TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  21/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNNA

ELLEN

JOSÉ LUIZ

KAROLINE

LETÍCIA

SEMINÁRIO DA GESTÃO DA QUALIDADE:

Gestão Estratégica da Qualidade Segundo Deming

ARAXÁ

2017

William Edwards Deming: pai da evolução na qualidade

História

Dr. W. Edwards Deming é conhecido como o pai do renascimento industrial japonês após a segunda guerra mundial, bem como um dos gurus da qualidade nos Estados Unidos. Considerado um mestre do gerenciamento de qualidade no mundo todo, William Edward Deming foi o responsável por grande parte dos avanços nesta área.

Dentre seus trabalhos mais proeminentes podemos destacar a teoria de gerência, chamada de Sistema do Conhecimento Profundo, os 14 pontos para um ambiente de trabalho otimizado e, o ciclo PDCA. Muito mais que um estudioso, Dr. Deming foi responsável por dar aplicabilidade a seus conhecimentos e suas teorias no que diz respeito à melhora efetiva da qualidade.

Nasceu em Sioux City, Iowa em 14 de outubro de 1900. Em 1917, Deming entra na universidade de Wyoming em Laramie, formando em 1921 em engenharia elétrica. Obteve título de mestre em 1925 na universidade do Colorado e, em 1928, o doutoramento em Yale, ambos em matemática e física matemática.

Em 1950, convidado pela JUSE, realizou 11 viagens ao Japão, sendo considerado um dos marcos no processo de melhoria da qualidade daquele país. A ele é atribuído mérito de ser o grande divulgador das ideias de qualidade junto aos japoneses e faleceu em 20 de dezembro de 1993.

Algumas das afirmações feitas por Deming:

“O fato é que a teoria estatísticas tem mudado os fatos em quase todas as coisas que o homem faz” (1995).

“Qualidade pode ser a tarefa de qualquer um em uma empresa, mas ninguém pode tomar parte eficientemente em programa para qualidade sem regras para ações, que não sejam baseadas na aplicação de técnicas estatísticas” (1971).

“O proposito aqui é chamar a atenção dos especialistas em leis, trafego, gerenciamento, administração e pesquisa de alguns pontos negligenciados a respeito da maneira na qual os métodos estatísticos são usados em muitas áreas” (1960).

Contribuições para a Gestão da Qualidade

O Sistema do Conhecimento Profundo

A fim de promover a cooperação, Deming defende o Sistema do Conhecimento Profundo. Essa teoria envolve visão e compreensão ampliadas de elementos aparentemente individuais, mas que se interligam formando um sistema maior que é a empresa.

Deming enxergava que os colaboradores possuíam um potencial quase ilimitado se inseridos em um ambiente vantajoso. De acordo com seus estudos, 85% da eficácia de um trabalhador é determinada pelo seu local de trabalho e o restante de 25% representavam suas habilidades. Com base nessa visão, cabe ao gerente:

  • Investir na compreensão da psicologia em grupo e dos indivíduos;
  • Eliminar metas de produção e slogans, que alienam os trabalhadores, criando competição e desunião;
  • Estruturar a empresa como uma grande equipe, dividida em subequipes, alinhando todos a um mesmo objetivo, de forma a eliminar divisões e conflitos desnecessários;
  • Compartilhar o lucro com os trabalhadores enquanto equipe e não como indivíduos;
  • Criar um ambiente que elimine medo, inveja, raiva e vingança do local de trabalho;
  • Desenvolver programas rigorosos de formação e treinamento.

Resultando, assim, na melhor compreensão dos funcionários em suas posições no ambiente de trabalho, enxergando seu valor e sendo estimulados e capacitados para alcançarem um maior desempenho dentro da organização.

        O foco realizado nos estudospor Deming para a Gestão da Qualidade é voltado, principalmente, para a Estatística, destacando os problemas de variabilidade e suas causas. Sendo a variabilidade entendida como a diferença encontrada na medição de vários objetos semelhantes, seja uma produção de grande ou pequena escala, produzidos pelo mesmo processo.

OS 14 PRINCÍPIOS DE DEMING

Os 14 princípios determinados por Deming, constituem os fundamentos e ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, sendo referencia para gestores até os dias atuais.

Esses princípios podem ser aplicados empequenas e grandes organizações, tanto na área industrial de transformação como na de prestação de serviços, podendo ser utilizado em qualquer unidade ou divisão de uma empresa.

1º PRINCÍPIO: CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

Criar constância de propósitos para a melhoria contínua de produtos e serviços aos seus clientes, alocando recursos que visam as necessidades de longo prazo, com lucro visível a fim do negocio se tornar competitivo e manter-se ativo no mercado.

PRINCÍPIO: A NOVA FILOSOFIA

Adoção de uma nova mentalidade despertando nos gestores os desafios e responsabilidades de assumir a liderança em direção à transformação e, principalmente as exigências no controle da produção, redesenhando suas atividades e processos para simplifica-los e torna-los mais eficazes satisfazendo, assim, suas necessidades.

3º PRINCÍPIO: TÉRMINO DA DEPENDÊNCIA NA INSPEÇÃO EM MASSA

Acabar com a dependência de inspeção em massa para atingir a qualidade ideal sendo que a qualidade do produto deve estar em todos os estágios visando, assim, a melhoria do processo produtivo.

4º PRINCÍPIO: TERMINAR COM O CONCEITO DE CONTRATOS PELO MENOR PREÇO

Eliminar a prática de fechar um contrato somente com base no preço, mas sim exigir requisitos de qualidade, junto com o preço. O objetivo desse princípio é de se ter apenas um fornecedor para cada item criando, assim, uma relação de longo prazo de lealdade e confiança.

5º PRINCÍPIO: MELHORAR CADA PROCESSO

Melhoria contínua de todo processo de planejamento, produção e serviço para assim otimizar a qualidade e produtividade reduzindo gradativamente os custos. É necessário conhecer efetivamente as atividades e ações que se planejam tomar, trancando projetos identificáveis e gerenciáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com