TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.103 Palavras (17 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de ADMINISTRAÇÃO

POLO: PIRACICABA

ACADÊMICO: Cristian Fagner Fernandes Gonçalves – RA: 3463216787

TUTOR A DISTÂNCIA: Vanessa Freires

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

Piracicaba SP

Novembro 2017


[pic 2]

ACADÊMICO: Cristian Fagner Fernandes Gonçalves – RA: 3463216787

TUTOR A DISTÂNCIA: Vanessa Freires

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Admistração do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Economia, Teoria da Administração, Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade.

Piracicaba São Paulo

Novembro 2017


Sumário

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

1 - Análise médio de produção (PASSO 1)        7

2 - Administração da empresa (PASSO 2)        11

3 - Responsabilidade social (PASSO 3)        13

4 - Sustentabilidade (PASSO 4)        15

5 -  DRE e Balanço Patrimonial (PASSO 5)        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        21


INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional proposto está norteado pelas disciplinas de Economia, Teorias da Administração, Ciências sociais, Responsabilidade Social e Meio ambiente e Teoria da Contabilidade, tendo como foco o estímulo de habilidades e competências inerentes ao profissional com  iniciativa,  criatividade, a capacidade de identificação de problemas, a capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. O desenvolvedor do trabalho será conduzido em cinco passos, onde basicamente compõem um relatório abrangendo alguns assuntos relacionados na área de administração e ciências contábeis (SILVA,2017).

Tendo como norte uma empresa hipotética de sucos de laranja “SÓ LARANJAS”, sediada no interior do estado de São Paulo. Com dificuldades Joao Coutinho (proprietário da empresa), nos chamou (Alpha Consultoria) para ajudá-lo com os problemas de gestão empresarial, a organização vem apresentando dificuldades para dar expansão aos negócios, nosso objetivo é de sanar ou minimizar os problemas apresentados na “SÓ LARANJAS”, coletar informações por ela obtidas e nos utilizarmos de estudos aprofundados em administração e ciências contábeis para só assim termos em mente de que forma podemos ajudar.

DESENVOLVIMENTO

A empresa “SÓ LARANJAS”, foi constituída no mercado há 5 anos pelo empreendedor João Coutinho, e tem como objetivo fornecer sucos de laranja, 100% Natural ao mercado de bebidas do interior do estado de São Paulo. Os valores da empresa se sustentam no controle rígido de qualidade produzidos e comercializados e compromisso de entrega junto aos clientes e parceiros.

A organização passou por um período de crescimento desde a sua fundação, alavancando um portfólio de clientes em mais de 15 municípios da região. A empresa comercializa seus produtos, em garrafas PET no tamanho de 1 litro cada, possuindo qualidade reconhecida pelo mercado, além de serem amparadas por rigorosos processos técnicos de qualidade e legais de fabricação.

Organograma de Funcionários da empresa

[pic 3]

A empresa conta com 8 colaboradores, subdivididos em 3 setores, Joao Coutinho é responsável pela definição dos objetivos da empresa e devido a carga excessiva de atribuições operacionais, tem pouco tempo para gerenciar as atividades administrativas, produtivas e financeiras da empresa.

Com o aumento da concorrência e com o mercado mais competitivo e problemas gerenciais e financeiros, a organização não possui um planejamento estratégico, pela falta de um planejamento empresarial, o empreendedor vislumbra um cenário positivo de crescimento da empresa, mas sem clareza das mudanças estruturais e melhorias, necessitando buscar subsídios externos.

A “Alpha Consultoria” foi contrata pelo empreendedor, pelo período de dois meses, com objetivo de elaborar um diagnóstico atual e planos de ações para solucionar os problemas encontrados.

No diagnóstico organizacional, foram levantadas informações que abrangem as atividades econômicas, administrativas, sociais, ambientais e contábeis, inerentes ao gerenciamento do negócio. A “Alpha Consultoria” identificou uma série de problemas que estão impactando no desempenho da empresa, alguns deles são:

  • Econômico- Marcia, assistente financeiro, registra as operações de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa diários, mas sem nenhum auxilio de sistema especializado, não há um controle financeiro gerencial de ordem estratégica, com relatórios precisos de atuação. Informações primárias, incompletas, impossibilitando o empresário identificar os valores reais de custo totais de produção.
  • Administrativo- Controle de estoque e tempo médio de produção inadequado; maquinário de produção antigo e problemas de logística entre Gustavo, gerente de produção e o fornecedor de matéria- prima, “LARANJAS DO PRODUTOR” causando atrasos no processo de produção; falta de treinamento e capacitação dos vendedores Felipe e Patrícia, gerando reclamação por parte dos clientes; a empresa paga 70% a vista para os fornecedores, em contrapartida recebe apenas 30% a vista dos clientes; colaboradores de produção dispersos, ociosos e funções no processo de produção desorganizado.
  • Ações sociais- Falta de projetos para a comunidade onde a empresa está implantada e para a equipe de colaboradores.
  • Ações ambientais- Não há descarte correto dos resíduos da matéria-prima, eles são descartados em sacos de lixo, com destino a lixões e outros espaços a céu aberto, podendo gerar ônus para empresa, como sanções, multas e até fechamento da empresa.
  • Controle contábeis- Ausência de Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE), João Coutinho não sabe se a empresa teve lucro nos últimos dois anos e se o patrimônio da organização aumentou.

1 - Análise médio de produção (PASSO 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (404.4 Kb)   docx (147.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com