TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL COSMOTEC

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  1.714 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA POLO TANGARÁ DA SERRA

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO, EMPREENDEDORISMO E PLANEJAMENTO DE CARREIRA

ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA COSMOTEC ESPECIALIDADES QUÍMICAS LTDA

4º SEMESTRE

NOME DO ACADÊMICO

Tangara da Serra/MT

2015

 

[pic 3]

[pic 4]

ESTUDO DE CASO COM A EMPRESA COSMOTEC ESPECIALIDADES QUÍMICAS LTDA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Gestão por competências e do conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de carreira e no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade Norte do Paraná, UNOPAR - EAD, Tangará da Serra, Mato Grosso.

Professor: Edinei Suzuki.

Tangará da Serra/MT

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         04

2. OBJETIVOS        06

3. GESTÃO POR COMPETÊNCIA E DO CONHECIMENTO        07

3.1. – Valores corporativos notados na Cosmotec        07

3.2. – Gestão das competências individuais entre os sócios        08

3.3. – A valorização do conhecimento na empresa        09

3.4. – Manual de Integração e o conhecimento organizacional        10

4. EMPREENDEDORISMO        11

4.1. - Espírito empreendedor dos empresários        11

4.2. – Situações de improvisação e a necessidade do ideal        12

4.3. – Estratégia de marketing da marca Galena        13

5. PLANEJAMENTO DE CARREIRA        14

5.1. – Divisão dos cargos e política de carreira na Cosmotec        14

5.2. – Metodologia encontrada na gestão de pessoas        15

5.3.- Valores coorporativos e suas contribuições na política de carreira        16

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

7. REFERÊNCIAS        18

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentando tem por objetivo apresentar o estudo de caso da empresa Cosmotec especialidades químicas Ltda, demonstrando os desafios e potencialidades que a mesma enfrenta ao longo dos anos de sua existência. O estudo se envolve na análise da gestão por competência, gestão do conhecimento, empreendedorismo e planejamento de carreira que a organização tem adotado no negócio, mesmo com as dificuldades enfrentadas desde sua criação.

Atualmente o processo de abertura de uma empresa pode ser um procedimento fácil em nosso país, no entanto, os empresários podem encontrar situações adversas e complexas para manter a organização competitiva no segmento de mercado escolhido, portanto mesmo em frente aos diversos desafios, a empresa necessita assimilar suas atividades com uma gestão de competência eficiente que envolve a organização dos processos mais difíceis, que podem ser considerados o setor financeiro, burocrático e administrativo.

Assim, através do gerenciamento desses processos, independente do ramo de atividade é construído uma postura agradável diante dos problemas que podem surgir.

O bom andamento das atividades, estão relacionados com o conhecimento e aperfeiçoamento das técnicas e habilidades entre os colaboradores, pois como o mercado é globalizado e altamente competitivo, gerenciar as características que envolvam o conhecimento dos processos e consequentemente as frequentes variações do mercado, demonstra que o administrador necessita inserir uma gestão eficiente de conhecimento, criando diretrizes e parâmetros que levam ao sucesso de todas as operações.

O empreendedorismo está diretamente envolvido na criação de coisas inovadoras, sejam de valor e comprometimento contínuo na instalação de oportunidades que levam à produção de variados negócios que levam ao êxito, satisfação pessoal e profissional, de todas as pessoas envolvidas nos processos. Portanto empreender, requer foco, atenção aos mínimos detalhes, esforço frequente para alcançar os objetivos preestabelecidos e determinação frente aos obstáculos que possam aparecer, seja qual for a área de atuação do negócio.

Ser um empreendedor, significa ser um indivíduo que derruba paradigmas de ordem econômica e cria oportunidades, produtos e serviços, pela fomentação de modelos inovadores de organização ou pela pesquisa eficiente de novos recursos e materiais. O empreendedor planeja, estuda e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo todos os riscos envolvidos no processo e ao mesmo tempo transformando o mercado ainda mais competitivo, como um novo empresário no ramo.

Sobre a questão do empreendedorismo, segundo o que envolve a pesquisa, a Cosmotec foi fundada no início do ano de 1985 por intermédio de dois jovens empreendedores, e foi ganhando novas formas e diretrizes, excedendo as expectativas dentro de normas, leis e padrões exigidos. Com o decorrer do estudo de caso, pretende-se pela pesquisa, expressar a importâncias das estratégias no planejamento futuro, além de apontar no negócio, suas vantagens e desvantagens, tendo como foco o seu principal objetivo.

A essência de um negócio obter um crescimento financeiro, e de profissionalização de seus colaboradores contínuo, se baseia também em assumir um planejamento de carreira, assim como identificar o uso das ferramentas estimuladas pelo empreendedorismo, como ocorre o processo de capacitações dos colaboradores.

O mundo sofre constantemente com diversas transformações, pois frequentemente surge novas invenções, novos estilos de vida, que levam certamente para mudanças da nossa realidade, e nesse processo, os empreendedores, tem em sua essência a motivação. Com uma forte paixão pelo que faz, busca planejar a carreira de seus colaboradores, criando oportunidades para os mesmos dentro da empresa, além de oferecer treinamentos que trarão benefícios para a qualidade tecnológica que envolve todo o empreendimento tanto para o empresário como para os colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (229.3 Kb)   docx (96.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com