TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO CEAD
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

LUCIO LEANDRO 1820554669

FELIPE RILLO 1820554688 

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Disciplinas: PROCESSOS GERENCIAIS; MATEMÁTICA.


TUTORA ANA CLAUDIA TAMANINI



PORTO ALEGRE / RIO GRANDE DO SUL

2015



SUMÁRIO


Introdução_________________________________________3 
Desenvolvimento____________________________________4
Referências________________________________________7


INTRODUÇÃO

Em São Paulo a empresa Hoterdan - Hipermercado, passou quatro longos trimestre vendo-se afundar em dividendos até decidir chamar por um especialista no assunto para sanar o problema. Acontecia que, ainda que as vendas estivessem boas, os custos estavam desnorteados, fazendo a Hoterdan declinar.

Por oito semanas fez-se uma pesquisa aprofundada em todos os setores e viram-se falhas na gestão de todos eles, dentre elas, o modo como as promoções eram feitas até então; eram exclusivamente internas, favorecendo aqueles da casa com maior competência técnica.

Além de tirar um bom funcionário de seu lugar de maior eficácia e eficiência, a empresa, com isso, criava gestores desfocados em gerenciar, tendo em vista que seus pontos fortes era a operação do processo e não sua delegação.

Com a ausência do gerenciamento nos setores, a companhia sofreu carência de planejamento, organização e controle, apontando, assim, para a atual situação na qual se encontravam.


DESENVOLVIMENTO


A companhia Hoterdan – Hipermercado tem seus setores bem divididos com seus respectivos gerentes e estes com seus respectivos superiores, como no organograma a seguir:


A empresa compreende de 177 colaboradores, sendo destes: 1 presidente, 3 diretores, 8 gerentes e 165 funcionários.

Para colocar o plano em prática, colocamos um objetivo: melhorar a estrutura para empresa para que ela cresça e gere lucro, ao passo que dê prazer ao funcionário que nela trabalhe.

Para tanto, não só os gerentes, mas também os diretores precisariam passar por um processo de amadurecimento empreendedor, com foco na liderança dos seus funcionários.

Deu-se início ao diálogo, primeiramente com os diretores, explicando que o fato de a empresa priorizar a promoção do(a) funcionário(a) com boa habilidade técnica não significava que este(a) seria um(a) bom(a) gerente ou gestor(a), mas que, na verdade, isso contribuiria para o desfoque dos setores, já que, muitas vezes, os gerentes eram vistos discutindo o trabalho operacional de um outro setor. Sendo assim, estariam canceladas quaisquer planos de contratações políticas.

Ainda nesta reunião, foi-se acertado que, para controle dos custos, tudo o que for requisitado (desde o café até ao produto de limpeza), dever-se-á chegar ao financeiro com o pedido de requerimento assinado pelo gerente do setor pedinte. Se aprovado, o diretor Marcelo, do financeiro, deverá entregar uma ficha de liberação para a aquisição do produto. Nada entrará ou sairá da empresa sem ao menos duas assinaturas. As notas deverão ser contabilizadas e lançadas no sistema de rede interno da empresa.


Na segunda reunião, esta feita com os gerentes, foi-lhes informado das atividades práticas pelas quais passariam para um gerenciamento eficaz. Essas atividades consistiam em situações fictícias, elaboradas virtualmente. Cada gerente faria práticas com situações em seus respectivos setores mais desafios pelos quais eles deveriam passar. Dentre os desafios, delegar tarefas de forma correta. Se, por exemplo, a Padaria estivesse com poucos pães, os gerentes Lucio e Felipe, em comum acordo, deveriam assinalar quem deveria fazê-lo, de que forma e até quando isso deveria ser feito. Focando na delegação de afazeres, os gestores reatariam os laços planejamento, organização e controle, antes “cortados” da Hoterdan – Hipermercado. Neste “e-learning”, estariam presentes também aulas de persuasão de líder e liderado, etiqueta no trabalho e ideias para estimular a produção no setor competente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com