TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação.

A Cadeia de Valor é todo o ciclo da empresa, esse nome é dado devido ao conjunto de atividades que criam valor ao produto ou serviço, é criado a partir de uma ideia por um dos sócios da empresa ou de seus administradores. São feitas investigações das viabilidades econômicas até desenvolvimento de um serviço pós-venda, e vão desde a matéria-prima, passam pelos fornecedores e chegam ao consumidor final com valor agregado, ou seja, agregar valor é o quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço.

Esse planejamento deve constituído por atividades primárias, logística interna e externa, operações, marketing, vendas e serviço pós-venda e por um setor de apoio a as atividades de aquisição de entradas e saídas de materiais e estoque da empresa, investigação e desenvolvimento para aperfeiçoamento do produto e/ou do processo produtivo, gestão de recursos humanos e a infraestrutura da empresa.

A empresa pode se posicionar por duas estratégias, por estratégia de custo ou de diferenciação. A estratégia de custo é vender os produtos/serviços o mais barato possível, enquanto que na estratégia de diferenciação é vender o mais diferenciado possível, e são várias as estratégias de diferenciação, ela pode ser uma diferenciação de produto ou serviço, diferenciação através de pessoas e diferenciação imagem da empresa (estratégia de marketing).

São compostas por três processos: análise de atividade, onde primeiro você identifica as atividades envolvidas na entrega de um produto/serviço, seguido da análise de valor, que em segundo lugar, para cada atividade, você pensa o que faria para agregar o maior valor para seu cliente, e ultimo e terceiro processo, está á avaliação e planejamento, nesta análise você avalia se vale a pena fazer as alterações e em seguida, planejar a ação, essas são estratégias que diferenciam das demais empresas.

Para a empresa que pretende permanecer e evoluir no mercado sugere-se que, ela busque criar novos produtos, ouse/teste novas possibilidades, corram riscos controlados, e acrescente os modelos da cadeia de valor nas suas estratégias competitivas e dos sistemas de informação para ir de encontro àsinovações.

A habilidade de poder visualizar/trabalhar de forma equilibrada a visão, missão e valores da organização e alcançar o sincronismo entre as atividades primárias e de suporte, garantirão a possível realização dos objetivos e metas, buscando assim, oferecer ao cliente o melhor serviço ou produto.

Entretanto, após a realização da venda de mercadorias, a empresa deve buscar em seus clientes opiniões e criticas sobre o seu produto, questões como o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido. Com isso agrega valor aos produtos e ganha a confiança de seus colaboradores e clientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.portal-gestao.com/gestao/marketing/item/6637-a-an%C3%A1lise-da-cadeia-de-valor.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com