TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA CONTEMPORANEIDADE E AÇÕES DE PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO

Por:   •  5/4/2016  •  Seminário  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE MARTHA FALCÃO | DEVRY BRASIL

ADMINISTRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA CONTEMPORANEIDADE E AÇÕES DE PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO

Manaus/AM

2016



Alunos:

1.

2.

3.

4.

5.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA CONTEMPORANEIDADE E AÇÕES DE PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO

                                                              ESTE TRABALHO FOI SOLICITADO

PELO PROFESOR Fulano de tal,

DA DISCIPLINA DE ECONOMIA CON-

TEMPORANEA PARA OBTENÇÃO DE

                                                                 NOTAS REFERENTE A 1ª NP.

                             

Manaus/AM

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO        

2.1 EDUCAÇÃO        

2.2 SAÚDE        

2.3 RENDA PER CAPITA        

3 PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO        

3.1 PIB DO BRASIL        

3.2 COMO O PIB É CALCULADO?        

3.3 QUAL A DIFERENÇA ENTRE PIB NOMINAL E PIB REAL?        

3.4 O QUE É O PIB PER CAPITA?        

3.5 PIB 2015        

4 FATORES QUE INFLUENCIAM O PIB        

CONCLUSÃO        

BIBLIOGRAFIA        


1 INTRODUÇÃO

A partir da Revolução Industrial e ascensão do capitalismo é que podemos perceber e observar as possibilidades de estudo de conceitos e problemas econômicos, levantar questões e tratar de matérias de desenvolvimento e crescimento.

Podemos definir crescimento econômico como o aumento da capacidade produtiva da economia (produção de bens e serviços). É definido basicamente pelo índice de crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB). O crescimento de uma economia é indicado também pelo crescimento da força de trabalho, pela receita nacional poupada e investida e pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico.        

Já o desenvolvimento econômico, podemos conceituá-lo como sendo o crescimento econômico (aumento do PIB), acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população e por alterações profundas na estrutura econômica.        

Como se pode ver, o conceito de desenvolvimento é mais qualitativo, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda.

O desenvolvimento de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais. Uma alternativa é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que foi um importante avanço na avaliação do desenvolvimento econômico, assim como taxa de desemprego, analfabetismo, qualidade de vida. A Organização das Nações Unidas (ONU) usa os seguintes indicadores para classificar os países, segundo o grau de desenvolvimento: índice de mortalidade infantil esperança de vida média, nível de industrialização, grau de dependência externa, potencial científico e tecnológico, grau de alfabetização, instrução e condições sanitárias.

Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento é fundamental observarmos ao longo do tempo a existência de: 1º crescimento do bem-estar econômico medida por indicadores, como, por exemplo: Produto Interno Bruto; 2º diminuição nos níveis de pobreza, desemprego e desigualdades; 3º elevação das condições de saúde, nutrição, educação, moradia, etc.

De maneira geral, as mudanças que caracterizam o desenvolvimento econômico de uma cidade, região ou país, consistem no aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração de mão-de-obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários e menor dependência de auxílio externo.

2 IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

O IDH é um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população, foi criado com o objetivo de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, o IDH não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver". Democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros dos muitos aspectos do desenvolvimento humano que não são contemplados no IDH. O IDH tem o grande mérito de sintetizar a compreensão do tema e ampliar e fomentar o debate.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com