TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSSIONAL LOGÍSTICA

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.830 Palavras (12 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR: DAVI PRADO PALHETA ARAKAKI

PASSO FUNDO, 17 DE ABRIL DE 2015.


1 INTRODUÇÃO

        No contexto atual, onde as organizações estão inseridas, a competitividade e a evidência são fatores de permanência no mercado de negócios, pois, se identifica um período de contínuas transformações no ambiente organizacional, que estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das empresas. Sendo assim, compreender este processo de constante transformação é fundamental para as organizações e sua sobrevivência, que poderão com isso evitar fracassos na medida em que as mesmas se adaptarem e se anteciparem a essas mudanças. 

        Existe então a necessidade de as empresas estarem atentas às novas oportunidades que surgem, atualizando e revendo seus conhecimentos e estratégias, pois se inserem em um ambiente cada vez mais competitivo, onde a necessidade de se reciclar constantemente é de extrema importância para manter sua lucratividade.

        Nesse sentido, as empresas precisam saber gerenciar as necessidades e estarem atentas para cada vez mais melhorar seus conhecimentos relativos à administração, gestão, aquisição, produção e processos de distribuição, entendendo que esses processos são fundamentais para visualizar melhorias a serem implantadas na organização, visando sempre produtos de qualidade, no tempo certo e clientes satisfeitos.

        Sendo assim, o desafio profissional acadêmico, poderá demostrar de forma prática, a aprendizagem sobre os assuntos referentes à utilização de técnicas e estratégias para uma melhor qualidade, produtividade e competitividade dentro das empresas; a utilização de ferramentas apropriadas para as estratégias de marketing, logística e finanças, colaborando para o crescimento empresarial e a aplicação das técnicas da logística em busca da melhoria contínua no que diz respeito à aquisição de matérias, produção, armazenamento, controle de estoque e movimentação.

        Tendo como objetivo principal, descrever um plano de melhoria de uma empresa do ramo industrial, tendo em vista os aspectos logísticos correlatos a aquisição, produção, armazenamento e distribuição do produto.

2 SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA

        Este capítulo abordará os dados da empresa estudada, buscando descrever com mais detalhes algumas características da organização.

A empresa Sabores Caseiros atua ramo de refeições coletivas, tem sua sede administrativa própria situada na cidade de Caxias do Sul – RS, está no mercado à vinte anos, e desde então  a Sabores Caseiros cresceu muito. Atualmente conta com um grupo de 92 funcionários ativos e atende quarenta e nove clientes em toda a região da serra. Em média são servidas cerca de 3.500 refeições diárias, e o faturamento mensal gira em torno de R$ 420.000,00 (quatrocentos e vinte mil reais).

A Sabores Caseiros tem como produto principal a preparação de refeições coletivas, atende cozinha administrada, se as refeições forem produzidas diretamente nas dependências de seus clientes; ou, então transportadas, se as refeições forem feitas em uma cozinha central e depois transportada até o cliente.

A empresa estudada ciente deste amplo mercado busca oferecer soluções em alimentação coletiva para micro e pequenas empresas em toda a região da serra gaúcha. O seu foco de atuação são empresas que tenham no mínimo quarenta refeições/dia.

Em Caxias do Sul quinze empresas estão registradas no Sindicato das Empresas de Refeições Coletivas e existem ainda outras empresas que estão registradas em outros estados atuantes nesta região. A concorrência no setor é bastante agressiva, pois, além dos concorrentes diretos tem muitas empresas no anonimato e ainda os restaurantes comerciais.

Alguns dos concorrentes que atuam na cidade de Caxias do Sul são:

  1. Detella Restaurantes Empresariais Ltda;
  2. Restaurante Sica Ltda - Sica Alimentar;
  3. Bella Serra Alimentação e Serviços Ltda;
  4. Express Buffets Empresariais Ltda;
  5. Vinhedos Refeições Coletivas Ltda;
  6. Gran Sapore Br Brasil S/A;
  7. Golden Food Restaurantes;

A concorrência é muito acirrada e leva em consideração diversos fatores, mas o principal deles é o menor preço. Se o preço ofertado for inferior ao praticado normalmente pelas empresas fornecedoras de refeições coletivas, provoca no cliente uma oportunidade de troca de fornecedor dessas refeições. Por isso a concorrência se torna bastante agressiva, o poder de barganha, para garantir um preço atrativo, o bom atendimento, assim como a qualidade dos produtos ofertados também são fatores decisivos na hora da contratação.

Na Sabores Caseiros os fatores que determinam a escolha de um fornecedor são os melhores preços, os prazos de pagamento e a agilidade na entrega, por isso a empresa não possui uma listagem fixa de fornecedores. Existem no mínimo três fornecedores de bens de primeira necessidade e alimentos para processamento como: arroz, feijão, açúcar, óleo, carne, hortifrutigranjeiros e é devido a essa diversidade de fornecedores que a empresa adotou esta política de compras.

Apesar da política de escolha do fornecedor ser definida preferencialmente pelo menor preço em função da preocupação em manter o custo das unidades, existe também um cuidado com a qualidade do produto ofertado, pois a empresa tem como objetivo principal a satisfação do seu cliente e ela depende diretamente da qualidade da matéria prima utilizada na produção das refeições.

As pessoas satisfazem suas necessidades e desejos adquirindo produtos ele é o principal elemento na oferta ao mercado. O produto é, segundo Kotler, (2005, p. 230) algo que pode ser oferecido ao mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo para satisfazer um desejo ou necessidade.

A Sabores Caseiros tem como produto principal o fornecimento de refeições coletivas, oferecendo o cardápio tradicional, pratos light, lanches, empratados, refeições especial e além desse trás um diferencial, proporciona eventos temáticos com cardápio, música e vestimentas típicas em dias preestabelecidos com o cliente. Nos eventos os colaboradores decoram o ambiente com características típicas, elaborando também um cardápio que tenha uma relação com o evento que está exposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (239 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com