TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional “Educação e diversidade e estrutura e organização da escola Brasileira”

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Maria Simões Tuler dos Santos – RA 1799206584

Desafio profissional “Educação e diversidade e estrutura e organização da escola Brasileira”.  

Marilia / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Maria Simões Tuler dos Santos – RA 1799206584

 

Desafio profissional “Educação e diversidade e estrutura e organização da escola Brasileira”.  

 

Desafio Profissional da disciplina: Estrutura e organização da educação Brasileira e educação e Diversidade do Curso de Geografia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Maria Claudia.

Marilia/SP

2015

2 – INTRODUÇÃO
Com o trabalho apresentado seguinte, iremos apresentar diversos temas sobre sexualidade, racismo, família, religião, etc, que a escola tem o dever de passar aos seus alunos.

O trabalho tem o objetivo de mostrar essa igualdade entre os povos e educar as crianças para se tornarem bons cidadãos e assim respeitando tudo e todos.

3- DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).

Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).

A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Segundo a LDB 9394/96, a educação brasileira é dividida em dois níveis: a educação básica e o ensino superior.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais — PCN — são referências para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania. Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais.
A própria comunidade escolar de todo o país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não fazer. São, isso sim, uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.

Enfim, a diversidade é um principio aonde todos os alunos tem o direito de concretizar as aprendizagens fundamentais para o seu desenvolvimento e socialização.

PASSO 2

Ao ler um conteúdo em um jornal estadão, deparei com as mudanças que as escolas terão que enfrentar em suas comemorações que no caso dessa escola aconteceu no dia dos pais.

O que aconteceu nessa escola foi o simples fato de muitas crianças hoje em dia vivendo com tios, irmãos, avós etc.

Com o aumento de numero de doações por solteiros e divorciados, as escolas procuram alternativas para evitar situações constrangedoras, sendo assim muitas das escolas já vem adotando outro nome para as comemorações do dia dos pais, assim adotando o dia da família, pois assim aquela criança que é criada com avó, tio, amigo, irmãos entre outros, poderão trazer sua família a escola sem nenhum constrangimento, assim não ficando triste se algum deles não tiver os pais por perto.

Título: Mudanças nas famílias faz escolas reinventarem dia dos pais

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,mudanca-nas-familias-faz-escolas-reinventarem-dia-dos-pais,220721

Passo 3

     Homossexualidade e homofobia: podemos entender que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de um lado a questão afetiva, de uma rejeição ao homossexual, de outro, a dimensão cultural que destaca a questão cognitiva, onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno, e não o homossexual enquanto individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com