TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação De Processos De Comunicação Entre Departamentos Para Maior Eficiência Da Área Financeira.

Por:   •  28/7/2023  •  Artigo  •  4.039 Palavras (17 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

A comunicação é algo que faz parte do ser humano. Na atualidade, a comunicação tem grande importância para as empresas, pois pode garantir sua sobrevivência. O departamento financeiro de qualquer empresa se comunica com a maior parte dos outros departamentos. Desta forma, é importante criar processos eficazes de comunicação, para melhorar os resultados da empresa. Ao falar de comunicação, estamos lidando com pessoas. Portanto, devem-se estabelecer procedimentos que tornem mais clara a forma de comunicação entre o departamento financeiro e os demais, para que a empresa não tenha prejuízos e mantenha seus clientes. Geralmente, o departamento financeiro de uma empresa, não é visto como um setor muito amigável, o que torna mais difícil a comunicação. As organizações precisam avaliar a maneira com a qual os setores e colaboradores trocam informações, para garantir resultados positivos, mostrar credibilidade e transparência. Este artigo tem o objetivo de analisar e identificar quais os melhores recursos para uma boa comunicação entre os departamentos.

Palavras Chave: Financeiro. Comunicação. Processos.

ABSTRAT

The communication is something that is part of the human. Actually, the communication has great importance for business, because it can ensure their survival. The finance department of any company communicates with most of the other departments. This way, it is important to create effective communication processes to improve business results. When talking about communication, we are dealing with people. Therefore, It must create procedures that make clearer the way of communication between the finance department and the others, so the company doesn’t have losses and keep your customers. Generally, the financial department of a company, is not seen as a very friendly sector, that makes it difficult to communicate. Organizations need to evaluate the way that the sectors and employees exchange information, to ensure positive results show credibility and transparency. This article has  the goal to analyze and identify the best resources for good communication between the departments.

Key words: Financial. Communication. Processes.

1 INTRODUÇÃO

A comunicação nas organizações tem grande importância, pois pode garantir a sua sobrevivência.  Qualquer ação a ser tomada dentro das empresas começa com a comunicação. Processos de comunicação ineficientes podem trazer graves consequências. Perdas financeiras, desentendimentos entre departamentos, e até mesmo conflitos pessoais entre colaboradores, clientes e fornecedores.

Para uma comunicação eficaz, é indispensável a criação de processos. As tarefas executadas no dia a dia de uma organização estão interligadas. Cada setor tem sua função, mas para finalização dela, é necessário interagir com outros departamentos.

Para Melo (2012, p. 27), o essencial de uma organização são as pessoas e o modo como ocorre o seu inter-relacionamento, pois é este que, em um nível avançado, poderá garantir o cumprimento da missão organizacional.

É preciso, que as empresas criem políticas adequadas, identifiquem quais os maiores problemas que dificultam a comunicação e busquem alternativas que resolvam este problema.

A comunicação interna tem como objetivos trazer consenso e facilitar a aceitação dos valores da organização (propósitos, qualidade de produtos, adequação às necessidades legais e sociais, credibilidade, intenções, equilíbrio, eficácia operacional, relações com os diversos públicos, padrão, visibilidade, entre outros). (TERCIOTTI E MACARENTCO, 2013, p. 73). 

Este artigo busca identificar quais processos são necessários para a boa comunicação entre um departamento financeiro e os demais, dentro da organização.

1.1 PROBLEMA

Como criar processos eficientes para melhorar a comunicação entre a área financeira e os demais setores e quais ferramentas, ou métodos são mais indicados para aperfeiçoar a comunicação?

1.2 HIPÓTESE

No mundo globalizado, cada vez mais, empresas fazem parcerias, fusões ou aquisições, o que torna necessário que a comunicação seja mais eficiente. As empresas precisam lidar com uma comunicação entre pessoas de culturas variadas e princípios diferentes.

1.3 JUSTIFICATIVA

As empresas procuram melhores ganhos, porém, as conquistas são obtidas através de pessoas, e a comunicação provém do ser humano.

Pensar na comunicação e na informação como elementos das estratégias de gestão, no contexto contemporâneo, é um desafio que precisa ultrapassar as fórmulas superadas que estão comprometidas com a racionalidade instrumentalizada e o monopólio da verdade, para que se alcancem formas de colocar o ser humano em pauta, valorizando a capacidade criadora do indivíduo, sem desprezar a subjetividade e a afetividade, e vendo a organização como resultado de um processo dialógico com o meio ambiente. (CARDOSO, 2006).

Obtém-se então, o desafio de tornar a comunicação eficiente e eficaz para entendimento de todos.

1.4 OBJETIVOS

Objetivo geral: Identificar quais os melhores recursos para criação de um processo de comunicação.

Objetivo específico: Demostrar quais processos devem ser utilizados na área financeira e analisar a eficiência das possibilidades propostas.

2 METODOLOGIA

Este artigo seguirá o método dedutivo, com abordagem qualitativa. Para elaboração, foi realizada pesquisa exploratória, com busca na literatura, pesquisas através de artigos e livros. O formato adotado foi o de comunicação. Houve utilização da internet para acesso de artigos e pesquisas relevantes ao tema abordado.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Através da comunicação interna, ocorre a circulação de informações e conhecimento. É importante que a comunicação seja realizada de forma direta, com clareza e objetividade.

Para Silva (2010), comunicação interna é todo tipo de fluxo de informações ocorrido dentro de uma empresa.

A busca pela melhor comunicação interna, deve ser entendida como uma estratégia para gerar maior eficiência. Pode ser formal ou informal.

Ao tratar de comunicação, é certo dizer que lidamos com pessoas. Quando não são estabelecidos procedimentos claros de comunicação, cada colaborador pode utilizar a comunicação da forma que entende ser mais compreensiva, porém esquece-se que a maneira como é apresentada uma informação para uma pessoa, pode não estar clara para outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (739.6 Kb)   docx (566.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com