TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os desafios do administrador rumo á sustentabilidade empresarial

Por:   •  8/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 15

Os desafios do Administrador rumo á Sustentabilidade empresarial.

Ana Luísa Ferreira¹

Bruna Aparecida da Silva Miranda

Dayse Pereira dos Santos de Assiz

Gisele de Souza Lima

Leonara Dias dos Anjos Torres

Michele Aparecida Machado

Nubia Magela

Sidineia Silva de Amorim

Warley Martins da Fonseca

Wagner Cardoso Silva²


                                                     RESUMO

 

O mercado é competitivo e os clientes cada vez mais exigentes, e isso faz com que as organizações busquem algo novo, criativo e principalmente sustentável. Desta forma as empresas tem buscado adotar atitudes éticas e práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade, além de ter capacidade de mudar de forma positiva sua imagem junto aos consumidores que cada vez mais os tem buscar produtos e serviços sustentáveis. O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do projeto de reuso da água, uma vez que, o mesmo tem demonstrado amenizar os impactos ambientais causados pelo desperdício e pelo descarte inadequado de resíduos químicos em lava-jatos. A implantação do projeto é um método vantajoso, ele reduz custos e não precisa utilizar agua potável que hoje se encontra cada vez mais escassa. A utilização de práticas sustentáveis é avanço para o sucesso organizacional e social, além de diminuir gastos e assim maximizar resultados.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade. Retorno Financeiro. Gestão de Projetos.

______________________________________________________________________

Alunos do 5º período do curso de Administração da Faculdade Promove de Sete Lagoas, campus I,

²Professor Orientador do Projeto Integrador Multidisciplinar –PIM – do 5º período do curso de Bacharel em Administração de Empresas, Faculdade Promove de Sete Lagoas

                               

INTRODUÇÃO

A sustentabilidade tem por objetivo suprir as necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Tendo em vista a definição anterior o presente artigo tem como objetivo apresentar a uma determinada organização um projeto no qual seja eficiente do cenário atual.

Na última década do século a preocupação e a alerta dos ambientalistas e cientistas têm sido frequentes no que se diz respeito à falta de água. E no presente momento vive-se uma grande crise ambiental que está relacionada à falta de chuvas que traz como consequência a escassez de recursos hídricos. A partir desse problema temos como  objetivo desenvolver um projeto sustentável que evite o desperdício e possibilite o reaproveitamento deste bem tão precioso que é a água.  

Sustentabilidade descreve-se a capacidade do ser humano em interagir com o mundo, preservando o meio ambiente sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras, ou seja, não pode extrair mais recursos naturais do que a natureza é capaz de restituir e também descartar mais resíduos do que a natureza é capaz de absorver.

A palavra sustentabilidade remete ao ato de sustentar, defender, cuidar, ou seja, a habilidade de suportar um processo ou um sistema garantido a sua permanência. A sustentabilidade leva em conta, sobretudo, três aspectos: ambiental, social e econômico. Juntos, estes conceitos formam o tripé da sustentabilidade.

Conceitos como consumo consciente, utilização de fontes renováveis, reciclagem, compartilhamento de valores, inovações voltadas para a base da pirâmide, produtos com vantagens energéticas, soluções que diminuem perdas e desperdícios nunca estiveram tão em alta. Por isso, os produtos que levam em conta estas tendências são tão valorizados.

O estudo irá verificar os impactos da utilização de água nas empresas de lavação de automóveis ao meio ambiente, uma vez que a atividade irresponsável consome grande quantidade desnecessária de água e se o projeto implantado condiz com a conscientização diante desse novo cenário que exige um consumo responsável devido à escassez desse recurso. E por fim se o mesmo teve maximização nos resultados financeiros da empresa.

Neste sentido este estudo investigará o seguinte problema: Como criar e implementar um  projeto de sustentabilidade que agrega resultados positivos para a organização?

O artigo terá como objetivo geral investigar a criação e implementação um projeto de sustentabilidade que agrega resultados positivos para a organização.

E como objetivos específicos: 1) Conceituar, caracterizar, exemplificar sustentabilidade. 2) Ampliar as diversas práticas de desenvolvimento sustentável através de processos  que incrementem e resgatam o meio ambiente.3) Sugerir um meio ambiente onde a sustentabilidade seja eficiente na organização. 4) Promover um projeto auto sustentável para melhor desenvolvimento da mesma.                                    

Conceitos

Diniz da Silva (2009) explica que o interesse por sustentabilidade se originou durante a década de 1980, a partir da conscientização dos países em encontrar formas de impulsionar o crescimento sem destruir o meio ambiente, nem abater o bem-estar das futuras gerações. Desde então, o termo se transformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no nos negócios, onde permanece a ideia de geração de lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com que mantém interações.

 Segundo Moura (2002), as diversas definições, enfoques e visões de sustentabilidade apresentam contradições e ambiguidades, às vezes, irreconciliáveis, principalmente no que se refere à questão do desenvolvimento sustentável. A semântica da palavra é empregada no sentido de progresso e há tensão entre crescimento econômico ilimitado e a limitação dos recursos ambientais. Existem duas correntes com enfoques distintos, economia verde e a ecosocial e pessimista.

 

De acordo com (Ferreira, 2005), o termo sustentabilidade remete ao vocábulo sustentar no qual a dimensão longo prazo se encontra incorporada. Há necessidade de encontrar mecanismos de interação nas sociedades humanas que ocorram em relação harmoniosa com a natureza. “Numa sociedade sustentável, o progresso é medido pela qualidade de vida (saúde, longevidade, maturidade psicológica, educação, ambiente limpo, espírito comunitário e lazer criativo) ao invés de puro consumo material”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (326 Kb)   docx (531.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com