TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: Competências Profissionais; Gestão de Projeto; Administração Mercadológica

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.950 Palavras (12 Páginas)  •  1.849 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

ANHANGUERA PORTO ALEGRE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Denise Ramos (RA 434402)

Heloisa Medeiros (RA 438995)

Mary Papaleo (RA 430450)

Mônica Macedo (RA 434426)

Vanessa Fontoura (RA 434810)

DESAFIO PROFISSIONAL 7° SEMESTRE

Competências Profissionais; Gestão de Projeto; Administração Mercadológica; Administração de Micro e Pequenas Empresas; Ética e Relações Humanas no Trabalho.

Professor Tutor a Distância: Nilson Aparecido Pavan

PORTO ALEGRE, MAIO DE 2016.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        03

2.ANÁLISE DE MERCADO E ESCOLHA DO PRODUTO        04

   2.1 Documentação necessária        04

3.ANÁLISE SWOT        06

   3.1 Benefícios com a localização        07

4.ORIGEM E FONTE DOS RECURSOS FINANCEIROS        08

   4.1 Elaboração fluxo de caixa relevante        08

   4.2 Métodos de avaliação de investimento        11

   4.3 Lucratividade esperada e pró-labore        12

5.REFLEXÃO ABERTURA DE UMA EMPRESA EM NOSSO PAÍS         13

6.CONCLUSÃO        15

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as estratégias organizacionais, o contexto econômico e a viabilidade para abertura de uma micro e pequena empresa. Assim, demos consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas de Competência Profissional, Gestão de Projetos, Administração de Micro e Pequenas Empresas, Administração Mercadológica, Administração de Ética e Relações Humanas no Trabalho.

Apesar de todas as vantagens, qualquer negócio precisa ser viável do ponto de vista econômico para receber qualquer tipo de aporte. Dessa maneira, os aspectos financeiros, administrativos são trabalhados para determinar a viabilidade ou não de um projeto.

Desenvolvemos um projeto simples, com baixo custo para produção, porém inovador e com grande potencial no ramo de alimentos fitness congelados.

Realizamos todos os estudos, realizamos análises, utilizando todas as ferramentas da administração necessárias para desenvolver um projeto, mesmo utilizando valores fictícios, podemos indicar um real potencial neste ramo.

2. ANÁLISE DE MERCADO E ESCOLHA DO PRODUTO

Nossa observação de mercado mostrou que as pessoas estão muito atarefadas, com isso, o tempo para cozinhar está cada vez menor, e que as pessoas compram a alimentação preparada, muitas vezes congelada e até mesmo fresca. O segmento da comida congelada ganha inovações para o paladar daqueles que se preocupam em levar uma vida mais saudável ou apresentam restrições alimentares. Observamos que os consumidores que procuram refeições prontas, sem sal, glúten ou lactose, os chamados alimentos fitness. Em apenas cinco minutos pode ter uma refeição saudável, saborosa e que mantem não só a saúde, como a boa forma.

De olho nesta necessidade de mercado optamos por lançar um produto de boa qualidade, voltado ao consumidor preocupado com a saúde. Nossos produtos são pratos prontos congelados, focado em alimentação pós treino (academias), com ingredientes para reposição dos nutrientes necessários para o fortalecimento dos músculos.

Serão 3 opções de cardápio, a um custo de R$10,00 cada refeição. Hoje em dia, existem poucas empresas nesse ramo, e a cada dia mais, as pessoas estão preocupadas com o fator saúde. E é o que iremos oferecer, uma alimentação saudável, caseira e focada em uma vida saudável.

2.1 Documentação necessária

  • CNPJ – o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é o primeiro documento a ser solicitado pelo empresário. O CNPJ é o cadastro da empresa no Ministério da Fazenda e Receita Federal, o qual fará com que ela exista nacionalmente. Ele é o responsável por provar de qual seguimentos o empreendimento faz parte e quais os impostos devidos a serem pagos. Sem um CNPJ, a empresa não existe de fato e é considerada ilegal.
  • Contrato social – este documento, na verdade, é uma base e só será usado uma vez que é par ao registro do CNPJ. Este é um acordo firmado entre os donos da empresa informando quem são os donos, capital inicial da empresa, o nome da empresa de registro e quanto de poder em ações e o que cada um faz na empresa. Deve ser elaborado por um advogado, registrado em cartório, estar em posse de todos os sócios e assinado pelos donos da empresa e mais duas testemunhas e um advogado.

  • Registro na junta comercial – se você é um fabricante de produto ou prestador de serviços é, por consequência, um comercial e precisa estar registrado na junta comercial de sua cidade.
  • Inscrição estadual – Todos os municípios do país precisam saber quantos e quais são os seus comerciantes e não apenas para dados estatísticos, mas também para que o empreendimento funcione corretamente e pague devidamente os seus impostos. Caso o estabelecimento não seja registrado, poderá ser multado e fechado.
  • Alvará da Prefeitura – a sua cidade também quer saber tudo o que funciona e cobrar os impostos devidos, pois é assim que ela consegue manter os estabelecimentos públicos funcionando.
  • Bombeiros – as normas de segurança pedem que todos os pontos comerciais de uma cidade precisam cumprir as normas de segurança do espaço e isso quem faz são os bombeiros.
  • Vigilância sanitária – as regras são mais duras para estabelecimentos que envolvem manuseio e armazenamento de alimentos, mas todas as empresas precisam de uma autorização da vigilância sanitária, a qual também cobra uma taxa base para funcionar, a ser paga anualmente.

3. ANÁLISE SWOT

Segundo Chianenato (PLT 801 - 5° edição 2014), o termo SWOT (do inglês, strengts, weakness, opportunities e threats) poderia ser denominado FFOA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Quase sempre é feita periodicamente pelas empresas junto aos seus executivos e funcionários para mapear sua situação diante dos ambientes geral e de tarefa, particularmente em relação aos concorrentes e às mudanças que surgem a cada momento.

Análise SWOT Pratos Prontos Congelados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (245.5 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com