TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Estudos apontam que 41% da força de trabalho brasileira são femininas, mas desta porcentagem somente 24% são dos cargos de gerencia. Segundo pesquisa feita pelo Grupo Catho, as mulheres tornam-se diretoras em médias aos 36 anos, já os homens chegam ao mesmo cargo em torno dos 40. A mulher antes educada única e exclusivamente para os cuidados domésticos, bordados e criação dos filhos, ver-se agora divida em dupla, tripla e muitas vezes até quádrupla jornada. Mãe, esposa, trabalhadora, estudante, etc.

Este projeto, portanto, torna-se viável e um importante ponto de vista difuso, não atentando somente para o mercado de trabalho.

A reivindicação da igualdade, direito à liberdade sexual, fim do padrão moral da virgindade, controle da função reprodutiva, fim da autoridade exclusiva do homem dentro da família, igualdade de direitos políticos e civis, incluindo as mudanças na legislação familiar e trabalhista, levaram a família gradativamente a se reorganizar em função dos novos padrões. (ARAÚJO, 1993, p.50)

Considerando a citação acima, destaca-se entre outros fatores a luta da mulher por igualdade salarial, uma visão ultrapassada de que as mulheres trabalhavam apenas para complementar a renda do marido, subentendia-se que poderiam receber uma baixa remuneração:

[...] Até muito recentemente o trabalho das mulheres teve, em relação ao dos homens, um caráter complementar na sustentação da família, fazendo com que sua inserção fosse intermitente, em atividades de baixa qualificação e como conseqüente baixa remuneração. (AQUINO, MENEZES e MARINHO, 1995, P.2).

O objetivo do atual estudo é entender essa nova dinâmica social da família brasileira, que não é mais a única prioridade da mulher moderna. Como se comportam os membros familiares diante da nova realidade? Como funciona essa relação interpessoal que interfere o modo de vida e sócio-cultural de uma nação, desmistificando o paradigma do até então “sexo frágil”?

3. OBJETIVOS

Geral

O estudo tem como principal objetivo analisar o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho. Especificamente, o objetivo do trabalho é conhecer a história da inserção feminina no mercado e sua evolução, identificar as dificuldades e conquistas femininas durante o processo de inserção no mercado de trabalho e levantar as características femininas em cargos de liderança.

Específico

1- Avaliar a realidade social feminina no mercado de trabalho

2- Analisar de que forma as relações da estrutura familiar sofre direta ou indiretamente com a falta de quem antes fornecia seu tempo integral em prol do lar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com