TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultando artigos em periódicos indexados no Scielo

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

 ETAPA A: Consultando artigos em periódicos indexados no Scielo                      

        A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica, é uma ferramenta prática, de fácil acesso e disponível para qualquer pessoa consultar online, dispõe de vários artigos nacionais.

Periódicos encontrados na busca realizada no tema administração:

RAM – Revista de Administração Mackenzie [Brasil]; ReaD – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) [Brasil]; Revista de Administração (São Paulo) [Brasil]; Revista de Administração Contemporânea [Brasil]; Revista de Administração de Empresas [Brasil]; Revista de Administração Pública [Brasil].

O tema de interesse é Administração Pública. Palavras-chave: Administração pública, Estado, governo.

TEMA        

Administração Pública

PALAVRAS-CHAVE

Administração pública, governo, Estado.

MOTIVAÇÃO PARA A ESCOLHA

A escolha desse tema é devido ao fato de que como estudantes do curso de graduação, devemos estar sempre buscando conhecimento dentro da nossa área de estudo, para podermos nos aprofundar nos conceitos e prática da administração pública no estado e no governo do país.

ART

ÁREA DE CONHECI-MENTO

REFERÊNCIA COMPLETA

1

ADMIN. PÚBLICA

SECCHI, Leonardo. Modelos organizacionais e reforma da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.43, n.2, 2009.

REFORMA DO ESTADO

ABRUCIO, Fernando L. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.41, n.spe, 2007.

3

ADMIN. PÚBLICA

GRZYBOVSKI, D.; HAHN, T.G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n.5, 2006.

4

ADMIN. PÚBLICA

ARAÚJO, P.G.; PEREIRA, J.R. Análise da aplicabilidade do modelo gerencial na administração municipal. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro,  v.46, n.5, 2012.

5

POLÍTICA PÚBLICA

MONTEIRO, Lorena M. Reforma da administração pública e carreiras de Estado: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental no Poder Executivo federal. Revista de Administração Pública, rio de Janeiro, v.47, n.5, 2013.

ETAPA B: Consultando o Portal de Periódicos da Capes 

        A CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) também é uma biblioteca eletrônica de acesso gratuito para consulta de artigos de assunto variados, de diversos autores de vários países.

OBSERVAÇÕES

Os artigos selecionados nesta etapa se referem a práticas governamentais que envolvem não só a Administração Pública, mas também a participação dos cidadãos na mesma. O artigo de Wellington Pinheiro de Araujo nos chama atenção pois investiga como ocorre a participação dos cidadãos no controle social da Administração Pública.

ART.

ÁREA DE CONHECIMENTO

REFERÊNCIA COMPLETA

1

PARTICIPAÇÂO POLÍTICA

SILVA, Pedro Gabril Kenne da. Controle social da gestão pública: análise das práticas em dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul. 2010. 124p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

2

CONTROLE SOCIAL.

ARAUJO, Wellington Pinheiro de. Transparência na Gestão Pública: as políticas de apoio ao produtor rural. 2012. 125p. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) – Universidade de Brasília – Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Brasília-DF.

3

REFORMA ADMINISTRATIVA

LAMARCA, Izabel Cristina Silva Arruda. Reformas administrativas e políticas de incorporação da força de trabalho no Governo Central Brasileiro (1995-2006). 2009. 136p. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Fundação Oswaldo Cruz – Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro-RJ.

4

FORMAÇÂO PROFISSIONAL

RIBEIRO, Liliane Alecrim. Análise de necessidades de capacitação para a carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental – EPPGG. 2010. 212p. Dissertação (Pós-graduação em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília-DF.

5

SETOR PÚBLICO

ZAPELINI, Ermes Tadeu. A expansão do setor público no Brasil e em Santa Catarina. 1979. 185p. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS.

ETAPA C: Consultando o Banco de Teses da Capes

MOTIVA-ÇAO PARA ESCOLHA

As cinco teses do site da Capes foram escolhidas com base no interesse no tema “administração pública”, tendo “planejamento estratégico” como tema  e suas teorias. Essas teses demonstram, sob diferentes perspectivas, a importância do planejamento estratégico nas mais diferentes áreas, tanto no ambiente das entidades públicas, como também no setor privado. São exemplos no ramo da economia, educação, justiça; ainda um olhar na abordagem do comércio e na área criminalística. Essas cinco teses de estudo de diversos setores demonstra que qualquer organização ou entidade, com ou sem fins lucrativos, pública ou privada, necessita planejar, se organizar e ter visão de futuro.

T/D

AREA DE CONHECI-MENTO

REFERENCIA COMPLETA

1

ADMIN.

FALQUETO, Junia Maria Zandonaide. A IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UNIVERSIDADES: O CASO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. 01/10/2012. 192 f. MESTRADO PROFISSIONAL em ADMINISTRAÇÃO. Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BRASÍLIA. Biblioteca Depositária: BCE – BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/ >. Acesso em: 27 set. 2015.

2

ADMIN.

MELO, Leonardo Bueno de. A APLICABILIDADE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ÂMBITO DA PERÍCIACRIMINAL FEDERAL. 01/05/2012. 116 f. MESTRADO ACADÊMICO em ADMINISTRAÇÃO. Instituição de Ensino: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS/RJ, RIO DE JANEIRO. Biblioteca Depositária: MARIO HENRIQUE SIMONSEM – RJ. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/ >. Acesso em: 27 set. 2015.

3

ADMIN.

MELO, Leonardo Bueno de. A APLICABILIDADE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ÂMBITO DA PERÍCIACRIMINAL FEDERAL. 01/05/2012. 116 f. MESTRADO ACADÊMICO em ADMINISTRAÇÃO. Instituição de Ensino: FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS/RJ, RIO DE JANEIRO. Biblioteca Depositária: MARIO HENRIQUE SIMONSEM – RJ. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/ >. Acesso em: 27 set. 2015.

4

SOCIEDADES E HUMANIDADES

SIMOES, Flávi Talita Peixoto de Amorim. IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO: UM OLHAR SOBRE O TERRITÓRIO AGRESTE 1. 01/08/2011. 123 f. MESTRADO PROFISSIONAL em GESTÃO PÚBLICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE.Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, RECIFE. Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPE .Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/ >. Acesso em: 27 set. 2015.

5

ADMIN.

VEIGA, Sylvio Fernando. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E ADESÃO ÀS METAS CORPORATIVAS: UM ESTUDO DECASO. 01/04/2011. 201 f. MESTRADO PROFISSIONAL em GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ, TAUBATÉ. Biblioteca Depositária: DPECA/UNITAU. Disponível em: < http://bancodeteses.capes.gov.br/ >. Acesso em: 27 set. 2015.

ETAPA D: Consultando a Biblioteca do EAD

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com