TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: PROJETO DE EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA – PEI

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera

UNIDERP – Interativa

Licenciatura em Educação Física

DESAFIO PROFISSIONAL

Jurandir Castanho                                 RA: 1045510601

Lailton Pedroso                                     RA: 2870926298

Michele Cristina de Castro                    RA: 2808877779                      

Ronaldo Adriano Camargo                   RA: 280076062

Marciane da Luz André                         RA: 1709970483

                           Thierrison da Silva Pedroso                  RA: 2808880785

PROJETO DE EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA – PEI

Trabalho apresentado, como requisito para a avaliação das Disciplinas Norteadoras de Organização do Trabalho Pedagógico e Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Ministrado pela Profª. á distância: Nathalia Lorena Guarido, e Profª. Tutora: Edelzira Pulanski.

        

Telêmaco Borba, 17 de Novembro de 2015.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tratará da questão da inclusão no ensino regular, buscando desenvolver competências e habilidades necessárias para atuação como profissional na área de educação.

Se realizará um estudo e análise sobre o Projeto de Educação Individualizada e sua importância dentro do contexto da inclusão buscando elaborar um conteúdo capaz de proporcionar fundamentos básicos para o posicionamento crítico de um futuro educador,  tendo como objetivo estudar  como se dá a inclusão o público-alvo da Educação Especial numa perspectiva atual, ou seja, após a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

Como instrumentos metodológicos será utilizado a pesquisa de campo através de entrevista com professor especialista na área de inclusão, visita a escola para conversação e análise de produções feitas por alunos, além, da análise dos materiais produzidos e de ficha referente à Educação individualizada.

2 DESENVOLVIMENTO

Este trabalho foi desenvolvido em quatro etapas que se constituiram da seguinte forma:

1ª Etapa: Visita a escola e trabalho com os alunos.

2ª Etapa: Entrevista com um educador.

3ª e 4ª Etapas: Análise de ficha de sugestão do Projeto de Educação individualizada – PEI e análise da entrevista relacionando-a ao Projeto de Educação individualizada.

2.1 VISITA A ESCOLA E TRABALHO COM OS ALUNOS

Nesta primeira etapa de desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma visita ao Colégio Graça Di Mário, situado no município de Imbaú, onde se pode ter um maior contato com os alunos.

A turma visitada foi um 6º ano, onde os alunos estão na faixa etária de 11 a 13 anos. São de classe baixa, na maioria, são falantes e gostam de brincar. Percebeu-se que se relacionam muito bem entre si.

No colégio, não há nenhum aluno com deficiência física matriculado, apenas alunos que pertencem a sala de recursos por defasagens de aprendizagem e problemas que mesmo com laudo, não são identificados claramente pelo psicólogo que fez a triagem.

Em visita à turma pode-se realizar um trabalho com os alunos onde os mesmos primeiramente ouviram algumas informações sobre a questão da inclusão, após, foi solicitado que os mesmos fizessem um desenho  inspirados na questão do que podemos fazer para diminuir as diferenças. Após a realização desta atividade os alunos puderam expor seus trabalhos à turma e falar sobre o que pensam sobre a questão.

Através da fala dos mesmos pode-se perceber que eles encaram a questão da inclusão de uma maneira muito mais “normal” do que se imagina. Alguns relataram que já estudaram com criança surda e com deficiência visual e que se davam bem com elas, as auxiliavam nas atividades em sala de aula, brincavam no recreio e que apesar de algumas restrições que as mesmas apresentavam tudo ocorria da melhor forma possível.

Após a análise dos desenhos e das falas pode-se perceber que no processo inclusivo o professor é um elemento fundamental na construção da educação inclusiva, portanto, a sua postura perante o aluno com necessidades educacionais especiais, bem como o seu compromisso na organização das condições de que ele necessita para aprender com os seus colegas na escola são decisivos para que esse aluno aprenda, seja feliz na escola, no trabalho e na sua vida social.

Entre os diversos trabalhos produzidos escolhemos alguns como:

[pic 2][pic 3]

        

2.2  ENTREVISTA COM O EDUCADOR

Em visita ao Colégio pode-se perceber que a infra-estrutura do mesmo atende às exigências para acessibilidade, isso se deve ao estabelecimento ter sido inaugurado a apenas 2 anos, possuindo uma estrutura já dentro de novos padrões de construção.

Conta com rampas de acesso, banheiros adaptados, elevador para cadeirante, pisos de indicação no chão para deficientes visuais, entre outras adaptações. Porém, não possui equipamentos e tecnologias assistivas, psicopedagogos, nem intérprete, somente uma professora de sala de recursos que atende alunos deste colégio e de outro que o município possui.

Em entrevista a professora colocou que os principais desafios que enfrenta atualmente, no trabalho que desenvolve com jovens e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, pois, o colégio não possui nenhum aluno “especial”, é a falta de comprometimento da família em fazer com que os alunos frequente a sala em contraturno, e em oferecer condições para que essas crianças fiquem de um período para o outro na escola, pois, muitos deles moram na zona rural, dependem de transporte para chegarem até a escola e não há condições de irem até suas residências e voltarem novamente no período de aula regular.

Além destas colocou também como problema a falta de recursos, de psicólogos para avaliarem os alunos, de laudos simplificados onde não se tem informações suficientes sobre os problemas apresentados pelos alunos e também o descomprometimento de alguns professores com relação ao preenchimento de fichas para acompanhamento dos alunos.

Quando questionada com relação ao Programa de Educação Individualizada, ela coloca que fazem sim quando o aluno ingressa na turma um relatório contendo dados relatados pela família e pelos professores sobre o aluno, desde a gestação da mãe até seu ingresso na escola, onde se procura analisar o comportamento, dificuldades, desenvolvimento,  entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (416.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com