TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

                                              [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – RIBEIRÃO PRETO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL: 3º SÉRIE

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito para à obtenção de nota do Relatório Final para aprovação da disciplina de Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal; Técnicas de Recrutamento e Seleção; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

SUMÁRIO[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................04
  2. PASSO 1 - Levantamento de problemas encontrados...........................................................................................05
  3. PASSO 2 - Restruturação do sistema jurídico e de RH...........................................................................................................08
  4. PASSO 3 – Procedimentos adotados para melhorias da empresa…..............................................................................................14
  5. PASSO 4 – Relatório sistematizado....................................................15

     6   CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................18

7  REFERÊNCIAS........................................................................................19

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente o mundo dos negócios está mudando e é de fundamental importância para as organizações planejar a sua área de recursos humanos, pois o ambiente empresarial está cada vez mais exigente, rigoroso e competitivo.

.

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

  1. PASSO 1 – Levantamento de problemas encontrados na empresa do Sr. Almeida.

O Sr. Almeida é sócio proprietário de uma empresa de Logística, chamada VBS Logística Ltda, mas ele tem encontrado algumas barreiras na área de Recursos Humanos.

Quando alguns dos seus antigos funcionários deixaram de trabalhar em sua empresa, ele teve que sair em busca de outros profissionais, passaram mais de 12 profissionais em seu quadro de colaboradores e nenhum deles deu certo. Os motivos das saídas foram os mais variados: pouco comprometimento, baixa qualidade dos serviços prestados, desmotivação, conflitos etc. Além disso, nos últimos dois anos houve um aumento de passivos trabalhistas na empresa.  

Resumindo, 20 pessoas já trabalharam com o Sr. Almeida. É um entra e sai de gente, ele sabe que precisa fazer mudanças e tomar decisões para retomar o espaço no mercado e obter lucro, só não consegue sem investimento em melhorias nos departamentos da empresa. Precisa também resolver os diversos problemas com a sua folha de pagamento. Outros colaboradores reclamam de problemas quanto à segurança no trabalho, visto que fazem carregamento de cargas com agentes biológicos, sem a devida proteção. Isso porque os equipamentos de proteção individual (EPI), destinados a esse fim, não são oferecidos pela empresa de forma correta.

Questões relacionadas à:

Gestão de Pessoas:

  • Gerir e lidar com pessoas são partes incondicionais da responsabilidade de linha de cada administrador. Organizações bem-sucedidas definem as seguintes responsabilidades de linha para os gerentes. Em organizações de pequeno porte, os gerentes de linha assumem todas essas responsabilidades sem qualquer assistência interna ou externa.

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

  • Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.
  • Os responsáveis pela gestão de pessoas no setor público devem saber motivar os funcionários, para que estes sintam que é uma peça importante na empresa.

  • própria, além de antever os conflitos que podem acontecer nas relações trabalhistas. Ele é um Direito autônomo, com suas próprias metodologias e seus princípios, que visa á solução dos conflitos.

RIBEIRÃO PRETO / SP

Maio/2017

  1. PASSO 2 - Restruturação do sistema jurídico e de RH

O tema envolve tais questões, pois, além do Brasil ser visto como um país em que as leis não pegam, ou um país no qual parte da legislação é inútil (temos lei até para entrar no elevador - Lei Estadual (SP) 9.502/97), ou ainda, um país extremamente legislado, as mudanças legais são quase que diárias e, por conta disso, exigem do profissional exercite do Direito, não só um acompanhamento frequente das notícias, mas, igualmente, o aperfeiçoamento de sua profissão por meio de cursos, palestras, seminários, congressos e pós-graduações especializadas.

O que se percebe, nos dias atuais, é o descuido dos setores de RH quanto aos escritórios que se apresentam como solucionadores jurídicos dos problemas, visto que, o direito, seja em quaisquer de suas áreas, não demanda apenas o conhecimento teórico, mas sim a prática e a habilidade no trato das questões. Conhecer é a base, mas ter a prática e a habilidade por já ter vivido ou enfrentado a situação torna o contratado ainda mais seguro para o fim pretendido pela organização empresarial. 

Em um cenário como esse, as empresas têm ainda mais preocupação em controlar o seu passivo trabalhista e reduzir riscos. Mas, mesmo com todos os cuidados, as empresas ainda vão lidar com um alto índice de processos. Fortalecer a parceria entre o departamento jurídico e o RH (Recursos Humanos) se torna uma excelente estratégia para mitigar riscos e promover a redução do passivo trabalhista da empresa ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (171.1 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com