TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeio Alvo e Formação de Preços – APS 07

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 4

FERNANDO VIEIRA DA SILVA BONTORIN – PROCESSOS GERENCIAIS

Custeio Alvo e Formação de Preços – APS 07

1 – A fórmula de determinar o preço que o consumidor pagará pelo seu produto “custo + margem de lucro = preço de venda” ainda tem validade no atual mundo competitivo? Qual é a fórmula de mais sucesso considerando o quanto o consumidor pagará pelo produto?

Não, pois de acordo com o texto-base as empresas que mais têm sucesso no mundo aprenderam que é o consumidor quem determina o preço de venda. Partem do princípio que o consumidor pagará por um produto pelas funções que ele executará.

         Fórmula: Preço de venda – custo = lucro.

2 – Resuma o conceito de mercado de acordo com:

a)    Conceito popular: Local que necessita de um espaço, onde os vendedores expõem suas mercadorias e compradores visitam para comprar suas demandas.

b) Conceito moderno: Local previamente escolhido, através de políticas geoeconômicas, onde ofertantes e compradores de um produto, e usuários
de um serviço, se relacionam e estabelecem as condições contratuais
de compra e venda ou da prestação de serviços e efetivam as negociações
resultantes do contrato. Sendo o conceito mais utilizado ao relacionarmos
o custeio-alvo à formação de preços.

c) Conceito econômico: Área na qual as forças econômicas internas (oferta e procura) negociam até chegar em um preço bom para ambas as partes.

d) Conceito geográfico aliado ao conceito econômico: Pode ser definido como a área geográfica, onde vendedores e compradores, a partir das demandas de oferta e procura, se comunicam e estabelecem condições para as transações e a fixação de preços para ser produtos/serviços.

3 - Qual é a diferença entre o mercado de fatores de produção e o mercado de produtos finais?

O Mercado de fatores de produção – Trata-se dos recursos produtivos, onde as empresas e seus colaboradores são os compradores. E os fatores de produção produção (recursos naturais, mão de obra e capital) são representados pelos ofertantes/prestadores de serviços.

Já o mercado de produtos finais, os consumidores ou usuários são os compradores, e os ofertantes são representados pelas empresas produtoras dos bens e dos prestadores de serviço.

4 – Escolha três produtos e indique atributos físicos (design, cores, estilo, etc.) e funções que são levados em consideração na formação de preços.

Xiaomi Note 7 - Smartphone intermediário premium, Design comparados aos mais vendidos de marcas conhecidas no mercado, estilo moderno, com bateria que dura 48 horas. Possuí 2 câmeras traseiras de 48 Megapixels e as mesmas funções comparadas aos modelos do conhecido “Iphone”.

Coca-Cola – Produto com qualidade única, garrafas que chamam a atenção, campanhas publicitarias que atraem os clientes por onde passa sendo Top of mind na classificação de refrigerante sabor Cola. Seu diferencial para formação de preços é a massificação em toda as partes do mundo, gerando um valor/sabor único.

Vinho Concha Y Toro – Produto com textura única, com sabor mais amadeirado e seco. Sendo produzido no Chile, sua produção diferenciada faz com que seja reconhecido no mundo todo como um dos melhores vinhos importados. E assim agregando valor a marca.

5 – Indique os fatores internos e externos que são considerados na metodologia “preço-alvo de venda”.

Os internos incluem a posição do modelo na matriz de produtos, na estratégia e nos objetivos de lucro da alta administração. Os fatores externos considerados incluem a imagem da corporação, o nível de lealdade do consumidor no nicho de mercado, o nível de qualidade esperada, a funcionalidade do modelo comparado como ofertas concorrentes, o market share esperado do modelo e, finalmente, o preço esperado dos modelos dos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com