TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade - As sociedades anônimas

Por:   •  4/4/2015  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

As sociedades anônimas diferenciam-se das sociedades contratuais pelo fato de nenhum contrato ligar os sócios entre si. Por isso, são consideradas sociedades institucionais ou normativas. Na sociedade anônima os sócios não precisão se conhecer pessoalmente, ja esse tipo de sociedade, se participa por meio de ações. Os acionistas que tem menor poder de opinar sobre as decisões em relação à empresa são chamados de sócio minoritário e os que retêm as maiores partes das ações da empresa são chamados de sócios majoritários, as sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas sendo, abertas: aquelas que permitem a negociações de ações na bolsa de valores, e as fechadas que não emitem ações negociáveis nesse mercado.

Quanto ao capital social determinava que fosse dividido em ações, podendo estas ser subdividas em frações, as quais eram em forma de título ao portador, ou por inscrições nos registros da companhia, sendo que quanto a primeira forma poderiam ser transferidas através de endosso e quanto ao segundo somente por ato lançado nos mesmos registros devendo ter assinatura do proprietário ou procurador com poderes especiais, ressalvando os casos de execução judicial. Determinou a limitação da responsabilidade dos sócios até o limite de suas ações ou do interesse por que se houverem comprometido, enquanto que a responsabilização dos administradores e diretores em relação a terceiros que tratassem com a mesma companhia era pessoal e solidariamente até o momento da inscrição do documento ou título da sua instituição junto ao registro do comércio e posteriormente ao registro somente na companhia pela execução do mandato.Um dos fatores responsáveis pela dominação deste tipo societário foi sua característica de propriedade semipública em contraposição à tradicional propriedade individual. Diferentemente do momento originário do referido tipo societário em que havia uma equiparação do investidor ao proprietário efetivo tendo em vista a interpretação do risco do investimento como um sacrifício em prol da sociedade, hodiernamente percebe-se, em razão das condições do mercado, uma organização onde o capital é gerado internamente, pelos preços, sendo uma pequena parcela do capital formado pelos investidores.

Outro fator de importância para o crescimento da sociedade acionária foi o enorme aumento de produtividade observado a partir da organização deste tipo societário, e isso se explica principalmente pela possibilidade de expansão e maior circulação de capitais.

Nesta tela, pode-se afirmar que as transformações ocorridas através do desenvolvimento da sociedade anônima em todo mundo ensejaram numa verdadeira Revolução Institucional, o que levou ao surgimento de uma série de questionamentos acerca da distribuição de riquezas e usufruto dos resultados da produção da propriedade coletiva em vários campos de conhecimento, como economia, direito e política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com