TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Gerencial

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

        

RONALDO RIBEIRO PUPO - RA 356564

SIMONE CORREIA - RA 364242

        

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Telêmaco Borba/PR

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

        

RONALDO RIBEIRO PUPO - RA 356564

SIMONE DE JESUS CORREIA - RA 364242

ATPS CONTABILIDADE GERENCIAL

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Contabilidade Gerencial no Curso de Ciências Contábeis turno 7º semestre da Universidade Anhanguera- Ministrado pelo Profº Interativo: Wagner Luiz Villalva e Profº Local: Dillan Ederly Torres Oliveira

         

Telêmaco Borba/PR

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        05

2 ETAPA 1         06

3 ETAPA 2......................................................................................................................09

4 ETAPA 3......................................................................................................................10

5 ETAPA 4        12

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13

7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14


RESUMO

Esta ATPS traz como objetivo apresentar o tema estipulado para esta pesquisa sobre a Contabilidade Gerencial, junto a Universidade Anhanguera – UNIDERP, de forma a corroborar positivamente para o conhecimento teórico e prático desenvolvido durante o curso de graduação de Ciências Contábeis. Esta pesquisa visa atender os requisitos de informações básicas correlatas das atividades, habilidades e competências do profissional contábil, construindo uma linha de raciocínio em interface com os dados essenciais do processo de desenvolvimento gerencial da contabilidade, procurando enfatizar as melhores práticas exigidas durante a execução das atividades da contabilidade, desta maneira elaboramos uma pesquisa de cunho descritivo, com o apoio de sites e referencias bibliográficas que abordem o assunto, de forma a contribuir para o crescimento deste profissional.

Palavras Chave: Contabilidade Gerencial; Habilidades; Competencias.


1 INTRODUÇÃO

Analisando mercado de trabalho com relação à área contábil e fiscal a contabilidade gerencial é uma ferramenta essencial como fonte de informações ao processo decisório para tomada de decisão, desta maneira este trabalho visa apresentar assuntos de interesse ao contador, dados estes importantes para o desenvolvimento eficaz do mesmo, a fim de enfatizar e estabelecer normas e procedimentos rígidos a serem cumpridos por meio desta profissão, almejando contribuir para o aperfeiçoamento da atividade contábil.

A contabilidade gerencial atua de forma complementar as organizações através de dados significativos e provenientes trazidos por esta ciência, tornando essas informações indispensáveis à elaboração de estratégias.  

Estes fatores da contabilidade gerencial se torna um instrumento fundamental para assimilar os pontos críticos a serem avaliados para redução de custos, de forma a melhorar o processo e estabelecer confiança e a satisfação entre os envolvidos gestão e clientes contribuindo para sua permanência no mercado.

2 – ETAPA 1

OBJETIVO DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Tem como objetivo prestar assistência gerencial, contribuindo para tomada de decisões, sendo seu objetivo garantir a contabilidade gerencial, apontamento de fatos contábeis de natureza quantitativa a fim de estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial.

A contabilidade gerencial é correlata ao provimento de informações para os gestores corporativos, isto é, aqueles que estão dentro das organizações, sendo eles responsáveis pela gestão e controle de suas operações, a contabilidade gerencial também conhecida como contabilidade financeira, interligada a dados de interesse aos acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.

MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES

Gerenciamento Contábil Global: para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, trata-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábeis globais.

Gerenciamento Contábil Setorial: de informações, objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantifica o desempenho de unidades, divisões, departamento denominado de gerenciamento contábil setorial.

Gerenciamento Contábil Específico: relacionado a informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.

OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAIS

De acordo com a teoria de Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:

Controle Operacional: Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com