesquisa são divididos em dois grandes grupos, Pesquisas para a solução de problemas e Pesquisas para identificação de problemas.

 Pesquisas para a solução de problemas:

        Pesquisa de segmentação: Estabelecer o potencial e sensibilidade de mercado para vários segmentos, selecionar mercado alvo e criar perfis de estilo de vida, demografia, mídia e características de imagem do produto.

        Pesquisa de produto: para testar conceito, design do produto, teste de embalagem, modificações no produto, teste de marketing.

        Pesquisa de preço: importância do preço na seleção de marcas, estabilidade do preço na demanda, resposta a alterações de preço.

        Pesquisa da comunicação: orçamento de comunicação ótimo, relacionamento de promoção de vendas, decisões sobre produção e mídia, avaliação da eficácia da propaganda.

        Pesquisa de distribuição: tipo de distribuição, atitude dos membros do canal e localização dos pontos de varejo e atacado.        

Pesquisas para identificação de problemas:

        Pesquisa de potencial de mercado:

        Pesquisa de participação de mercado:

        Pesquisa de imagem:

        Pesquisa de características de mercado:

        Pesquisa de análise de vendas:

        Pesquisa de previsão:

        Pesquisas de tendências de negócio:

Webb 2002 classifica a pesquisa de marketing em 3 grupos:

Pesquisa exploratória: é usualmente empregada nos estpagios iniciais do projeto de pesquisa quando a incerteza esta no seu nível mais lato.

Pesquisa Conclusiva: pode ser empregada a fim de gerar informações para avaliar e selecionar o curso de ação.

Pesquisa de monitoração de desempenho: è uma resposta a uma alteração ambientar uma oportunidade a aproveitar ou uma ameaça a ser evitada que, uma vez implementada, não pode ser meramente ignorada.

David A. Aaker

V. Kumar

George S. Day

Pesquisa exploratória: é usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema. As possíveis hipóteses, alternativas e as variáveis que precisam ser consideradas.

Pesquisa descritiva: seu propósito um instantâneo preciso de alguns aspectos de ambiente de mercado.

Pesquisa Casual: Quando é necessário mostrar que uma variável causa ou determina o valor de outras variáveis, é preciso fazer uma pesquisa casual.

3 – Planejamento

Sandhusen , Richard  2010

Para ilustrar as quatro etapas finais do processo de pesquisa de marketing (coleta, análise, recomendação e implementação), focalizamos as decisões e ações envolvidas em projeto de um plano de pesquisa conclusiva para avaliar um grupo específico – os contabilistas – como o mercado alvo dos sistemas de pesquisa de marketing.

Começamos com a suposição de que a pesquisa exploratória forneceu hipóteses suficientes sobre a natureza e as necessidades deste segmento no mercado para justificar a despesas e o esforço de um estudo de pesquisa conclusivo. Por exemplo as hipóteses sugerem que os componentes de este mercado – empresas de contabilidade e contabilistas autônomos – tem necessidades de programas de treinamento e de desenvolvimento que podem ser mais bem atendidos com software marketing de pesquisa e métodos pedagógicos de sala de aula eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com