TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão de Módulo: Lideres e Liderança

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  3.237 Visualizações

Página 1 de 9

Anhanguera Educacional

MBA Gestão de Pessoas - Módulo Liderança

Conclusão de Módulo: Lideres e Liderança

Neste artigo, é descrito a importância de uma boa liderança e a importância da figura de um bom líder dentro das organizações.

O verdadeiro líder tem a capacidade de criar estratégias, alem de determinar o melhor caminho a trilhar. Conta com o acompanhamento, a aprovação e o apoio de seus colaboradores, que validam suas ideias. O líder antecipa o futuro e se responsabiliza pelas ações e objetivos do grupo.

Consideramos três tipos de lideres:

O líder nato ,nasce com esse dom. Reúne características da personalidade e tem atitudes que fazem dele um líder naturalmente.

O líder treinável, não nasceu com o dom, mas possui algumas características e desenvolvem outras com esforço e dedicação.

O líder formidável, nasceu com características de liderança, e alem disso é esforçado, treina e desenvolve habilidades, tornando -se um líder admirável.

Outros estilos de liderança definem a relação entre líder e seus liderados. São eles:

Liderança Autocrática: liderança autoritária, engessada. O líder impõe suas ideias e decisões, não houve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: o líder estimula a participação do grupo, orienta suas tarefas, as decisões são tomadas após debate conjunto.

Liderança Liberal: Ha liberdade e confiança total no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada

Segundo Del Pe, existem 8 tipos de lideres:

* O líder tipo 1 : ditador de regras, conquistador e destruidor.

* O líder tipo 2 : amoroso, sábio e preservador

* O líder tipo 3 : empreendedor, filosofo e construtor

* O líder tipo 4: artista,dramaturgo e entertainer

* O líder tipo 5: Cientista, tecnólogo e inventor

* O líder tipo 6: idealista, leal e devotado

* O líder tipo 7: perfeccionista, ritualista e organizador

* O líder tipo 8 : líder integrado dos líderes

Gerenciar conflitos é um dos maiores desafios de um líder, pois envolve resistência e mudanças, alem de envolver pontos de vistas. Neste caso o líder deve ser flexível e ter habilidade para lidar com a situação sem agravar o conflito.

O aperfeiçoamento da liderança organizacional resulta em comprometimento por parte dos integrantes do grupo, significando eficiência e eficácia. A eficiência é um elemento que indica o potencial de uma pessoa, é o processo. A eficácia ocorre quando metas, objetivos e finalidades relacionam-se com os resultados. Esses são benefícios para o lideres que se engajam no desenvolvimento de seus liderados.

Os lideres são responsáveis pelo sucesso ou o fracasso da organização. Liderar não é tarefa simples e requer muita dedicação, motivação, iniciativa e reciclagem.

Liderar exige paciência, humildade, disciplina, respeito e compromisso, pois consideramos a organização um ser vido e dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos.

Pesquisas realizadas mostram que o mercado procura pelo Líder Servidor, pois este alcança o comprometimento e a motivação da sua equipe. Consegue imprimir a importância dos colaboradores para a organização e estes compreendem a importância da visão, missão e valores da organização.

As organizações vivem em constantes mudanças, reflexos do mercado, seja pela economia, pela tecnologia ou mesmo pelos comportamentos sociais. Sendo assim precisam se adaptar e adequar de modo flexível e criar modelos de gestão que atendam essas mudanças.

Para atender essas mudanças e estar sempre atualizado é preciso ter uma visão de longo prazo e o trabalho deve ser cooperativo em torno da missão e dos objetivos da organização. O líder precisa estar apto a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para estar atuar.

Segundo Borges Andrade e Abbad ( 2004,pag. 245):

“As organizações necessitam de profissionais competentes que saibam mobilizar suas qualificações, transformando-as em resultados e ações valiosas. Necessitam de indivíduos polivalentes, capazes de aprender, autoavaliar-se constantemente, criar novas soluções, resolver problemas complexos, assumir riscos e enfrentar desafios e dificuldades sem receio de errar. Alem das qualificações técnicas (saber o que, como e para que ) é necessário, pois estimular o uso de estratégias metacognitivas (saber com que) e a internalização de valores (saber ser)”.

É de suma importância treinar e desenvolver as habilidades que se busca em lideres.

O treinamento e o desenvolvimento do capital humano, é trabalhar competências, como: habilidades e atitudes. O treinamento traz um grande retorno par o profissional e para a empresa, pois um líder qualificado terá maior motivação e maiores resultados, maior produtividade contribuindo efetivamente par os resultados da organização.

O treinamento e desenvolvimento integrado a cultura organizacional geram benefícios para ambos. È necessário ter um plano de treinamento bem definido, desenvolver novos programas, processos e atividades, buscando melhorar o desempenho e a performance dos lideres em suas funções.

A cultura organizacional é o que influencia a organização para manter os lideres treinados,desenvolvidos e motivados para assim, desempenhar a sua função de influencia e liderança sobre seus liderados.

Os lideres devem ter como foco agregar valor, desenvolvendo o colaborador com base na cultura organizacional e partindo desse principio ter fidelidade e comprometimento com os seus seguidores e com o objetivos dentro da organização.

É importante que lideres realizem treinamentos e desenvolvimento dos seus colaboradores, caso falte mão de obra, os lideres possam buscar parcerias com órgãos ou entidades que realizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com