TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE E PRÉ-ESCOLA PODERÁ ORGANIZAR A ROTINA PEDAGOGICA DE FORMA QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS ESTEJAM ARTICULADAS AS AÇÕES DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO?

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  11.575 Visualizações

Página 1 de 2

Nome completo: Grasieli Campos dos Santos 

RGM: 24098001

Curso: Pedagogia

Nome da atividade: UNIDADE II- FUNÇÃO E PRINCIPIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRECHE E PRÉ-ESCOLA PODERÁ ORGANIZAR A ROTINA PEDAGOGICA DE FORMA QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS ESTEJAM ARTICULADAS AS AÇÕES DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO?

A rotina é de extrema importância na vida escolar, pois precisa ser planejada com estratégia, para que gere interesse dos alunos, com aplicação de horários e atividades definidas durante todos os dias da semana.

O professor da Educação infantil deve fazer um planejamento junto a equipe pedagógica considerando as necessidade e limitações de cada aluno, permitindo que eles desenvolvam suas atividades com autonomia.

É dever do professor despertar o interesse dos alunos através de brincadeiras e dinâmicas contribuindo para o desenvolvimento e aprendizado por meio de horários pré-estabelecidos. Brincar faz parte de uma educação de qualidade, dentro da elaboração de uma rotina deve haver estratégias para o desenvolvimento e estímulos da criatividade, agilidade e concentração, raciocínio lógico socialização.

As atividades cotidianas é necessário que contenha jogos e brincadeiras que são recursos fundamentais para a construção da identidade da criança que aprende brincando, através de jogos, filmes, histórias e brincadeiras, o momento da rodas, o momento de retirar o seu crachá e observar a data e tempo, traz muito conhecimento a criança, todas as atividades durante o período escolar, reflete no desenvolvimento  desde sua chegada até o momento da despedida.

A criança deve sentir-se bem no ambiente escolar, para isso deve ser utilizado atividade lúdicas e os cuidados devem estar associados, por exemplo; no momento da chegada, pode ser cantado uma música de boas-vindas, assim como no momento do lanche e despedida, pode ser também adicionados outros tipos de interação no momento do parque, e outras brincadeiras em sala, deve-se levar em consideração que tudo pode ser como brincadeira, pois é a melhor forma de uma criança aprender.

Segundo Piaget, conhecido por ser um dos primeiros teóricos do construtivismo, ele desmascarou a velha ideia de que as crianças eram entidades passivas e mostrou que elas não são apenas parte ativa de seu aprendizado, mas também são capazes de interpretar o mundo ao seu redor.

O educador deve garantir o bem-estar da criança, no ambiente escolar estimulando o interesse dela pelas atividades, tornando prazerosa sua estadia no local.

Referências.

As principais etapas do desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget (soescola.com)

Como aprender brincando incentiva e desenvolve as crianças (barcelonasuperficies.com.br)

Como as atividades lúdicas ajudam no desenvolvimento infantil (barcelonasuperficies.com.br)

Material de apoio do estudante- unidade II-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com