TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Estudo de Viabilidade

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA MARKETING

POLO: GOIANIA

DESAFIO PROFISSIONAL 3º Semestre

BIANKA VAZ DE ELIAS

GOIANIA, GO

05/2016

DESAFIO PROFISSIONAL 3º Semestre

Trabalho apresentado ao Curso de tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota no Desafio Profissional 2016/1.

Orientador: Samuel Franco

GOIANIA, GO

05/2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1.1        Passo 1: Estudo de Viabilidade        

1.2        Passo 2: Plano        6

1.3        Passo 3: Estratégia Competitiva        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

A confecção Spring Fashion solicitou um estudo de viabilidade econômica pra instalação de uma fábrica no estado de Goiás. O produto a ser comercializado é inovador e atende a uma demanda específica de um grupo econômico de alto poder aquisitivo. Seu público é bastante segmentado no mercado e seu capital pra investimento é próprio, ou seja, não depende do financiamento externo.

Faremos a partir dessas considerações uma ampla análise do mercado em que se insere a empresa bem como avaliar se haverá possibilidades de que ela consiga atender a demanda e necessidades do segmento em que atua. Tais análises se darão em virtude das técnicas qualitativas e quantitativas mais avançadas à disposição dos analistas de mercado.

Essas análises possibilitarão a tomada de decisão dos empresários sobre a conveniência e oportunidade de investir no segmento do vestuário feminino.

DESENVOLVIMENTO

  1. Estudo de Viabilidade

De acordo com Keelling (2002), o estudo de viabilidade é um dos passos mais importantes para o sucesso no desenvolvimento do projeto, e com muita frequência, é negligenciado ou inadequadamente realizado. Cita também que, é em grande parte no estudo de viabilidade, que o administrador financeiro baseará a avaliação de risco do projeto, valor potencial e adequação para investimento ou apoio financeiro.

O presente estudo visa auferir a viabilidade da confecção feminina Spring Fashion no estado de Goiás. Serão avaliados todos os pontos necessários para verificar se o novo empreendimento terá condições de manter-se nos primeiros tempos, determinar os coeficientes de retorno do investimento bem como inferir os parâmetros para a continuidade do negócio.

Woiler e Mathias (2008) afirmam que o projeto de viabilidade é um projeto de estudo e análise, ou seja, é um projeto que procura verificar a viabilidade interna da própria empresa. Quando surge a ideia (ou a oportunidade) de investir, começa o processo de coleta e processamento de informações que, devidamente analisadas, permitirão testar a sua viabilidade, com isso a empresa deve elaborar, quando necessário, mais de um projeto de viabilidade, pois temos etapas diferentes no processo, que vai desde a ideia inicial até à decisão de investir. No entanto, o que se observa às vezes, é que este tipo de projeto não é executado, e quando uma empresa resolve executar determinando investimento, raramente faz a verificação de sua viabilidade de modo formal e explícito.

O mercado de confecção feminina é bastante competitivo já que Goiás é referência nacional no segmento. O mercado é bastante amplo, constituído por inúmeros estabelecimentos. Cerca de 1/3 da produção é comercializada no próprio estado e o restante é vendido nos demais mercados, especialmente nas regiões sul e sudeste do país. O público alvo são mulheres de 18 a 35 anos, das classes a e b. É um mercado consumidor com alto poder aquisitivo e muito exigente no tocante a qualidade dos produtos. A confecção pretende investir r$ 120.000,00 para instalação e compra de maquinários de uma pequena fábrica e r$ 30.000,00 na compra de insumos bem como no treinamento da mão de obra.  A expectativa de retorno do investimento é em torno de 3 anos.

  1. Plano

A empresa deverá se estabelecer no mercado a partir da implantação de uma fábrica na cidade de Goiânia, localização geograficamente estratégica por estar no centro do país e por possuir vantagem tributária competitiva bem como alta especialização da mão de obra no segmento da indústria da confecção. Os investimentos diretos serão feitos a partir de capital próprio dos empresários, fato esse que inicialmente se torna um importante fator pra seu sucesso já que nesse momento de incerteza da economia em que os juros estão extremamente altos e escassos.

a) Produto

A produção consistirá de 10000 peças / mês, diversificadas em função da demanda detectada na pesquisa mercadológica com o público alvo: mulheres entre 18 e 35 anos das classes A e B.

b) justificativa do projeto

        Pretende-se ocupar nicho de mercado no segmento do vestuário feminino atualmente com poucos concorrentes no mercado.

c) público-alvo

        Mulheres entre 18 e 35 anos das classes A e B

d) metodologia

Para a execução desta pesquisa foi utilizada a aplicação de questionários ( survey ) com 150 mulheres pertencentes às classes A e B , entre os dias 15 a 25 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com