TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA GESTÃO EM EMPRESAS FAMILIARES

Por:   •  2/9/2020  •  Dissertação  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO

ALESSANDRA CAMPELO LOPES

OS DESAFIOS DA GESTÃO EM EMPRESAS FAMILIARES.

        

                MARABÁ

2020

ALESSANDRA CAMPELO LOPES

OS DESAFIOS DA GESTÃO EM EMPRESAS FAMILIARES.

Relatório apresentado com o objetivo de obtenção de nota na disciplina de Prática Profissional 1 (TCC) do curso de Administração da Faculdade Carajás.

Prof. Esp. Monic Viana

MARABÁ

2020

Como avaliar e refletir sobre os desafios da gestão em empresas familiares, considerando as dificuldades e resistência deste ambiente?

Historicamente, as organizações eram lideradas por membros de uma mesma família, que passavam esta liderança de geração em geração entre seus herdeiros e parentes, nos mais diversos segmentos. Essas empresas fortaleciam a economia e geravam empregos e eram resultantes tanto de famílias brasileiras como de imigrantes. O fato é que, quanto mais sucessões aconteciam, mais essas empresas se enfraqueciam e poucas delas resistiam à estas transições e aos conflitos por elas causadas, outro fato é que as gerações mais próximas mantinham um vínculo sentimental muito forte em relação aos fundadores das empresas, algo que ia se perdendo, fazendo com que cada geração buscasse por novos direcionamentos.

Esta relação de empresa/família tem dois lados controversos, onde vemos muitas organizações extremamente bem sucedidas’ mas em contrapartida temos um ambiente muito vulnerável mas que pode também ser equilibrado com a contratação de pessoas de fora da família.

Liderar empresas assim requer inovação constante, autoconfiança e credibilidade mantendo a boa relação no núcleo familiar, mantendo uma boa estrutura de equipe onde discursões para tomadas de decisões não gerem conflitos que fujam do controle e sempre com levando em consideração a relação de líder e subordinados para o alcance de metas estabelecidas, de forma democrática e com bom senso entre todas as partes, sem esquecer as necessidades de cada membro da equipe.

Método de pesquisa

Para este tipo de estudo podemos utilizar o método de pesquisa qualitativa de nível exploratório, utilizando informações anteriormente estudadas a respeito desta temática, onde se busca melhorias efetivas a respeito de um plano para então se buscar uma intervenção, já que de forma quantitativa os dados matemáticos ou estatísticos poderiam não ter tanta relevância. Na pesquisa exploratória, pontuamos os elementos consideráveis da situação, flexibilizando todas as possibilidades para então podermos observar os mais diferentes aspectos de uma situação problema.

Na pesquisa bibliográfica podemos levar em consideração todas as bibliografias publicadas a respeito deste tema, podem ser publicações em revistas, livros, monografias, teses e até mesmo filmes.

Pesquisas documentais analisam materiais que ainda não foram esmiuçados ou que podem ainda ser reformulados de acordo com os objetivos da pesquisa, podem ser cartas, contratos, relatórios de pesquisa, etc...

 

Desdobramento da pesquisa e apreciação do resultado.

Aqui pontuamos as adversidades encontradas na gestão das empresas familiares e de que forma podemos conduzir as situações de acordo com as dificuldades e resistências deste ambiente, pois a gestão aqui é muito delicada e envolve questões afetivas e administrativas o que demanda muito cuidado na capacidade de gerenciar conflito dos líderes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com