TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO.

Por:   •  14/6/2017  •  Dissertação  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

UNIJUI – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DACEC – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – Estratégias De Marketing

 Plano de Marketing para a empresa quiosque tche loko

ACADÊMICO

JOÃO RICARDO MICHAEL

Orientador: Prof. EDIMARA DARONCO

IJUÍ, 1º semestre de 2017.

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo central realizar um plano de marketing na empresa QUIOSQUE TCHE LOKO, localizada em Catuipe / RS.

 O plano de marketing deve ser utilizado regularmente e também atualizado, pois a partir dele nos permite analisar o mercado, se adaptar as sua mudanças bem como identificar as novas tendências do mercado, também por meio dele pode-se definir quais serão os resultados a serem alcançados e também formular ações para que possamos atingir maior competitividade e eficiência e com menor custo para a empresa e para nosso cliente.

 Uma vez conhecendo nosso mercado teremos melhores condições de traçar o perfil de nosso consumidor, tomarmos decisões com relação a objetivos e metas a serem alcançadas, ações para divulgação e comunicação, preço, e também formas de distribuição mais adequada ao mercado onde atuamos ou iremos atuar, pois a partir de um planejamento de marketing a empresa consegue reagir rapidamente às turbulências do meio ambiente e a explorar melhor as oportunidades de mercado, oportunizando, desenvolver novas estratégias para enfrentar as varias variáveis externas a empresa.

“O plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa” (LAS CASAS, 2001, p. 18).

 Sob a mesma perspectiva, para Cobra (1985, p. 291) o “plano de marketing identifica as oportunidades mais promissoras no negócio para a empresa”. Porém, ressalta a importância de que o plano deve ser sempre atualizado com base no mercado, criando ações coordenadas aos objetivos da empresa.

Neste sentido, o planejamento de marketing tem importância fundamental e é de extrema necessidade para a empresa, a qual enfrenta uma forte concorrência, dividindo seu espaço com varias outras empresas do estado e também de fora.

 A Empresa

A empresa Quiosque Tche Loco esta inscrita sob CNPJ 27.034.715/0001-11, e tem como atividades principais o comércio de bebidas e lanches em feiras e rodeios e eventos no RS.

Há empresa Quiosque Tche Loco surgiu há dois anos a partir do desejo de seus fundadores (João e Josemar) em ter seu próprio negócio, uma vez que já trabalham em eventos e rodeios a mais de 12 anos, mas como funcionários.

 A empresa iniciou suas atividades em dezembro de 2015, comercializando em feiras, rodeios e eventos por todo RS, seus produtos são: crepes, sorvete, milk shake, capeta, caipiras, entre outros, a empresa se localiza na rua: Pernambuco, 11, Bairro Natureza, Catuipe  RS, e conta com uma estrutura de um ônibus Marcopolo 1988 para se deslocar para os eventos, uma barraca de alimentação feitas em TS e alumínio própria para esta finalidade, dez maquinas de crepes warm, duas maquina de milk shake tecsoft, uma maquina de sorvete italiano tecsoft, e uma barraca de capeta e drinks e caipira, também conta com três colaboradores

Missão

Comercializar alimentos com qualidade, visando à satisfação dos clientes que buscam lanches rápidos.

 Visão

Ser reconhecida por seus consumidores pela qualidade de seus produtos e pelo bom atendimento, ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado onde atua.

Valores

Responsabilidade e organização, ter comprometimento com o cliente, estar ciente dos seus atos em relação às atividades, buscar eficiência e qualidade em seus produtos que oferece aos clientes.

Elaboração de um Plano de Marketing

O plano de marketing servira como um guia à empresa e será capaz de potencializá-la no mercado frente aos seus concorrentes, não existe um modelo mais ou menos apropriado a cada setor, o que existe é apenas a necessidade de moldar cada modelo em função das premissas e das características da empresa.

Para Campomar e Ikeda (2006, p.127) o plano de marketing deve ser composto pelas seguintes partes:

1) Análise da situação (análise interna e externa, pontos fracos e pontos fortes, ameaças e oportunidades);

 2) Objetivos;

 3) Programa de ação;

 4) Controle.

 Na visão de Rocha e Christensen (1999, p.277) o “plano de marketing tem como objetivo proporcionar respostas a três grandes questões estratégicas:

  Qual a nossa posição atual no que se refere a clientes e mercados?

  Que posição desejamos ocupar no futuro com relação a esses clientes e mercados?

  De que forma poderemos passar da situação atual à situação desejada?”

Análise da situação

Pontos fortes

A empresa esta no mercado a há 2 anos e atua no segmento de alimentação e bebidas, conta com uma equipe enxuta de 3 colaboradores, os dois sócios começaram a empresa com vasta experiência na função pois trabalharam no ramo por 12 anos como empregados, os dois tem perfis empreendedores e acreditam que a empresa esta muito bem conceituada junto os principais promotores de eventos, também consideram o marketing muito importante, apesar de não se envolverem com o planejamento do mesmo, destacaram como principais pontos fortes uma maior margem de lucro sobre os produtos, também referente ao pagamento que só recebem em dinheiro, não aceitando outras formas de pagamento, seus colaboradores recebem por produtividade ou seja são comissionados recebem conforme as vendas, também o alto giro das mercadorias, e principalmente o volume de dinheiro de um evento é muito bom com relação ao um ponto fixo na cidade como uma lancheira por exemplo em 4 dias que é o caso da maioria dos eventos, se faz o faturamento igual ou muitas vezes superior a um mês todo em um ponto fixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com