TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS OS CONCEITOS BÁSICOS DE CYBERCHET E SISTEMA

Tese: QUAIS OS CONCEITOS BÁSICOS DE CYBERCHET E SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

TECNOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO

1- QUAIS OS PRINCIPAIS CONCEITOS DE CIBERNÉTICA E SISTEMA

Cibernética é a ciência da comunicação e do controle, seja na biosfera, seja na tecnosfera. A comunicação é que torna os sistemas integrados e coerentes e o controle é que regula seu comportamento.

A Cibernética é uma ciência interdisciplinar, que envolve sistemas de organização, de processamento de informação e de controle. É uma ciência que auxilia a compreensão de outras ciências.

O campo de estudo da Cibernética são os sistemas.

Sistema “é qualquer conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados”.Sob um ponto de vista mais prático, podemos definir um sistema como um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia ou matéria) e fornecendo saídas (informação, energia ou matéria) processadas. Os elementos, as relações entre eles e os objetivos (ou propósitos) constituem os aspectos fundamentais da definição de um sistema.

2- O QUE É A TEORIA DA INFORMAÇÃO

Teoria matemática da comunicação. Foi proposta por Claude Shannon e por Warren Weaver nos anos 40 do século XX.

Tem como objetivo o estudo dos mecanismos de transferência de sinais. Shannon utilizou como modelo teórico a analogia com termodinâmica onde a entropia é definida como o grau de desordem dentro do sistema. Em consequência a teoria da informação possibilita a quantificação da informação ao nível do sinal, deixando de lado a informação semântica, quer dizer, o conteúdo nocional. Na teoria da informação a quantidade de informação é inversamente proporcional à probabilidade de aparecimento de um sinal. A teoria de Shannon pretendia estudar as possibilidades de otimizar a transmissão das mensagens, compreendidas como sequências de signos, definidos por algum código, deixando de lado a parte do significado. Definiu também os componentes de um modelo de comunicação, tais como o emissor, o recetor, o canal, o código, a mensagem e o ruído. As conclusões da dita teoria foram muito proveitosas para o desenvolvimento da telecomunicação e da sua junção com a inteligência artificial

3- QUAIS AS CONSEQUENCIAS DA INFORMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A Cibernética marca o início da era da eletrônica nas organizações. A Informática está substituindo o cérebro humano por softwares. O computador tende a substituir o ser humano em uma gama crescente de atividades. Exemplos: diagnóstico e cirurgia médica, planejamento e operações de manufatura (robôs), engenharia, gerenciamento da cadeia de suprimento (logística - gestão de materiais), ensino a distância (e-learning) etc. consequências: o Automação – síntese de ultramecanização, super-racionalização, processamento contínuo e controle automático. Ela passou a ser imprescindível em diversos segmentos da economia, como por exemplo: indústria química (refinaria de petróleo), centrais elétricas, ferrovias, metrôs, bancos, aeronáutica, emprego bélico etc.

Tecnologia da informação (TI) – é o principal produto da Cibernética e representa a convergência do computador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com