TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crónica Sobre o Coronavirus Conceito: Além da Etimologia

Por:   •  11/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito: Além da etimologia

Na obra de Barros, o termo "conceito" pode ser delineado como um método para não só entender, como dominar um certo abstrato a partir de elaborações teóricas com o intuíto de suprir necessidades. A partir desse pressuposto, é plausível afirmar que conceitos são maneiras de relativizar pontos de vista, como em um sitema previamente dito como caótico, que, ao relativizar a visão conceitual do mesmo, o que antes parecia caótico e extremamente desordenado, agora se da ordenado e compreensível em seu estado natural, isso graças ao conceito que lhe foi aplicado. Tais métodos foram aplicados na estruração das ciências, pois o método "nomer para entender" é fundamental para despertar curiosidade para dominar certa área a partir das elaboraçãoes teóricas e posteriormente práticas.

Além de fundamentar a base das ciências, os conceitos tambem fundamentam a base do conhecimento geral como um todo, pois desde os primórdios da humanidade, o homem elabora, mesmo que inconscientemente, conceitos, seja ele triviais para sua sobrevivência como conceitos sobre caça e potencias predadores, ou para o simples deslanche de sua imaginação ao observar o vasto e sombrio céu noturno. Para o ínicio de um estudo, teoria, ou compreensão de uma simples curiosidade, é necessário a formulação de um conceito, mesmo que provisório e não universal, é extremamente necessário para toda e qualquer simples compreensão.

Executando um paralelo com a obra de Peters, localizamos conceitos como:

“...eu mesmo, que me experimento e me conheço do interior, sou constituinte…[do] corpo social…(…) os outros constituintes são similares a mim e, portanto, compreensíveis de modo similar em seu ser interior” (1989:89). Em que se é estabelecido um padrão entre membros similares, assim estabelenco um conceito de compreensão coletiva a partir do estudo de uma das peças, desde que seja similar as outras.

Também localizamos o conceito:

“…inteligíveis para nós a partir de dentro; podemos, até certo ponto, reproduzi-los em nós com base na percepção de nossos próprios estados; nossas representações do mundo histórico são vivicadas por amor e ódio, pela alegtia apaixonada, por toda a gama de emoções humanas. (…) A natureza, no entanto,…é estranha para nós. Trata-se de um mero exterior para nós, sem qualquer vida interna. Experienciamos simpaticamente a dinâmica de condições sociais com o poder do nosso ser total” (Dilthey, 1989: 88).

Onde, é compreensível o mundo tangível aos homens, que faz parte do seu ser natural, onde exite vida interna, qualquer ambiente hostil à esse fica além do poder humano, que só poderá agir dentro do seu ser, com base na sua bolha social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com