TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL GESTAO COMERCIAL

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.438 Palavras (18 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO JUNDIAÍ

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Disciplinas norteadoras:

Matemática

Processos Gerenciais

Direito Empresarial

Tecnologias de Gestão

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Bruno Roberto Spagiari – RA 8347383433

Carlos Olivato – RA 9327791932

Elaine Cristina da Silva Santos – RA 3065186573

Tiago do Carmo Mosca Brigoni – RA 3090204884

Valdecir Faustino Dias – RA 8132387522

Tutora a Distância: Prof.ª Ana Cristina dos Santos Aquino

Tutora Presencial/Orientadora: Prof.ª Daniela Fonseca Cardoso Silva

JUNDIAÍ/SP

2016.2

DESAFIO PROFISSIONAL

2ª SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Comercial da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Prof.ª Daniela Fonseca Cardoso Silva.  Tutor (a) a distância Prof.ª Ana Cristina dos Santos Aquino

JUNDIAÍ/SP

2016/2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        3

ANÁLISE DA PRODUÇÃO        5

CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        6

ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        8

LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17


INTRODUÇÃO

Houve-se falar muito, em como a indústria evoluiu nos últimos anos, principalmente no setor tecnológico. Empresas que não acompanham esse crescimento correm o grande risco de ficarem para traz ou até chegarem ao extremo e ir à falência.

Sendo assim empresas vem se atualizando, procurando cada vez mais mão de obra especializada e capacitando seus colaboradores, para que elas se tornem competitivas no mercado.

Porém além dessa massa crescente que tem sido a tecnologia existem uma grande preocupação com o lado humano, seja como patrimônio da empresa ou com a sociedade em geral.

A todo o momento busca-se produzir mais e melhor, obter mais lucro com menor tempo e manter condições e ambientes adequados atendendo a legislação e para que os colaboradores consigam assim ser mais produtivos.

Uma reestruturação é sempre trabalhosa, exige muito planejamento, disciplina e adequação as novas normas.

Outra grande preocupação é com o meio ambiente, hoje existem normas que as empresas precisam seguir para que atendam os padrões exigidos por lei. O que a torna também, bem vista pelo mercado em geral e pela sociedade.

O destino dos resíduos que a empresa produz na fabricação de baterias é algo preocupante. Por se tratar de produtos altamente prejudiciais ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta, essa é uma questão que será abordada com cautela.

O objetivo deste trabalho é orientar a reestruturação da empresa Energy, que pretendem mudar a forma de administrar e rever os processos hoje utilizados. Fazendo uso de sistemas de gerenciamento, adequação as normas ambientais e leis regulamentadas.

Esperamos com esse desafio, agregar conhecimento e experiências, abordando conteúdos estudados até o momento, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos. Para que assim consigamos elaborar um plano de ação para as melhorias propostas neste trabalho.

PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A teoria das relações humanas é um grupo de teorias administrativas que teve destaque pela quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929. As teorias trazidas por esse novo conceito criaram novas perspectivas para a administração, que visava identificar os sentimentos e as atividades dos trabalhadores e o modo que isso era interligado. Antes do descobrimento dessa teoria o trabalhador era tratado de forma pouco aprofundada e que tem reflexo na teoria da escola clássica.

Com o surgimento dessas novas teorias, o homem era visto como econômico e depois passou a ser percebido com homem social. E a partir dessa mudança que as tomadas de decisão eram realizadas dentro da empresa e passam a levar em consideração os funcionários e suas reais necessidades para o trabalho. Fica bem claro que na teoria das relações humanas é que são compreendidos os aspectos entre efetividade humana e excesso de burocracia pelas organizações naquela época.

Dentre os autores que agregaram referencial teórico à abordagem humana no sentido das relações sociais e psicológicas podem ser citados: Mary Parker Follet, George Elton Mayo, Kurt Lewin, Hebert Alexander Simon, Abraham H. Maslow e Frederick Herzberg.

Desses autores destacados anteriormente, todos consideravam que a Teoria das relações humanas surgiu efetivamente com a experiência de Hawtorne, que revelou a importância do grupo sobre o desempenho do indivíduo e foi o ponto de partida para os estudos sistemáticos para organização informal.

Através das experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista. Para Mayo a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. O comportamento tradicional é visto sob a óptica de um objetivo social positivo. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência de um sentido de ‘’função social’’ do indivíduo.

Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem-estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos; como as negociações coletivas, que na verdade não são cooperações. Quando cada indivíduo possui o senso de função social e responsabilidade, a sociedade torna-se um organismo social sadio, A cooperação, quando é assegurada, integra os objetivos individuais aos coletivos. Os administradores industriais devem organizar essa cooperação, pois os operários apenas cooperam quando aceitam os objetivos da administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (308.6 Kb)   docx (122.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com