TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual O Papel Do Administrador público Frente Aos Novos Paradigmas E Desafios Da Modernidade E Como As Teorias Da Administração Podem Contribuir Para Que O Administrador público Possa Melhorar A Efetividade Das Instituições públicas?

Monografias: Qual O Papel Do Administrador público Frente Aos Novos Paradigmas E Desafios Da Modernidade E Como As Teorias Da Administração Podem Contribuir Para Que O Administrador público Possa Melhorar A Efetividade Das Instituições públicas?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  1.791 Visualizações

Página 1 de 3

O administrador público tem pela frente um amplo campo a ser trabalhado. Entendemos que as funções a serem desempenhadas pelo administrador como planejamento, organização, liderança e controle das atividades organizacionais devem estar na mente daquele que almeja ser um profissional atuante na área.

Na área pública nos deparamos com as decisões quase sempre sendo tomadas no nível estratégico da administração, isto é, na área municipal, o Senhor Prefeito e seu grupo político, que nem sempre estão acompanhados de técnicos para orientá-los, por esse motivo, muitas decisões por vezes não podem ser executadas. O nível tático, que seriam os seus Secretários e o nível Operacional que são os funcionários e cargos comissionados, que colocam em prática os objetivos e planos específicos da administração que é servir ao munícipe naquilo que ele anseia.

O administrador público se enquadra no nível tático e deve procurar analisar os ambientes internos e externos através de pesquisas, sondagens de fornecedores, clientes ou munícipes, mensuração dos objetivos e ações, fazer um diagnóstico dos problemas, buscar constantes informações, conhecimentos e aprendizagens, por fim inovar.

Para isso o profissional deve possuir habilidades, são elas habilidades conceituais (habilidades mentais para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes e tomar decisões), habilidades técnicas (são aquelas desenvolvidas em um campo específico) e habilidades de relações humanas (são as que precisamos para criar e manter rede de contato, liderar, motivar e fazermos a comunicação com os setores afins de nossa relação). Segundo Penteado (1992) todos podem ser líderes, pois ele não nasce pronto, essas habilidades devem ser desenvolvidas através de aprendizado sistemático e também com profissionais antigos e com mais experiência dentro da empresa, basta termos humildade para reconhecermos a necessidade de estarmos sempre aprendendo e entendendo que precisamos administrar junto com as pessoas!

A base da organização pública é o planejamento, ele é a ferramenta que nos ajuda a analisar o ambiente interno e externo para coletar dados e os transformar em informações, sobre as quais serão definidos os planos de ação.

Atualmente as ferramentas da administração pública no que tange ao planejamento são: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

No Plano Plurianual serão traçados objetivos para serem realizados em quatro anos de governo, isto é, o planejamento para serem desenvolvidos por três anos do governo atual e um ano do governo de seu sucessor. Neste Plano são colocados as promessas de campanha, os objetivos de seus Secretários e também os anseios da sociedade.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e as empresas públicas e autarquias.

E a Lei Orçamentária Anual (LOA) elaborada pelo Poder Executivo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

Com todos esses instrumentos, a Constituição Federal/88 a Lei 4.320/64 e mais a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com