TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura organizacional em cenários de mudança

Relatório de pesquisa: Cultura organizacional em cenários de mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  6.307 Palavras (26 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 26

Cultura organizacional em cenários de mudança

Organizational culture in changing scenes

por Cássia R. B. de Moraes e Bárbara Fadel

Resumo: Este artigo pretende investigar e analisar as relações entre os aspectos da cultura e do comportamento organizacional diante da adoção de novas tecnologias no ambiente informacional de uma organização. Parte-se do pressuposto que uma maneira viável de readequar uma organização é rever a sua Cultura. Para a execução destas mudanças, há a necessidade de buscar novos princípios de gestão mais flexíveis, dinâmicos e criativos. Para a análise de um processo de mudança organizacional, como por exemplo, a adoção de novas tecnologias, a incorporação da dimensão cultural é importante em dois aspectos: compreender quais valores básicos estão sendo questionados, alterados com essas mudanças, e como os diferentes grupos reagirão ante esse processo. O Comportamento Organizacional é o estudo das reações e habilidades humanas dentro das organizações, ou seja, busca investigar o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura exercem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Palavras-chave: Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional; Ambiente Informacional; Gestão da Informação.

Abstract: This article intends to investigate and to analyze the relations between the aspects of the culture and the organizacional behavior when occurs the adoption of new technologies in the informacional environment of an organization. One of the viables ways to adjust an organization is to review its Culture. For the execution of these changes, it exists the necessity to search new principles of management more flexible, dynamic and creative. For the analysis of a process of organizacional change, as for example, the adoption of new technologies, the incorporation of the cultural dimension is important in two aspects: to understand which basic values are being questioned, modified with these changes, and as the different groups will react within this process. The Organizacional Behavior is the study of the human reactions and abilities inside the organizations, that is, it searchs to investigate the impact that individuals, groups and the structure exert on the behavior of the organizations, with the intention to use this knowledge to promote the improvement of the organizacional effectiveness.

Keywords: Organizational Culture; Organizational Behavior; Informational Environment; Information Management.

1. Introdução

Estudar a cultura organizacional em cenários de mudança é fundamental para entender os processos que envolvem as organizações, pois é por meio da compreensão dos valores básicos da cultura, alterados com e durante as mudanças, bem como de que forma se comportam os diferentes grupos diante desse processo.

Partindo-se da origem do termo cultura e de suas várias significações, observa-se que o termo, em sua etimologia, deriva-se do verbo colere, que significa cultivar, sugerindo assim uma idéia de cultivo, do processo de lavrar a terra.

Cultura, em um conceito antropológico e sociológico, pode comportar múltiplas definições. Não diz respeito somente a um conceito de práticas e concepções, mas tem uma dimensão no processo social, possibilitando diferenciar as pessoas que possuem diferentes estilos de vida, seja qual for o ambiente.

As primeiras especulações sobre a cultura remontam ao século IX, estavam ligadas às preocupações de entender os povos e as nações, de buscar explicar os diferentes modos de vida encontrados em diferentes países e civilizações. Estas preocupações surgem em meio um contexto de grandes expansões políticas e econômicas das sociedades industrializadas.

A moderna preocupação com a cultura nasceu associada tanto com as necessidades do conhecimento, quanto às realidades da dominação política. Segundo Santos (1996, p.35):

"Cultura pode por um lado referir-se à alta cultura, à cultura dominante, e por outro, a qualquer cultura. No primeiro caso cultura surge em oposição à selvageria, à barbárie; cultura é então a própria marca da civilização. Ou ainda, a alta cultura surge como marca das camadas dominantes da população de uma sociedade; se opõe à falta de domínio da língua escrita, ou à falta de acesso à ciência, à arte e à religião daquelas camadas dominantes. No segundo caso pode-se falar de cultura a respeito de qualquer povo, nação, grupo ou sociedade humana. Considera-se como cultura todas as maneiras de existência humana. "

Dentre as obras consideradas clássicas, podem ser encontradas as seguintes definições de cultura, principiando com a definição de Sérgio Buarque de Holanda:

"Conjunto de valores, hábitos, influências sociais e costumes reunidos ao longo do tempo, de um processo histórico de uma sociedade. Cultura é tudo que com o passar do tempo se incorpora na vida dos indivíduos, impregnando o seu cotidiano" (HOLANDA, 1975, p.74).

Na obra de Fernando Azevedo (1963, p.19), há a seguinte definição:

"Cultura é o estado moral, intelectual e artístico, em que homens souberam elevar-se acima da simples consideração de utilidade social, compreendendo o estudo desinteressado da ciência e das artes".

Não é incomum acrescentar qualificativos ao termo cultura. Desta forma, temos cultura nacional, cultura brasileira, cultura popular, dentre outras. A expressão cultura popular, por exemplo, pode ser entendida como as manifestações culturais de classes diferentes da cultura dominante e que está fora das instituições.

A cultura nacional apresenta-se como uma realidade histórica, resultado de processos seculares de trabalho e produção, de lutas sociais, conseqüência das formas como a nação se produziu. Portanto, a cultura nacional é mais do que a língua, os costumes, as tradições de um povo, os quais, de resto também são dinâmicos, também sofrem alterações constantes.

Segundo Carlos Guilherme Motta, cultura brasileira pode ser entendida na seguinte conformidade:

"A cultura brasileira ou cultura nacional é um conjunto de formulações ideológicas que se desenvolveram, nos últimos quarenta anos, numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com