TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO TECNOLOGO DE PROCESSOS

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CAXIAS DO SUL - RS

CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

ALINE GRZEBIELUKAS DA COSTA

 RA 2861976451

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR TECNÓLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS (PROINTER I)

RELATÓRIO PARCIAL - QUESTIONÁRIO

TUTOR EaD TIAGO MONTEIRO VELOSO

CAXIAS DO SUL

2015

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo a análise de entrevista realizada com um empreendedor, levantando problemas, situações e aspectos relevantes  do comportamento empreendedor, do desenvolvimento pessoal, sem esquecer das relações de ética na gestão empresarial e pessoal. A análise foi baseada em uma visão crítica e comportamental mediante as situações eficientes, demonstrando a importância do planejamento.

        

QUESTIONÁRIO

Entrevista com um Empreendedor

Nome da Empresa: RODOVIARIO BEDIN LTDA

Endereço: RS 122 km 1,5 Bairro: Pioneiro

Cidade: CAXIAS DO SUL

Estado: RS

Ramo de Atividades: Transporte Rodoviário de Cargas

Produtos e/ou serviços: Transporte Interestadual de Encomendas

Data de Inicio das atividades: 16/06/1950

Entrevistado: PAULO LUIZ BEDIN

1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?

O principal fator foi a obrigatoriedade compulsória da época, de ter que auxiliar a família no pequeno negocia que possuía.

2) Existem outros empreendedores em sua família?

Somos uma família de quatro irmãos, que trabalham juntos no mesmo negocio a mais de 40 anos. Todos tivemos a nossa participação na evolução da empresa e dos negócios.

3) Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?

Nossa iniciação no negocio se deu por influencia e necessidade familiar, onde o verdadeiro empreendedor foi nosso pai. Os estudos no colégio e na universidade corroboraram de forma decisiva, e nos influenciaram positivamente ao engajamento, e na melhora da gestão da empresa. Os resultados nos afeiçoaram a ela. A partir dessa evolução participativa eclodiu a motivação, e com ela a dedicação e o amor pelo que fazíamos.

4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?

Minha formação é em Administração de Empresas pela UCS, e foi verdadeiramente importante, momento em que conseguíamos aplicar nosso conhecimento e aprendizado imediatamente na empresa, num ciclo virtuoso de contentamento e motivação.

5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

O mundo esta muito rápido e exigente existe concorrência pra tudo e em grande escala. Os ganhos de qualquer negocio são simbólicos, e os riscos muito grandes e eminentes. O governo, nosso maior sócio em nada ajuda e nos cobra impiedosamente. A inovação, atualização e aquisição de nossos conhecimentos são constantes e indispensáveis, a sobrevivência.

Ou seja, com raras exceções, esta sacrificante.

6) Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?

Um bom projeto que inove atividades importantes da necessidade humana, especialmente tecnológica pode ser a catapulta do profissional. Dedicação impar será essencial.

7) De que forma na teoria e na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento?

O sucesso de qualquer empreendimento passa pelas pessoas que nele trabalham, e são elas que fazem a diferença do nosso produto/serviço, ao traduzirem sua contribuição positiva, que precisa ter em seu bojo, ética, alinhamento pessoal com o projeto e boas relações interpessoais; indispensáveis fatores sinérgicos.

8) Como você encontrou a oportunidade de empreender?

No meu caso, esta oportunidade foi encontrada pelo meu pai, comprei a ideia dele, acreditei segui naquele caminho buscando alternativas melhores, dentro do próprio ramo de negócios que ele abriu.

9) Como você avaliou esta oportunidade?

No primeiro momento não me foi agradável, pois me foi imposta, mas com o passar do tempo, os resultados conseguidos, me abriram os olhos para evidenciar a oportunidade única que se apresentava. O nível de satisfação e motivação fizeram o meu engajamento voluntário.

10) Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.

Não tinha um plano de negócios. Imaginava me tornar um engenheiro mecânico e trabalhar no ramo automotivo, projetando peças e produtos. A ocasião me tornou empreendedor, alterando drasticamente meu então plano para o futuro.

11) Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?

Não tive experiências anteriores, e meu primeiro trabalho foi justamente na atividade do negócio de meu pai. Toda esta experiência de trabalhar nos setores básicos daquele negócio, me deram sustentação e conhecimento, para comanda-lo.

12) Quais são suas forças e fraquezas?

Tenho por habito ser uma pessoa positiva, que acredita sempre no melhor, voltado para o futuro, vislumbrando o crescimento nos negócios, e sempre inovar.

Dificuldade para traduzir e exercer um não no amplo sentido,  talvez seja a minha maior fraqueza.

13) Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio?

Por herdarmos um negocio de família, herdamos também sócios que são três irmãos. Nosso negócio só prosperou porque formamos um belo time, onde cada um assumiu seu posto de acordo com as habilidades. Assim, ainda hoje estamos um no financeiro, um no administrativo, um no operacional, e outro no comercial. A mais de 40 anos trabalhamos juntos. .Esta talvez tenha sido a nossa fórmula da sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (110.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com