TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO E RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS

PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES

        

FEIRA DE SANTANA - BA

2015

PROBLEMATIZAÇÃO E RESOLUÇÃO NA EMPRESA LOPES & LOPES

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Técnica de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, ministrado pelos Professores: Márcia. Rosimeire Farias, Márcia Aparecida Jacometo, Bruna Caroline, como parte de avaliação referente ao bimestre em questão.

Orientador (a): Márcia Manuela Magalhães

        

FEIRA DE SANTANA - BA

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. GAP DE DESLIGAMENTO E O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PESSOAL        5

2.1. O Mestre de Obras e Sua Importância        5

2.2. O Bom Planejamento do Recrutamento e Seleção        6

3. MAPEAMENTO DE CARGOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL        7

4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO         12

4.1. A Qualidade de Vida no Trabalho        12

4.2 A Saúde e a Segurança no Trabalho        12

4.3. Treinamento        13

4.4. O Uso Eficaz  e Adequado de EPI’s e EPC’s        14

4.5. Área de Vivencia        14

4.5.1. Instalações Sanitárias        14

5. ACORDO E SOLUÇÃO        15

6. CONCLUSÃO        17

7. REFERÊNCIAS        18


INTRODUÇÃO

A construção civil é um dos ramos mais antigos do mundo. Desde que o homem vivia em cavernas até os dias de hoje, a indústria da construção civil passou por um grande processo de transformação, seja na área de projetos, de equipamentos, seja na área de pessoal.

Em decorrência das construções houveram-se diversas perdas de milhões de vidas, provocas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, causadas principalmente, pela falta de controle do meio ambiente de trabalho, do processo produtivo e da orientação dos operários. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido e incrementados programas de segurança e saúde no trabalho, além de dar uma maior atenção à educação e treinamento de seus operários. Estes programas visam à antecipação, avaliação e o controle de acidentes de trabalho e riscos ambientais existentes ou que venha a existir no ambiente de trabalho.

No Brasil, há queixas de trabalhadores e sindicatos de certo descaso nas condições dos ambientes de trabalho, especialmente no que diz respeito à exposição dos trabalhadores a produtos químicos, ruídos e trepidações; jornadas de trabalho muito extensas com a realização de horas extras; submissão do trabalhador frente ao autoritarismo na organização do trabalho sem participação dos trabalhadores; demissão imotivada, decorrentes da inviabilização de reivindicações por melhorias; baixos salários; problemas sociais relacionados a diversos fatores existentes no cotidiano do trabalhador.

Na fase de execução da obra na qual é realizado o levantamento, reconhecimento e avaliação dos riscos, as medidas às condições de trabalho que por experiência de obras similares, são previstas.

A empresa em questão é uma construtora denominada Lopes & Lopes que possui uma obra inacabada. A construção de um viaduto que devido a um acidente envolvendo um funcionário, os outros colaboradores decidiram por paralisar as obras e reivindicaram por melhorias na segurança e melhores condições de trabalho e salário.

Os trabalhadores exigem reajuste imediato. E diante desta situação, o profissional de recursos humanos foi nomeado pela organização como porta voz e intermediador das negociações entre a organização, ministério do trabalho e o sindicato da categoria.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho e técnicas que envolvem recrutamento e seleção. Também debate questões no que tange os direitos dos trabalhadores.

2. GAP DE DESLIGAMENTO E O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO PESSOAL

2.1. O Mestre De Obras E A Sua Importância

 A indústria da Construção Civil é intensiva em mão-de-obra. Apresenta um quadro de funcionários, bastante diversificados, composto por pessoas qualificadas, como engenheiros, arquitetos e técnicos, e por mão-de-obra.

Os profissionais que mais necessitam de maiores atenções no quesito demissão em relação à empresa em questão são os mestres de obras. Eles estão com um gap (lacuna) de desligamento bastante elevado e isso se da por uma falta de conhecimentos específicos por partes dos empreendedores em relação à saúde e segurança e aos direitos trabalhistas de cada trabalhador e que podem ser resolvidas ou amenizadas pela presença de um bom profissional que conheça essas questões e que possa está sendo um elo entre ambas as partes.

A empresa como sabemos está com dificuldades em diversos seguimentos, e principalmente por falta de mão de obra qualificada.

O mestre de obras é um dos profissionais que faz bastante diferença e é necessário para o bom desenvolvimento da obra desde o inicio até a sua conclusão.

O mestre de obras tem por finalidade fiscalizar e supervisionar a construção de uma determinada obra. Tem também o perfil de liderar a equipe dos operários envolvidos, e de manter os engenheiros e todos os demais profissionais informados sobre o andamento da construção.

Então, para que seja recrutado e selecionado profissionais qualificados e de acordo com o perfil, deveremos fazer uma breve análise e observar algumas questões que imprescindivelmente não podem faltar para o bom profissional da área:

  • Ter experiência na área
  • Boa comunicação
  • Capacidade de liderança
  • Noção de cálculos
  • Noção de desenho técnico

Para que seja alcançada a eficácia no processo de recrutamento e seleção desses profissionais, iremos utilizar técnicas detalhas e criteriosas e também nos atentarmos as questões salariais.

Devemos nos atentar que alguns profissionais da área de construção civil e principalmente os mestre de obras não são valorizados no mercado, porém sua função é extremamente importante e indispensável para a construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (225.2 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com