TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de funções administrativas

Projeto de pesquisa: Conceitos de funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERENCIAS.........................................................................................................8

INTRODUÇÃO

Um problema econômico extremamente relevante, e comum a qualquer pessoa, empresa, é o da alocação de recursos. Num mercado extremamente competitivo, as organizações buscam, aceleradamente, medidas flexíveis com relação ao melhor gerenciamento dos recursos disponíveis. Medidas essas nas diversas áreas da atividade, assegurando a continuidade de participação no mercado. O presente estudo mostra a importância da contabilidade na administração e o direito público e privado que regem a pessoa jurídica. A importância do contador como instrumento que auxilia uma empresa, coletando dados econômicos, registrando avaliando o desempenho dos negócios, dando diretrizes para tomadas de decisões.

Num passado recente, a viabilização econômica de investimentos estruturava-se basicamente no aumento de preços de produtos e serviços oferecidos à comunidade nacional e internacional. Nesse contexto de administração de recursos, questiona-se quais são os objetivos de uma empresa, bem como da condição e possibilidades, é pertinente e relevante para aquele que desejam formular e executar estratégias empresariais, que tem sido mais comumente apresentado para fim de análise teórica, é a maximização dos lucros.

DESENVOLVIMENTO

Uma empresa pode pressupor vários objetivos. Ainda que seu fim estabelecido seja rigorosamente de maximização de riqueza de seus proprietários (ou de seu valor de mercado), a empresa pode ser justificada e analisada a partir de vários outros objetivos. O propósito de maximização do valor de mercado de uma empresa é consequência (resultado) dos vários objetivos que podes ser estabelecidos para a empresa.

A razão lógica fundamental do objetivo da maximização da riqueza, é que essa reflete a utilização mais eficiente dos recursos econômicos de uma sociedade, promovendo, assim, a maximização da riqueza econômica. Na tentativa de um consenso de interpretação entre os principais autores, pelo objetivo da empresa como sendo o da maximização da riqueza dos acionistas. Constata-se ainda que toda teoria de finanças empresariais, em todo mercado, adota e aceita como o objetivo da empresa, a maximização dos acionistas. Nesse momento a empresa necessita de informações que permitem aos seus acionistas verificar se os fins estão sendo alcançados. Interesse, nesse contexto, o papel da contabilidade.

a)Conceitos de funções administrativas:

A finalidade primordial da contabilidade é atuar como instrumento de administração. Especificamente, é dar suporte ao planejamento da entidade quando da identificação e determinação dos objetivos, bem como na análise de alternativas e projeção futura. A contabilidade tradicional tem como finalidade oferecer à empresa relatórios que elucidem a medição voltada para o lucro e a rentabilidade. Essa postura de administração está cedendo espaço para a gestão mais arrojada dos recursos que envolvem o capital, ou seja, a organização tem buscado uma gestão voltada à criação de riqueza. A contabilidade possui objetivo próprio e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racial, usualmente concernente à sua aplicação prática, na solução de questões concretas.

b) Conceito de patrimônio:

Porter Field (1976) prisma que pode-se, resumir que as decisões financeiras de qualquer pessoa estejam estruturadas em três fundamentos básicos: I) onde investir fundos e em que quantias; II) quanto pagar de dividendos e III) onde levantar fundos e em que montante. Para uma empresa, pelo menos dois fundamentos são identificados: determinar o nível e a forma de utilização de seus fundos, e planejar suas fontes de fundos. Vale ressaltar que as decisões financeiras da empresa são inevitáveis, apresentando-se de forma contínua. Como consequência desse cenário, alguns usuários das informações contábeis, como por exemplo, os gestores, demandam modelos que elucidem a criação ou não de riqueza por parte das entidades. Assim, percebe-se uma lacuna no que tange às informações fornecidas por tal sistema. Cabe ressaltar que a contabilidade tem potencial para fornecer tais informações, basta desenvolver novos modelos para atender semelhante demanda, ou seja, criar mecanismos para sua aplicabilidade. A contabilidade deve atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, e como disse Fayol definiu as funções administrativas em cinco elementos básicos do processo administrativo utilizados até hoje: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Fayol disse que a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posição e o rumo do negócio”. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre situação econômica da empresa, pois nenhuma melhoria ou evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Frederik Winslet Taylor foi um dos pioneiros na teoria da administração. Pois, percebia os dois lados da empresa; funcionários e patrões. Percebendo que ambos não tinham o mesmo objetivo e a empresa permaneceria a mesma sem lucratividade, Taylor desenvolveu plano e metas, onde houve o crescimento de produtividade e aumento de lucros. A teoria surge através de observação da realidade e assim, buscando aprimorar a produtividade das empresas. Onde vemos que o patrimônio se aplica, em bens direitos e obrigações.

c) Fontes de recursos:

d) Análise de mercado:

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize. E para que a análise de mercado seja feita de forma correta é necessário analisar os consumidores, a concorrência e os fornecedores. Não se pode confundir análise de mercado com a análise de concorrência. A análise de mercado é algo distinto porque consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que a sua empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação.

Além do contato direto que a análise de mercado proporciona, colabora para a propaganda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com