TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Diversidade e Multiculturalismo na Escola

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................... 4

A DIVERSIDADE E O MULTICULTURALISMO NAS ESCOLAS............ 5

ANALISE CRÍTICA........................................................................................... 6

DESENHOS SOBRE DIVERSIDADES E MULTICULTURALISMO......... 7

REFERENCIAS ...................................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAL................................................................................. 9

10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos relacionados à diversidade e multiculturalismo, levando em consideração que a escola segundo a Constituição Federal deve retratar a sociedade como ela é, mesmo que seja o lugar do coletivo, é fundamental que haja uma reflexão sobre a escola que queremos, onde a educação seja refletida a partir de cada um, visando o pleno desenvolvimento de todos. Um espaço privilegiado para aprender a resolver conflitos e conviver com a diferença, reconhecendo que cada indivíduo tem necessidades particulares. Segundo uma analise entre as determinações legais que ampara o respeito ás diversidades culturais e as práticas pedagógicas, serão apresentados três passos em que estarão presentes temas referentes ao Projeto Pedagógico Curricular de uma determinada escola envolvendo o respeito aos valores e ás diferenças sociais e escolares.

Passo 1

Nessa tabela iremos abordar os principais aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo observado no projeto pedagógico curricular de uma escola.

Documento: Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) A escola tem o dever de ensinar, tendo como alvo o pleno desenvolvimento do aluno. Todos têm direito da educação infantil ao ensino médio. Deve-se focalizar a diversidade cultural existentes nas escolas, mas elas devem ser um espaço de igualdade, onde todos são preparados para o futuro e que tenham as mesmas capacidades.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Aconselha a respeitar as diferenças, se desenvolvendo com elas e ao mesmo tempo, valorizando a própria identidade cultural e regional. Pretende superar mecanismos de descriminação ou silenciadores da diversidade cultural, em nome de uma sociedade baseada na justiça social.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Os professores de História estão sendo formados para ensinar uma visão multicultural. É um método inteligente de reconhecimento e representação da diversidade culturais existentes nas escolas, e não se podem entender as diversas lutas de grupos que tem suas culturas oprimidas. O multiculturalismo na educação é essencial para que tenhamos crianças, jovens e adultos capazes de ver-nos outros a diferença a ser respeitada.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. A diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, que caracterizam a população brasileira, aponta também, as instituições de educação infantil, o trabalho com a diversidade e o convívio com as diferenças, possibilita a ampliação de perspectiva tanto para o professor quanto também para a criança. Uma elaboração conjunta de ações é que vai estabelecer a diversidade de valores e crenças.

Passo 2

Visto que cada ser humano tem uma forma de pensar e agir, todos no âmbito escolar devem viver em um ambiente de igualdade, onde haja respeito às diferenças. Fizemos uma pesquisa na internet e encontramos uma comemoração escolar voltada para o dia das mães. Dentro disso foi feita uma análise crítica em relação à observância a diversidade e ao multiculturalismo no evento.

Título: Comemoração do dia das Mães

Disponível em: http://www.colegiopositivo.com.br/ConteudoInterno.aspx?i=4113

Acesso em: 09/03/2015

O dia das mães sempre foi destaque e prioridade em comemorações nas escolas. Apesar de parecer ter apenas pontos positivos, algumas pessoas e escolas, acham a comemoração do dia das mães bastantes polêmicas e acreditam que ela deve ser tratada com muita delicadeza. Entretanto ainda observamos nessas festas um conceito extremamente tradicional de família que acompanha a escola desde o século XIX, onde a família é composta por pai, mãe e filhos, e hoje sabemos que nem todas as famílias seguem esse molde, mas como trabalhar essa questão de forma a não criticar o modelo tradicional e prol de novos modelos? E foi justamente essa questão que tentei analisar, mas nas diversas escolas que conheço o modelo tradicional ainda é o utilizado, ou seja, em uma festa do dia das mães não vi, por exemplo, nada que falasse de uma família com dois pais.

O Ministério da Educação-MEC, publicou um documento que proíbe a comemoração do dia dos pais na escola, que diz o seguinte:

" ...a medida é necessária, não só pelo constrangimento que causa aos filhos de mães solteiras, mas também por haver uma nova configuração de família, havendo casos em que a criança pode ter tanto duas mães, como dois pais".

Devido a essas circunstâncias que sempre estão presentes nas escolas, os políticos planejaram criar o Dia da Família, para que todos juntos possam comemorar com grande alegria e sem situações desagradáveis. A comemoração deve privilegiar a família como um todo, mesmo que o dia seja tradicionalmente associado a um membro específico.

Apesar de muitas pessoas não concordarem com essa mudança, principalmente aquelas que se consideram modelo e exemplo de família,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com