TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criatividade individual e cultural Como desenvolver a criatividade?

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  2.982 Palavras (12 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 12

AULA  4

Criatividade individual e cultural

Como desenvolver a criatividade?

Saiba que o desenvolvimento da criatividade pode ser facilitado se encontrarmos condições propícias ao estímulo. Assim, se em família uma criança for estimulada por meio da aceitação de sua individualidade, opinião e autonomia, é bem provável que haverá um desenvolvimento criativo. Da mesma forma, se na escola a criança tiver incentivo à expressão e à construção de relações entre diferentes matérias, ela poderá ter sua criatividade estimulada. Além disso, o aspecto cultural também é importante, pois a cultura local também age na criatividade oferecendo conhecimento. Veja abaixo algumas ações individuais que ampliam o potencial criativo:

A criatividade também envolve treino e exercício. Veja algumas técnicas que ajudam nesse processo: 
   •brainstorming;
   •sinética;
   •combinações forçadas;
   •listagem de atributos;
   •exercícios sensoriais de imaginação.

Por que ser criativo?

Um dos pontos positivos em sermos criativos é que conseguimos nos adaptar às rápidas e profundas mudanças, o que é bem importante num tempo em que as informações se tornam obsoletas em pouco tempo, você concorda?

No âmbito pessoal, criar envolve buscar alternativas para a solução de problemas. Uma ideia criativa também pode se tornar socialmente relevante ao ser compartilhada e aceita pela sociedade. 

Veja na próxima tela as diferenças entre criatividade e inteligência.

Criatividade X inteligência

Até metade do século XX, o funcionamento mental era explicado pelo estudo da inteligência, sendo que para medir as diferenças individuais de desempenho foram criados os testes de QI

Hoje, sabemos que criatividade e inteligência são coisas diferentes. Clique nas fichas abaixo e descubra mais sobre isso.

Criatividade

criatividade está relacionada com o pensamento divergente (respostas originais, associações). Por isso, existem pessoas criativas com baixo nível intelectual.

Inteligência

inteligência está relacionada ao pensamento convergente (respostas convencionais). Por isso, existem pessoas consideradas inteligentes que não apresentam um comportamento criativo tão expressivo.

Criatividade e êxito

Para finalizar nossas reflexões sobre a criatividade, guarde a seguinte lição: criatividade é autorrealização! Criar é fugir da linha evolutiva normal e dar um salto em direção ao novo. Uma ação individual pode ser um diferencial na vida de outras pessoas, permitindo a realização pessoal. No meio corporativo, pessoas criativas geram crescimento para as empresas. Nossos estudos deste tema acabam por aqui, não esqueça que a criatividade é uma ferramenta para o alcance da inovação e precisa de direcionamento, objetivos, metas e motivação. Até a próxima!

AULA 5

Enfoque holístico e visão sistêmica da criatividade

A atitude criativa

Atitude é uma predisposição a favor ou contra alguma coisa. Ela surge da percepção e do sentimento sobre algo e influencia nosso comportamento. A atitude criativa deriva da curiosidade, do hábito de questionar e da vontade de construir algo. Uma pessoa se torna criativa quando está aberta ao novo. Para isso, deve aprimorar características como a flexibilidade, a articulação, a comunicação, a inquietude e a leveza. Indivíduos com atitude criativa são persistentes mesmo diante de grupos opostos. Veja, na próxima tela, a relação entre criatividade e autorrealização.

Criatividade e auto realização

A necessidade de auto realização conduz ao grau máximo de satisfação humana. É desenvolvendo o potencial criativo que o ser humano conquista essa satisfação. Para que algo criativo seja construtivo e positivo, é preciso ter autoconhecimento e estar aberto às experiências. Isto é, se você ficar na defensiva e não aceitar a si mesmo, dificultará a criação de algo bom. Abaixo, confira alguns exercícios que podem ampliar sua visão criativa e, na tela seguinte, fique atento à transformação dos estilos de pensar e se expressar.

   •  Brincar com as ideias;

   •  criar hipóteses improváveis;

   •  unir elementos impossíveis;

   •  imaginar combinações inusitadas.

A transformação dos estilos de pensar e expressar

Pessoas autorrealizadas são criativas e sentem prazer mesmo em atividades comuns. São pessoas resistentes ao senso comum, que seguem padrões próprios e possuem autonomia. Elas respeitam normas e convivem bem em sociedade, porém, aprendem a dominar os condicionamentos.
Por isso, a necessidade de sempre agradar ao outro, a dificuldade de comunicação, o medo da crítica e da rejeição, o perfeccionismo e a negação de suas próprias necessidades e sentimentos são alguns aspectos que indicam dependência do outro e dificultam a sua expressão autônoma. 

Assim, não esqueça: para ter criatividade e autonomia é preciso estar aberto às emoções e aprender a dominar os condicionamentos. 

Na próxima tela, não perca a relação entre criatividade e espontaneidade.

Criatividade e espontaneidade

A ação espontânea é transformadora e permite ao indivíduo manter sua condição criativa. 

No momento em que o indivíduo se preocupa mais com o resultado do que com o processo criativo em si, acaba se tornando conservador e menos receptivo a mudanças e, assim, tende a repetir os resultados. 

A espontaneidade é o ponto de partida da criatividade. Ela não permanece no indivíduo, apenas surge de maneira livre diante de determinadas situações. Para ser espontâneo, é preciso estar aberto ao desconhecido. 

Este tema acaba aqui. Esperamos que você tenha aproveitado seus estudos e até a próxima!

AULA 6

A criatividade e o ensino-aprendizagem

O prazer de aprender

Você deve concordar que ainda hoje as escolas possuem um ensino mecanizado, cheio de regras e fechado, não é mesmo? Essa forma de ensino desperta pouco interesse por parte dos alunos, além de desmotivar os professores. 
Assim, o desafio é fazer com que o indivíduo aprenda, estude e se envolva em uma atividade intelectual de forma prazerosa, despertando o desejo de aprender.
Nesse contexto, um conteúdo interessante desperta um sentimento de bem-estar e motiva o prazer ao aprender. 
Nessa lógica, quando trabalhamos com criatividade, estamos possibilitando aos alunos o prazer de criar. 
Acompanhe na próxima tela mais sobre a criatividade no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com