TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos e Formação de Preço

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  4.496 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES E EXERCICIOS PROPOSTOS

1.2 Método de Custeio

  1. O que é objeto de custeio?

Objeto de custeio é o nome dado a “coisa” que se deseja saber quanto custa, tais como, um bem, serviço, processo, produto, departamento, entre outros.

  1. O que são métodos de custeio?

Métodos de custeio é a forma pela qual as empresas agregam ao preço de venda do produto ou serviço, seus custos de fabricação. São aplicados de acordo com o objetivo da empresa, sendo divididos em custeio por absorção, custeio pleno, custeio variável e custeio ABC. São importantes para a geração de informações relevantes para a tomada de decisão nas empresas.

  1. Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e contemporâneos. Explique essa classificação?

O método de custeio tradicional tem como objetivo a apuração do custo dos produtos, considerando que estes produtos sejam geradores de custos diretos. Como métodos de custeio tradicionais, temos: custeio por absorção, custeio pleno e custeio variável.

Com novas abordagens de gestão de custos, o método de custeio contemporâneo proporciona um maior controle da empresa, permite a reformulação das estratégias do negócio, pois, utiliza o método de custeio ABC, que permite identificar as atividades que agregam valor e as que não agregam valor ou dão prejuízo, podendo ser excluídas sem gerar perdas ao cliente.

  1. Se o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição qual método de custeio deve utilizar?

O método de custeio que deve ser utilizado quando o objetivo da empresa é conhecer a margem de contribuição do negócio, é o custeio variável. O custeio variável apropria aos produtos e serviços somente os custos e despesas variáveis, separando as despesas e custos variáveis.

  1. Os métodos de custeio tradicionais são adequadas aos ambientes de produção em que predominam custos com materiais e mão de obra. Explique.

Os métodos de custeio tradicionais estão ligados aos produtos e serviços que produzem custos diretos, que são os materiais e mão de obra para confecção do produto ou serviço, não apropriando despesas administrativas ou outras despesas do negócio. São apropriados somente custos de fabricação.

  1. Qual método de custeio atende aos princípios contábeis?

Para efeitos contábeis, o custeio por absorção é o método que atende. É o método de custeio pelo qual se apropriam aos produtos fabricados em determinado período todos os custos incorridos do período, sendo fixos ou variáveis.

  1. Objetivo da contabilidade de custos

  1. Ao implantar a contabilidade de custos quais objetivos a empresa pretende atingir?

Com a implantação da contabilidade de custos, a empresa pretende determinar de forma mais precisa o lucro que se deseja atingir, obter controle das operações, além de obter através dos relatórios gerados informações relevantes para a tomada e decisão.

  1. Cite e explique três tipos de informações geradas na contabilidade de custos.

1 – Controle das operações e das atividades; controlar como e em qual tempo as operações e atividades estão sendo executadas permite remanejar processos e adequá-los com o objetivo de fabricar o mais rápido possível, com mais eficiência, eficácia, com menor custo, corrigindo e prevendo possíveis problemas. Atendendo sempre às expectativas do cliente.

2 – Elaboração de orçamentos; a elaboração de orçamentos é imprescindível para a saúde financeira da empresa. Colocar limites à serem gastos para cada custo ou despesa do negócio, nos permite aplicar o dinheiro da empresa da maneira correta, não permitindo extrapolar o orçamento ora determinado.

3 – Preço de venda; conhecer os custos que a empresa possui na fabricação do produto, faz com que a empresa no prejuízo, ou seja, não pague para trabalhar. Permite que os custos mínimos sejam alocados ao preço de venda da forma correta.

  1. Cite e explique dois tipos de problemas que o conhecimento de custos ajuda a solucionar.

1 – A contribuição de cada produto ou linha de produtos para o lucro da empresa: O que não gera lucro, ou seja, o que não tem demanda, não deve ser produzido, ou deve-se saber por qual motivo o produto não tem saída, e assim que detectado, tomar as devidas correções. Isso é muito importante.

2 – Ao nível mínimo de atividades exigido para que o negócio passe a ser viável: Ponto super importante, atrelado ao item destacado acima. É preciso saber o mínimo que a empresa precisa produzir para que não se tenha prejuízo.

1.4 O significado de custos e despesas na demonstração de resultado

  1. O que significa uma demonstração de resultado do exercício (DRE)?

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que apresenta o resultado líquido do negócio no determinado período ou competência. A DRE confronta todas as receitas, despesas e custos apurados do negócio em um período ou competência. É uma importante demonstração para a tomada de decisão.

  1. Por que as despesas não integram o custo dos produtos vendidos (CPV)?

Porque as despesas são gastos referentes à administração e vendas dos produtos. Ao custo dos produtos vendidos integram-se os custos relativos à produção dos produtos.

  1.  Como se calcula o CPV quando a quantidade fabricada é superior á quantidade vendida? Considere que não haja um estoque inicial.

CPV= CPAP (Custo de produtos acabados do período) – EFPA (Estoque final dos produtos acabados)

  1. Qual a diferença entre custo e despesas?

Os custos são gastos relativos à fabricação/confecção dos produtos e serviços, quanto que, as despesas, são gastos relativos a administração do negócio e a venda dos produtos e serviços.

Resumindo, custos são gastos originados da fabricação do produto ou serviço, e despesas são os gastos originados da geração de receitas para o negócio.

  1.  Antes de serem levadas ao resultado as despesas são lançadas no estoque de produtos acabados?

Não, despesa não se relaciona à confecção dos produtos ou aos produtos acabados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com