TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: ESTUDO DE CASO INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA

Por:   •  1/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A EAD 1º SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL:

ESTUDO DE CASO INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA

PROFESSOR: RENATO A. DESPÍRITO

                                                     

RAPHAEL DE FREITAS BUENO

RA 9650541294

RIBEIRÃO PRETO/SP

SETEMBRO/2014

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A EAD 1ª SÉRIE

DESAFIO PROFISSIONAL:

ESTUDO DE CASO INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA

Trabalho Desafio Profissional (DP) como requisito parcial para conclusão da matéria de Economia, do curso de Bacharelado em Administração de Empresas sob orientação do Prof. Renato Acácio Despírito.

RIBEIRÃO PRETO/SP

SETEMBRO/2014

Sumário

1.        Introdução        4

2.        O problema        5

3.        Passo 01        6

4.        Passo 02        8

5.        Passo 03        10

6.     Passo 04        14

7.     Passo 05        18

8.     Conclusão.....................................................................................................................................22

  1. Introdução

Objetiva-se com esse trabalho evidenciar a importância do estudo aprofundado do processo de sucessão de seu fundador por seus herdeiros, para isso, será realizado o projeto que abaixo será abordado e desenvolvido.

Empresas familiares de sucesso normalmente começam com visão e empreendedorismo de seus criadores. Em sua grande maioria, são empresas que se desenvolvem através de uma administração empírica, ou seja, através das experiências vívidas na prática por meios de tentativas de ações; elas definem sua visão estratégica no mercado.

A sucessão de seus criadores sempre é vista com certa apreensão por parte de colaboradores, uma vez que quase sempre essa sucessão se dá através de familiares, que por vezes não possuem a mesma visão de negócio do criador.

Esse momento de transição exige uma ampla análise de seus candidatos ao cargo de CEO da empresa, pois a empresa deve continuar a prosperar e gerar lucros, mesmo quando a direção da empresa for passada a outro gestor.

A empresa familiar tradicional sempre se depara com uma problemática inerente à formação, pois esse momento é imprescindível para sua sobrevivência. Além de também estar sujeita às ameaças alheias, como posição do mercado, crises mundiais, concorrência e marketshare.

Historicamente vê-se que empresas que deram continuidade à estratégia do fundador, não são bem sucedidas, pois o sucessor deve ter visão para fazer mudanças estando sempre atento às condições dos fatores externos que não podem ser desprezadas, uma vez que todo esse contexto é relevante para sobrevivência e sucesso da empresa.

O processo de mudança deve ser o mais claro possível entre os filhos, pois geralmente apenas um deles irá tornar-se o CEO da empresa.

Esse estudo será sistemático para analisar qual pessoa tem mais condições de assumir a empresa.

  1. O problema

Dentro da Indústria de Bebidas Pira, o fundador da empresa, João Barroso, está prestes a se aposentar e passar a gestão dos negócios para seus filhos, Paulo e Iran.

Paulo e Iran trabalham já dentro da empresa, contudo nunca tiveram uma formação acadêmica para poder suceder o pai com uma base científica.

Essa mudança gerou expectativas de como será a transição e se a empresa continuará a ter sucesso, mesmo após a saída de João Barroso.

Hoje a Indústria de Bebidas Pira assume uma administração vertical, o que também será estudado, para ver a viabilidade de continuar vertical ou se tornar uma administração horizontal.

  1. Passo 01

Segundo Henry Mintzberg, a formação das pessoas responsáveis pela gerência, reside no desenvolvimento das habilidades; Esse autor vai além, acredita que é através da transmissão de conhecimentos e oferecimento de oportunidades que as pessoas podem se desenvolver e aprimorar suas habilidades gerenciais.

Faz-se necessário, portanto, um estudo de algumas dessas competências e habilidades, que deve ser aplicado para início do estudo de sucessão.

Abaixo a análise:

Competências e Habilidades do Gestor

Conhecimento

PAULO

IRAN

Know How

X

X

Apreender a apreender

X

-

Ampliar conhecimento

X

X

Transmitir conhecimento

-

X

Compartilhar conhecimento

-

-

Habilidade

Aplicar o conhecimento

X

-

Visão global e sistémica

-

X

Trabalho em equipe

X

-

Liderança

-

X

Motivação

X

X

Comunicação

-

-

Julgamento

Avaliar a situação

X

-

Obter dados e informação

-

X

Ter espírito crítico

X

-

Julgar os fatos

X

-

Ponderar com equilíbrio

X

X

Definir Prioridades

X

X

Atitude

Atitude empreendedora

-

X

Inovação

-

X

Agente de mudança

-

X

Assumir riscos

-

X

Auto realização

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com