TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Semestre Feira Profissional

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

        LILIAN MARIA SILVA DO PRADO - R.A: 6166684021

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA......................................................................................................5

3. DESENVOLVIMENTO............................................................................................6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11

REFERÊNCIAIS........................................................................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Entrar em um curso de Licenciatura em Pedagogia significa que você terá opções de carreira que vão muito além da sala de aula. Ser pedagogo é ser bondoso e sábio para passar adiante e multiplicar conhecimentos, o  profissional que planeja processos de ensino e aprendizagem. “(...) o pedagogo é todo profissional que lida com a formação de sujeitos, seja em instituições de ensino, seja em outro lugar.” (LIBÂNEO, 2006, p.215).

 A intenção deste trabalho é expandir os conhecimentos para o campo de atuação, explorar as várias possibilidades de colocação no mercado de trabalho, refletir sobre as especializações, analisar as remunerações propostas, compreender a importância do profissional Pedagogo dentro nas novas realidades das práticas educativas, rompendo a visão da pedagogia apenas em espaços escolares.

Partindo da análise dos levantamentos executados pela Coordenadora Ana e dos professores, nos quais se identificou que os alunos iniciam e concluem o curso considerando apenas a possibilidade trabalhar na docência com crianças e na gestão escolar, a preocupação é em ampliar os saberes sobre o campo de atuação de forma mais atrativa e relacionada com a realidade profissional. Desta forma, desenvolveremos, com os alunos do 4º, 5º, 6º e 7º semestre do curso de Pedagogia, a proposta de construção de uma feira, denominada “Feira Profissional de Pedagogia – Descobrindo Campos de Atuação.  

Analisando os referenciais e pesquisas efetuadas para a construção desta proposta, acredita-se que elevaremos os saberes dos alunos com uma nova visão do mercado de trabalho para a profissão de Pedagogo.


  1. JUSTIFICATIVA

A preocupação em mostrar aos alunos que há uma gama bem mais ampla de atuação do Pedagogo é relevante tendo em vista que muitas pessoas não se interessam pelo curso, desistem ou não procuram especializar-se por desconhecerem as várias possibilidades de colocação no mercado de trabalho.

 Encontrar um método atrativo, como a proposta desta feira, possibilitará aos alunos analisar, compreender e valorizar suas carreiras de futuros pedagogos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Nesta Feira Profissional de Pedagogia serão apresentadas algumas áreas de atuação: Pedagogia Hospitalar, Recursos Humanos, Analista de Conteúdo (Editorial) e Assessor Pedagógico da Comunicação. As turmas envolvidas neste trabalho devem apresentar aos demais alunos do curso de Pedagogia o mercado de trabalho disponível na realidade atual, bem como as faixas salariais e as possibilidades de especializações.

Feira Profissional de Pedagogia – Descobrindo Campos de Atuação.

Nome da Faculdade: Unipassofundo

Nome dos Professores envolvidos: Ana Bel, Carla Santos, Carlos Cruz e Maria Andrade

Turmas envolvidas: 4º, 5º, 6º e 7º semestre do curso de Pedagogia

Proposta: Feira Profissional de Pedagogia

Objetivos: Oportunizar aos alunos do Curso de Pedagogia o conhecimento das várias áreas de atuação e Incentivar Especializações.

Disciplinas envolvidas: Aprendizagem e desenvolvimento Social da Criança, Pedagogia Empresarial, Competências Profissionais, Psicologia da Educação e Teorias de Aprendizagem, História da Educação e da Pedagogia, Políticas Educacionais, Educação em Ambientes não Escolares, Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Conteúdos: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia em Recursos Humanos, Assessor Pedagógico em Emissoras de Televisão e Analista de Conteúdo (Editorial)

Metodologia: A Feira se dará em cinco dias, os trabalhos serão organizados no auditório da Faculdade, um dia para cada turma, os alunos disponibilizarão de 2 horas para apresentar a área de atuação escolhida através de palestras, vídeos, entrevistas e debates. O último dia da feira será destinado à confraternização das turmas envolvidas.

Cronograma de cada ação: Dia 01/10 – Pedagogia Hospitalar; Dia 02/10 – Pedagogia em Recursos Humanos; Dia 03/10 – Analista de Conteúdo (Editorial); Dia 04/10 – Assessor Pedagógico da Comunicação; Dia 05/10 – Coquetel de encerramento

Recursos: Auditório da Faculdade, microfone, caixas de som, cartazes de divulgação, folders informativos, data show, filmadora, notebook, coquetel.

Avaliação: Será avaliada a organização da feira e os conhecimentos adquiridos.

Turma 1 – 4º semestre

Área de Atuação

Saberes Necessários

Atividades Realizadas

Mercado de Trabalho

Faixa Salarial

Possibilidade de Especialização

Pedagogia Hospitalar

Planejamento

Criatividade

Sensibilidade

 Recreação e apoio emocional aos internados

Hospitais

R$ 2.500,00 a

R$ 3.700,00

Especialização

Pedagogia Hospitalar  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com