TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PRÁTICA

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PRÁTICA        

2.1 APRESENTAÇÃO DA ENTIDADE _        

2.1.1 Modelo de Gestão        5

2.1.1.1 Politicas de Gestão de Pessoa – Plano de Carreira        5

2.1.1.1.1 Práticas de Gestão de Pessoas – Pontos Positivo e Negativos        6

3 O ESTADO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE POLITICA MACROECONÔMICA        7

4 PRÁTICAS E ETICAS NOS SETORE PÚBLICOS – GESTORES E FUNCIONARIOS        8

5 CONCLUÇÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS        10



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos um breve diagnostico organizacional em uma entidade da administração pública a prefeitura municipal de Porto Acre, favorecendo a integração entre os aspectos práticos e teóricos, embasando a importância que segue a relação à entidade e administração públicas.

Veremos o modelo de gestão predominado nesta entidade, plano de carreiras e cargos de chamado confiança (provisórios), as politicas e pratica a operacionalidade dos recursos econômicos, o papel do Governo no desenvolvimento econômico à contribuição dos setores e os pontos negativos e positivos desta administração. Os valores éticos que norteiam as práticas, dos gestores administradores e funcionários.

As ações e atividades oferecidas à sociedade, contribuições e burocracia pelo sistema, falta de praticidade nos atendimentos e a estruturas de controle interno e externo, sobre tudo a importância deste tema, sua relevância e aplicabilidade para a formação acadêmica e profissional da gestão pública. Informamos que a forma de coleta das informações para realização deste trabalho foi através de entrevistas verbais com representantes dos setores e pesquisas na própria entidade em questão, atribuindo também a fontes disponibilizada, descritas na referencia bibliográfica.


  1. DESENVOLVIMENTO

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA PRÁTICA

 O objetivo deste trabalho é descrever um breve resumo da estrutura administrativa da entidade pública, neste caso a Prefeitura Municipal de Porto Acre, para identificar o modelo de gestão e identificar os resultados positivos e negativos alcançados pela instituição e as políticas praticadas incluindo a gestão de pessoas. Estudando então a contribuição desta pesquisa para a importância deste tema para a formação acadêmica e profissional da gestão pública.

[...] a comparação do desempenho municipal com padrões predefinidos compara as medições de desempenho do município e da prefeitura com duas marcas de desempenho estabelecidas: objetivos municipais e padrões municipais. Os objetivos municipais são simplesmente as relações entre os componentes das diretrizes municipais. Os padrões municipais são desenvolvidos para refletir os objetivos do município e da prefeitura, constituindo marcos que indicam níveis aceitáveis de desempenho do município e da prefeitura. Rezende (2005).

  1. Apresentação da entidade

A Prefeitura Municipal de Porto Acre é situada na rodovia AC 10 km 57, composta por nove secretarias, Gabinete do Prefeito e Comunicação Social, Gabinete do Vice Prefeito e uma Assessoria Jurídica sendo elas:

  • Secretaria de Administração - SEMA;
  • Secretaria de finanças;
  • Secretaria de ação e assistência Social - SEMAS;
  • Secretaria de Educação e Cultura - SEMEC;
  • Secretaria de Saúde e Saneamento Básico;
  • Secretaria da Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo;
  • Secretaria de infraestrutura - SEMFEST;
  • Secretaria de Agricultura - SEMAG;
  • Secretaria de Planejamento, Esporte e Laser;
  • Gabinete do Prefeito e Comunicação Social;
  • Gabinete do Vice Prefeito;
  • Assessoria Jurídica.

Cada secretaria dispõe de um secretário, diretores administrativos, coordenadores dos programas, chefias de gabinetes e pessoal de apoio para serviços diversos.

  1. Modelo de Gestão Pública

 O modelo de gestão da Prefeitura orienta a administração municipal, definindo a forma como as ações serão colocadas em prática nas suas diversas etapas, desde o planejamento, execução e acompanhamento de projetos até a prestação de contas. As principais ações da administração são dirigidas pelo Planejamento Estratégico, formado de uma série de reuniões com o prefeito, secretários, diretores e coordenadores dos setores da Prefeitura. O objetivo é melhorar os atendimentos para uma gestão pública eficiente e capaz de oferecer serviços públicos com qualidade. Mas nem sempre este objetivo é alcançado, por conta de muita burocracia, o modelo de gestão predominante observado na Prefeitura Municipal de Porto Acre é o burocrático; caracterizado pelo formalismo, impessoalidade e hierarquia com ações pautadas na legislação vigente e acompanhadas de estruturas de controle interno e externo, visando à eficiência e a moralidade no serviço público. Outra ação que tem por objetivo compartilhar a responsabilidade da gestão da cidade com os seus cidadãos são os conselhos de políticas públicas, os conselhos locais de saúde, assistência social e de escola, mais que nem sempre alcançam vitorias por falta de apoio tanto da entidade governamental como civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com