TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA GESTÃO EM EMPRESA FAMILIAR, NO ATUAL CENÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO, CONSIDERANDO A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A PRODUTIVIDADE

Por:   •  5/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIOS DA GESTÃO EM EMPRESA FAMILIAR, NO ATUAL CENÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO, CONSIDERANDO A TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS A PRODUTIVIDADE

Cristhiano Santiago de Oliveira José Luiz Guimarães Castro Kleberson Silva Santos

Regina Reis Silva Sayonara Vilela da Silva

Tutora: Cleilza de Sales Santos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Recursos Humanos (RHU0649) – Seminário Interdisciplinar II 14/06/2019

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo abordar aspectos teóricos que orientam o estudo sobre o processo de gestão na empresa familiar além de mostrar conceitos que ajudam a empresa a entender o quanto é relevante este processo de gestão e como vai colaborar no desenvolvimento de sua atuação no mercado. Para alcançar os objetivos da pesquisa, utilizamos da metodologia de pesquisa bibliográfica, através do uso de bibliografias, publicações e análise de documentos. No escopo do paper, em sua abordagem conceitual foi descrito o conceito de Gestão Empresarial, seu processo a ser aplicado; conceito de Liderança na Gestão Empresaria bem como sua influência na liderança e na gestão.

Portanto, que tratar a gestão da empresa familiar como uma ferramenta eficiente e eficaz, além de trazer à empresa valores, pode agregar um grau de competitividade no mercado em que atua, pois uma gestão bem planejada não deixa os erros aparecerem e assim aumenta sua taxa de sobrevivência.

Palavras Chave: Gestão; Empresa Familiar; Liderança; Desafio.

  1. INTRODUÇÃO

As empresas geralmente são fundadas pelo patriarca, com o objetivo de atender à necessidade financeira da família, essas empresas representam uma boa parte dos negócios no Brasil e uma porcentagem um pouco menor no mundo dados desde companhias bem sucedidas e reconhecidas mundialmente, como a Wal-Mart e a Ford, que também começaram assim. “As empresas familiares são a forma predominante em todo mundo. Os EUA possuem cerca de 12 milhões de empresas, 90% geridas por famílias. No Brasil, estima-se que representem cerca de 90% das empresas formais (cerca de cinco milhões). (LEMES, 2010, p.98) Esse número é maior, se considerarmos as empresas

informais (mais de 10 milhões)”. (LEMES, 2010, p.55). Portanto podemos observar que uma empresa familiar é uma organização que tem como peculiaridade principal os próprios membros da família realizarem a gestão, participando também das atividades operacionais. De acordo com o site Empresas Familiares (2010), "são empresas familiares aquelas em que uma família detém o controle, em termos de nomear a gestão, e alguns dos seus membros participam e trabalham na empresa". A presença de familiares na organização pode ser vista como estratégia para redução de gastos, pois o fundador entende que o membro da família não vai exigir o rigor da lei no que se refere a salários, horário, entre outros pontos, como mostra o site do SEBRAE (2016): • Estrutura administrativa e operacional "enxuta"; • Grupo interessado e unido em torno do fundador; • Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua; • Continuidade e integridade de diretrizes administrativas e de focos de atenção da empresa. Se para efetuar a gestão em uma empresa necessita de um planejamento estratégico eficiente e eficaz, na empresa familiar o planejamento deve ser realizado de maneira redobrada, pois a gestão vai seguir uma linha diferente da tradicional, ajudando o empreendedor a entender a diferença da relação familiar e a relação empresarial e assim tomar as melhores decisões. Neste artigo foram abordados conceitos como: conceito de gestão empresarial, seu processo a ser aplicado; a liderança na gestão empresarial.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  1. Gestão Empresarial

Gestão pode ser marcada como administração de negócio que é realizada por intermédio de planejamento estratégico efetivo, assim se mantém no mercado como empresa ativa e participativa.

Do latim gestio, refere-se á ação e ajeito de gerir. Assim, toda gestão envolve um conjunto de determinados pontos que são levados a um ponto para resolver assuntos direcionados a empresa.

“Gestão empresarial é o conjunto de ações e estratégias aplicadas em um negócio, utilizando de seus recursos financeiros, estruturais e humanos. O sistema de uma organização organizada é elaborado a partir de diferentes partes que compõem, sempre com foco em crescimento e alcance de resultados maiores e melhores”. (MARQUES, 2015, p.53)

Assim, os gestores tem que entender que gestão é de relevância para o crescimento do negócio, assim, atinge objetivos máximos.

O que leva a crer que a liderança é nada mais que uma arte de comandar pessoas, atrair seguidores e influenciadora de forma positiva no comportamento e mentalidade.

“Liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem fazer. O líder exerce influência sobre as pessoas, conduzindo suas percepções de objetivos em direção a seus objetivos. (CHIAVENATO, 2000, P 315)

Portanto, a liderança só será positiva se a organização for bem definida. Logo, líder deve ter capacidade de conduzir uma equipe.

“Um bom líder consegue enfatizar as pessoas no sentimento que elas estão no caminho certo e no centro certo. O sentido do trabalho para o sucesso da organização faz om que os seguidores consigam entender que um bom líder consiga relacionar e tratar os elementos mais necessários para chegar a uma determinada confiança”. (CHIAVENATO, 2000, p.218)

São empresas propriedades ou patrimônio familiar, o controle desse empreendimento fica as mãos de uma família total ou parcial como empresa, é levado em conta a gestão pelos membros, seja na execução direta ou somente no controle de uma equipe técnica.

“A empresa familiar é marcada por ser controlada por sócios, estes pertencentes a uma ou mais famílias, ou seja, este tipo de controle societário da organização pertence aos seus fundadores ou seus descendentes.” (PASSOS, 2006, p.108)

Segundo GERSICK et al (2006, p.2) artigos fazem suposições sobre o número de empresas controladas por famílias, mas, mesmo quando as expectativas são bem conservadoras, a proporção delas está entre 65 e 80 % do total. Além disso, também, muitas delas estão entre as maiores e mais bem sucedidas empresas mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com