TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Ciências Administrativas

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.550 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11


[pic 1]

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de ciências sociais Aplicadas

Departamento de Ciências Administrativas

Curso: Secretariado

Relatório de Estágio

Priscila Amaral

Recife

Dezembro 2014

Priscila Kelly Ferreira do Amaral

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório apresentado à disciplina de estágio

Supervisionado, sob a responsabilidade

do Orientador Prof. Dr.  Araken Guedes

e do Supervisor de estágio Caetano Lira.

                                                                            Recife

                                                   Dezembro 2014

Sumário

1. Introdução.........................................................................................4

2. Compreensão do Negócio da Organização.......................................5

2.1 Compreendendo a Organização atualmente....................................6

3. Estudo da estrutura Organizacional..................................................7

3.1 Organograma

4. Ambiente externo da Organização....................................................8

5. Ambiente Interno da Organização.....................................................9

5.1 Comunicação..................................................................................10

5.2 Liderança

 5.3 Clima organizacional......................................................................11

6. A secretária e o Estágio.....................................................................12

7.  Conclusão..........................................................................................13

8 . Bibliografia........................................................................................14

                                 4

  1. Introdução                                                                      

O presente trabalho é elaborado para a disciplina de estágio supervisionado obrigatório do curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Pernambuco. O estágio desenvolveu-se na PROGEPE, (PRÓ-REITORIA de gestão de pessoas e qualidade de vida) especificamente na seção de cálculo.

O relatório de estágio destina-se a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio e também realizar um enquadramento entre o trabalho realizado e todo conhecimento adquirido  com as disciplinas durante o período do curso, pondo em prática todas as habilidades e experiências, colaborando para um grande desenvolvimento profissional.

 O objetivo do estágio supervisionado é aprofundar os conhecimentos do aluno nos assuntos da organização em que está atuando, com o acompanhamento do orientador na elaboração do relatório. O trabalho apresenta todas as características da seção de cálculo, setor que se encontra na divisão de pagamento de pessoal da PROGEPE, da estrutura até as pequenas atividades desenvolvidas diariamente.

 A partir dos objetivos propostos pela disciplina foram desenvolvidas atividades como atendimento ao público,assessoramento  e arquivamento, todas com propósito de aprendizagem e aperfeiçoamento através da vivência de estágio.

5

2. Compreensão do negócio da organização

 A universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores universidades do país em ensino (graduação e pós graduação) do norte nordeste, segundo avaliações do MEC. No campus recife, existem mais de 40 prédios, entre eles a reitoria que se divide em PRÓ-REITORIAS, inclusive uma delas é a PROGEPE (PRÓ-REITORIA de Gestão de pessoas e Qualidade de Vida), sendo o setor no qual atuo como estagiária.

A PROGEPE é o órgão responsável pelo planejamento, execução e avaliação das ações de administração e desenvolvimento de recursos humanos. Compete a essa pró-Reitoria realizar ações e projetos voltados a melhoria da qualidade de vida dos servidores a saúde e o bem estar social de todos os servidores da UFPE.

O citado órgão abrange as atividades referentes a capacitação e qualificação de pessoas; planejamento da força de trabalho de técnico-administrativo, acompanhar a execução da folha de pagamento, provimentos, vacâncias, bem como as demais atividades na área de pessoal, acompanhamento e controle de cargos e funções do banco de professores e equivalente e quadro de referências dos servidores técnico-administrativos da UFPE.

6

2.1 Compreendendo a organização atualmente

 

Existem algumas subdivisões na PROGEPE, tais como Diretorias: Gestão de pessoas, qualidade de vida, e, várias coordenações como: Capacitação e qualificação, coordenação administrativa e financeira, coordenação de avaliação de desempenho e dimensionamento de pessoal, juntamente com a coordenação de concurso docente. Unidades de assessoramento e de apoio administrativo: Assessoria, assistente da pró- reitora, secretaria e divisão de tecnologia da informação. Em uma das subdivisões está o pagamento de pessoal, com setores como: Financeiro e cálculo.

Este trabalho foi desenvolvido com acompanhamento na seção de cálculo, na qual, são desenvolvidas diversas atividades como: Cuidar de pagamentos atrasados, falecimento de funcionários, auxílio funeral, incentivo à qualificação, progressão por capacitação,abono permanência exoneração ou vacância, ajuda de custo, substituição, CDT, implantação de CDT, devolução de PSS. É de suma importância, que todos esses processos que foram escritos acima, tenham recebimento, como também saída no siga processo, e, todos os cálculos tem por base a ficha financeira, que é obtida no SIAPENET. A PROGEPE tem como principal objetivo estabelecer políticas de gestão de pessoas e qualidade de vida para atender os objetivos institucionais e profissionais. Essa divisão de pagamento de pessoal, é o setor no qual atuo como estagiária, este setor ainda possui uma pequena divisão que se chama seção de cálculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (261.1 Kb)   docx (86.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com